terça-feira, 31 de julho de 2018




A luz do candeeiro

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Conhecimento é claridade na escuridão, é amparo na adversidade, é flor na estrada dura e seca. E o conhecimento amplo e compreendido é inteiramente sabedoria.
Essa compreensão abre as portas e janelas de nosso entendimento e nos coloca diante de uma vida bem melhor. Quando se fala em conhecimento fala-se, então, sobre o seu mais nobre significado, não o que muito vagamente se limita.
Quanto ao grau de apreensão, podemos identificar com clareza que o arrogante possui pouco conhecimento enquanto quem muito conhecimento possui é humilde. E o arrogante, com sua superficialidade, discute por migalhas levadas ao vento; o humilde observa e, com serenidade e paz, sem querer constranger aquele, aproxima o candeeiro vivaz do minguado pavio da frágil vela, pois sabe também que compartilhar não diminui o que já conquistou e não precisa esbravejar para ser ouvido ou ganhar questão alguma.
Os olhos dos humildes são apaziguadores, a voz é calma e o sorriso traz segurança verdadeira e o desejo de querer estar perto, cada vez mais perto.
Não se torna humilde quando quer, mas se conquista a humildade com sabedoria, estágio maior do conhecimento. Para conquistar conhecimento, é necessário respirar fundo e seguramente, reconhecer que se deve partir do início observando a natureza e reconhecer o universo como lar extenso.
Ninguém é mais que ninguém, porém, cada um deve aprimorar-se sem se esquecer de que como o grão de areia, pequenino, sozinho quase não existe, mas juntos, os grãos formam a forte base dos oceanos.
Nunca ouvi dizer que um grão fosse arrogante. A natureza é pós-doutora.


Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literaturahttp://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário