domingo, 8 de setembro de 2013

A despedida de um homem de bem

No último dia 6 despedimo-nos de uma pessoa extraordinária, Euclides Alves de Araújo, que regressou à pátria espiritual depois de 92 anos de uma profícua existência. Sua desencarnação ocorreu na cidade de Londrina.
Mineiro de Muzambinho, Euclides (foto) veio ao mundo no dia 29 de novembro de 1920, na fazenda Barra de São Domingos, situada a 11 quilômetros da sede do município.
De Minas, onde trabalhou por cerca de 10 anos na atividade de oficial de farmácia, ele veio para o Paraná, aqui exercendo por 45 anos a mesma profissão, desenvolvida em sua maior parte na cidade de Londrina, onde continuou a residir mesmo após aposentar-se.
Falar de suas atividades no campo espírita exigiria um espaço superior ao deste editorial. Faremos, pois, aqui, tão somente um singelo registro.
Fundador e presidente do Posto de Socorro Dr. Bezerra de Menezes, ex-conselheiro por diversas gestões do Centro Espírita Nosso Lar e cofundador da SEPS – Sociedade Espírita de Promoção Social e da Comunhão Espírita Cristã de Londrina, Euclides vinculou-se mais diretamente nos últimos anos de sua existência ao Centro Espírita Amor e Caridade, situado no Jardim Califórnia.
Em 2003, o estimado amigo pôde realizar um antigo sonho: a publicação do seu livro “Dinâmica da Evolução” (capa ao lado), cujos direitos foram por ele cedidos gratuitamente à Comunhão Espírita Cristã de Londrina.
O livro retrata muito bem o coração daquele que o escreveu.
Havendo conhecido o Espiritismo em 1954, quando contava 33 anos de idade, Euclides não se permitiu estacionar, como costuma acontecer com muitos, na prática da mediunidade exclusiva.
Conquanto tenha feito da mediunidade um campo de auxílio para muitos, criando em sua própria casa, com sua esposa Jacyra, um posto de socorro espiritual, entregou-se, paralelamente, ao estudo profundo da Doutrina que abraçou, leitor voraz que sempre foi, a ponto de formar uma biblioteca pessoal de aproximadamente 950 obras.
A origem do seu livro nos leva ao remoto ano de 1963, quando Euclides leu um artigo publicado pela revista Reader’s Digest que narrava a história de um julgamento ocorrido nos Estados Unidos, no qual um professor fora questionado por ensinar aos seus alunos a teoria evolucionista de Darwin.
Sensibilizado com o caso, transformou-o em palestra, que proferiu em inúmeras Casas espíritas da região. Anos depois, estimulado por amigos, resolveu transformá-la em livro. Foi assim que nasceu o livro “Dinâmica da Evolução”, no qual discorre sobre inúmeros conceitos apresentados pelo Codificador do Espiritismo, com a dedicação, o equilíbrio e o entusiasmo que o caracterizavam.
Perguntaram certa vez a Emmanuel se a alma humana pode elevar-se para Deus tão somente com o progresso moral, sem os valores intelectivos?
O amorável mentor espiritual de Chico Xavier então respondeu:
“O sentimento e a sabedoria são as duas asas com que a alma se elevará para a perfeição infinita. No círculo acanhado do orbe terrestre, ambos são classificados como adiantamento moral e adiantamento intelectual, mas, como estamos examinando os valores propriamente do mundo, em particular, devemos reconhecer que ambos são imprescindíveis ao progresso, sendo justo, porém, considerar a superioridade do primeiro sobre o segundo, porquanto a parte intelectual sem a moral pode oferecer numerosas perspectivas de queda, na repetição das experiências, enquanto que o avanço moral jamais será excessivo, representando o núcleo mais importante das energias evolutivas.” (O Consolador, questão 204.)
Pois bem. Nosso amigo Euclides Alves de Araújo, que se despediu de nós anteontem, constituiu um exemplo de alguém que reuniu as duas qualidades mencionadas por Emmanuel, porquanto não foi apenas um homem sábio, mas também uma criatura generosa e amorosa, que soube espalhar o bem por todos os lugares onde andou e que, por isso mesmo, deixa a todos nós, amigos e familiares, uma imensa saudade.

O texto acima será publicado também na edição 329 da revista “O Consolador” – www.oconsolador.com



Um comentário:

  1. Sr Euclides e sua esposa (que também é sua prima), Dona Jacyra, são primos de meu avô materno. Pena que mamãe não se recorda mais deles. Sempre que vinhamos para Londrina, quando morávamos em Bela Vista do Paraíso, mamãe dava um jeitinho em visitá-los, mesmo que fosse "um pulinho" até sua farmácia na Rua Quintino Bocaiuva. Nossa, me lembro de muitas destas visitas, inclusive com nossos parentes de MG, em seu endereço na Rua Argentina, aqui em Londrina.
    Meu querido Sr Euclides, sei que fez esta passagem da vida do corpo para a verdadeira vida, que é a espiritual, de modo tranquilo, sereno, feliz e CONSCIENTE. Esteja com Deus e Jesus, e, ao teu lado, todos os teus entes queridos.
    Obrigada pelas preces feitas, pelas vibrações positivas, quando lhe falei do suicídio de meu eterno e amado filho Régis, pedindo-lhe que nos dias do teu Evangelho no Lar orasse por ele.
    Beijos, sei que está bem.
    Até nosso reencontro.
    Maria Aparecida.

    ResponderExcluir