domingo, 6 de dezembro de 2015

Que ninguém duvide: reencontrar-nos-emos sim...


Proveniente do latim annellu, o vocábulo “elo” significa argola de cadeia e, figuradamente, união, continuação, ligação.
Muitas pessoas, especialmente os que estão tendo o primeiro contato com a doutrina espírita, perguntam se na sucessão das existências corporais os amigos e familiares se reencontrarão no mesmo plano em que deverão desenvolver suas novas tarefas.
A resposta é sim. Aprendemos com o Espiritismo que nossas existências na Terra são como elos de uma mesma corrente, de modo que vamos encontrar no seio da família, dos colegas de trabalho, dos amigos, dos vizinhos, antigos companheiros que de novo se reúnem para dar curso ao programa reencarnatório em que nos encontramos inseridos.
Já vimos nesta revista, em inúmeros textos, que o processo de regeneração dos Espíritos que se desviam do rumo requer o concurso de três fatores: o arrependimento, a expiação e a reparação. Ora, para que a reparação se dê, é indispensável que nos reencontremos. Não fosse assim, como poderíamos devolver à pessoa que lesamos aquilo que eventualmente lhe tenhamos subtraído?
O reencontro tem, além disso, outros objetivos. A expiação é um deles. Casos há em que, por termos tido participação na queda de alguém, assumimos com essa pessoa o compromisso de ajudá-la a reerguer-se.
Na literatura espírita há vários relatos que falam disso. Um deles, e dos mais expressivos, é o caso de D. Aparecida Conceição Ferreira, a fundadora do Lar da Caridade, popularmente conhecido como Hospital do Fogo Selvagem ou Hospital do Pênfigo, de Uberaba (MG), cuja história pode ser vista clicando-se neste link: http://www.fogoselvagem.org/
Enfermeira do Setor de Isolamento da Santa Casa de Misericórdia e especializada no tratamento de doença contagiosa, D. Aparecida abandonou o emprego para acompanhar doze vítimas de pênfigo foliáceo, também chamado de fogo selvagem. Corria o ano de 1958. Com os corpos cobertos de bolhas, muitas delas transformadas em crostas, elas haviam recebido alta do hospital sem qualquer perspectiva de cura. A direção tinha considerado o tratamento longo e caro demais. D. Aparecida levou-as para a própria casa.
Como naquela época a doença era considerada contagiosa, os vizinhos ficaram com medo e sua família também. Resultado: D. Aparecida, abandonada pelos familiares, ficou sozinha com seus doentes. Nascia então o embrião do Lar da Caridade, hoje uma referência nacional no tratamento do pênfigo foliáceo.
É claro que, até chegar às condições que hoje conhecemos, a luta foi árdua e necessitou da ajuda de muitas pessoas. Uma delas foi o saudoso médium Chico Xavier, como a própria D. Aparecida fazia questão de dizer a todos que, indo a Uberaba, visitavam o hospital por ela fundado.
Em 1960, o número de doentes já havia chegado a 187. Em 1961, subiu para 363. A construção do hospital não era mais somente um sonho, mas uma necessidade. A luta, portanto, apenas começava e com ela surgiram acusações frequentes e descabidas, como, por exemplo, a falácia de que D. Aparecida ganhava dinheiro à custa dos doentes, boato que se multiplicava à medida que as obras se expandiam.
Certo dia, não suportando mais tantas injustiças, ela decidiu parar. Foi quando Chico Xavier lhe revelou algo que a convenceu de que parar era algo absolutamente fora de questão. Em uma de suas existências passadas – contou-lhe o médium – D. Aparecida tinha sido responsável pela morte de muitos "hereges" nas fogueiras da Inquisição. Na atual existência, ela resgatava sua dívida e os doentes também. As vítimas do fogo selvagem, tratadas por ela, haviam obedecido às suas ordens e incendiado os corpos daqueles que caíam sob as garras de um processo de triste memória cuja vítima mais conhecida foi Joana d´Arc.
Os algozes então haviam voltado ao mesmo plano material em que fracassaram e, evidenciando a sabedoria das Leis de Deus, não foi preciso que ninguém os enviasse à fogueira, pois eles próprios assim o fizeram ao se submeterem a uma programação meticulosa na qual D. Aparecida era a personagem central.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário