terça-feira, 29 de novembro de 2016

Contos e crônicas



Ainda mais enquanto estamos a caminho

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Certos momentos, a sensibilidade torna-se mais presente devido a ocorrências conosco ou com pessoas próximas, aliás, ocorrências que muito nos emocionam e, por alguns minutos, nos fazem desejar a realização de atitudes importantes de fato como, por exemplo, o amor pelas pessoas, se não ainda todas, mas pelo menos pelas que compartilham de nossa vida de forma mais direta; o carinho pelos braços que nos embalaram e nos amparam até hoje; o respeito pela voz que, mesmo mais cansada ou fragilizada, procura nos encorajar e orientar; a reciprocidade da atenção com que os queridos olhos nos olham... o pai, a mãe, as pessoas que estão conosco por algum motivo na estrada de agora.
A efemeridade de cada existência é notável, no entanto, em cada uma tanto se pode realizar de positivo, as alavancas para o progresso. E no fim das contas de cada existência o que se poderá calcular de créditos é quanto se conseguiu amar. O sentimento supérfluo, a preocupação com o pensamento alheio, a insistência desmedida para alcançar o que não tem valor em nosso estado maior, as desavenças tolas, a palavra proferida feito lança na emoção de outrem, o descaso com o desassistido, o cultivo do orgulho daninho e tantas atitudes improdutivas, negativas e causadoras de dor apenas dificultarão o alcance da liberdade que inteiramente o espírito almeja, ou melhor, necessita para a sua leveza, para a sua imprescindível paz.
Quando se pode fazer é agora, a vida é agora. Em todos os aspectos, o momento atual é propício e fecundo e a busca pela sabedoria é a ação mais acertada rumo à felicidade. O que já se viveu deveria ser lição aprendida, logo, muito tempo e energia esvaem-se em reincidentes atitudes desmedidas, inadequadas e deveras muito tristes. Diversas vezes, o que de bom não se preocupou em realizar até pode acontecer em outra oportunidade, mas com demora ou até mesmo nenhuma ocasião mais surgir. O sol comumente nascerá pela manhã, pois já conquistou sua posição devido ao benefício emitido por seu brilho. Mas nós... somos ainda pequeninos focos com bem pouca conquista, no entanto, com muito a conquistar principalmente com a conscientização de que o objetivo será alcançado se nossos pés derem os passos.
Portanto, que em nosso coração brote mais amor a cada novo amanhecer; que nossos braços abracem bem mais outros e não fiquem muito cruzados; que as palavras carinhosas e refazedoras sejam pronunciadas e ouvidas mais vezes; que o sorriso seja gratuito, verdadeiro e ilimitado; que a segurança em ser feliz faça vencer os obstáculos perante o caminho em busca da felicidade. Hoje... hoje é o melhor tempo, é a ocasião para um futuro bem-sucedido na própria emoção e em muitas outras; a vida requer direção.
Às vezes, a simplicidade da vida não é compreendida; complicamos demais o que simplesmente deveria ser assimilado com amor e gratidão. Caso ainda se esteja seguindo numa estrada complicada parar um instante, olhar para o Céu e procurar ouvir a sábia voz latente em todos – embora nem todos a possam ouvir ainda – e discernir a atitude real, certamente, é uma escolha muito acertada, pois as realizações para o verdadeiro júbilo do espírito são bem mais singelas, mas com a essência dos bons sentimentos e nobres valores.
A bondade divina, por meio dos acontecimentos diários, insiste em nos mostrar e ensinar que a vida é abençoada demais e que esta requer o cuidado de ser gerida com mais atenção, agradecimento e amor. As pessoas próximas de nós hoje são as exatas para o nosso crescimento e reparação e procurar amá-las enquanto estamos juntos e a caminho é o início da compreensão do próprio amor do Mestre por nós.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário