sábado, 21 de julho de 2018




Como pontuar

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Hoje resolvi abordar um assunto ao qual não se dá muita atenção: vírgula, reticências, dois pontos, ponto e vírgula, ponto de exclamação, ponto de interrogação, ponto final e ponto parágrafo. Também chamado pontuação. Com isso, quem sabe eu também aprenda a pontuar?
Quando lecionei Português numa escola de Brasília, descobri um texto intitulado Ponto, creio que do escritor gaúcho Luís Fernando Veríssimo, não mais encontrado, mas que me inspirou este. A diferença é que o do Veríssimo era paródico e este é, principalmente, didático.
Então, de modo bem objetivo, vamos lá.
Desafio o leitor a pontuar o texto abaixo sobre pontuação, no qual os sinais gráficos foram substituídos por palavras. O gabarito será dado na próxima crônica.

Pontuação (Jó)

O ponto indica uma parada que não é a do ponto de ônibus vírgula e sim uma pausa no período denominada ponto final ou ponto parágrafo ponto final Já pontuação vírgula implica uso do ponto que encerra um período não concluído por reticências vírgula interrogação vírgula ponto e vírgula vírgula além da vírgula vírgula ponto final e vírgula se se tratar da conclusão de um período com o mesmo centro de interesse vírgula há ponto parágrafo ponto final Sobre o dilema da pontuação vírgula pensei ter posto um ponto final nesse ponto e comecei o texto com inicial maiúscula ponto final Entretanto vírgula caberia após maiúscula ponto e vírgula vírgula se o entretanto completasse o enunciado ponto final Como a  vírgula é o sinal gráfico mais utilizado na escrita vírgula com toda a certeza vírgula aqui caberia melhor a vírgula ponto final Ah ponto de exclamação sem vírgula recordo-me de que nas regras de pontuação vírgula mesmo se tratando do ponto vírgula também é ponto pacífico haver esses outros pontos que vírgula sem serem pontos vírgula também pontuam dois pontos são os dois pontos vírgula as reticências vírgula além doutros dois pontos a considerar ponto final Sim vírgula mais dois pontos dois pontos a) ponto de interrogação vírgula que pode coincidir com a pausa do ponto final ou não dois pontos se a pausa não encerrou o enunciado vírgula a inicial da palavra seguinte é minúscula vírgula mas se a pausa for conclusiva vírgula iniciaremos a frase seguinte com inicial maiúscula ponto e vírgula b) ponto de exclamação dois pontos se a frase for conclusiva vírgula a palavra seguinte terá inicial maiúscula vírgula caso isso não ocorra vírgula a inicial da frase citada será minúscula ponto final Um ponto importante dois pontos não use pontuação antes do emprego de expressões entre parênteses ou colchetes vírgula pontue somente após fechar parêntese ponto parágrafo
Há outros pontos a citar vírgula mas ficam para a próxima reticências






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/h85Vsc e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário