quinta-feira, 12 de julho de 2018





Telepatia e pressentimentos

Este é o módulo 88 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura. 

Questões para debate

1. Como podemos definir a telepatia?
2. As manifestações telepáticas se produzem com maior intensidade antes ou depois da morte corpórea?
3. Que casos se enquadram na chamada telepatia espontânea?
4. Como Kardec define o pressentimento?
5. A que se deve, segundo o Espiritismo, a ocorrência dos pressentimentos?

Texto para leitura

Telepatia é a transmissão do pensamento de um ser para outro
1. Os Espíritos exercem tamanha influência sobre nossos pensamentos e atos, que amiúde somos por eles dirigidos. O fato se dá porque eles povoam os mesmos espaços em que vivemos, acompanham-nos em nossas atividades e ocupações, intervêm em nossas reuniões e nos seguem ou nos evitam, conforme os atraímos ou repelimos. Estamos, pois, cercados por Espíritos, independentemente de sermos ou não médiuns produtivos, e sua influência oculta sobre nós se faz sentir em razão do grau de afinidade que mantivermos com eles. 
2. Essa influência é, às vezes, tão sutil que não conseguimos estabelecer uma separação entre o que nos é próprio e o que é dos Espíritos. Daí é fácil deduzir que entre nossas ideias e imagens mentais podem estar disseminadas ideias e desejos de Espíritos estranhos, sem que disso nos apercebamos. 
3. Analisando essa influência podemos entender melhor o fenômeno vulgarmente denominado telepatia, que consiste, em essência, na ocorrência de uma impressão psíquica intensa que se manifesta geralmente de inopino, seja durante o estado de vigília, seja durante o sono, impressão essa que tem ligação com um acontecimento desenrolado a distância. Resumidamente, telepatia é a transmissão do pensamento de um ser para outro. 
4. Há entre certos indivíduos uma certa comunicação de pensamentos que dá causa a que se vejam e se compreendam sem precisarem, para isso, dos sinais ostensivos da linguagem. Pode-se dizer que eles falam a linguagem dos Espíritos. Em tais fenômenos há sempre alguém que é mais apto para transmitir o pensamento e outro com maior predisposição para ser receptor. 

O termo telepatia foi proposto por Frederic Myers em 1882
5. O estudo da telepatia iniciou-se por volta de 1825, quando se fizeram na França as primeiras experiências magnéticas, mas somente muito mais tarde é que se encarou a telepatia com seriedade científica. O termo foi proposto por Frederic Myers em 1882 e adotado nos trabalhos da Society Psychical Research. Asseverou Myers: “Entendo por telepatia a transmissão do pensamento e das sensações feita pelo Espírito de um indivíduo a outro sem que seja pronunciada uma palavra, escrito um vocábulo ou feito um sinal”. 
6. A telepatia faz-nos subir mais um degrau na escala da vida psíquica. Achamo-nos diante desse fenômeno na presença de um ato poderoso da vontade. As manifestações telepáticas não comportam limites. O poder e a independência da alma nelas se revelam soberanamente porque o corpo físico nenhum papel representa no fenômeno; em verdade, ele constitui mais um obstáculo do que um auxílio. Por causa disso, tais manifestações se produzem com maior intensidade depois da morte. 
7. A telepatia pode ser espontânea ou experimental. 
8. A telepatia espontânea subdivide-se em: a) transmissão relativa a um acontecimento futuro iminente – casos de pressentimentos, premonições, visões premonitórias e aparições de moribundos; b) transmissão relativa ao presente ou a um passado recente – casos de visões nítidas ou adivinhação de acontecimentos afastados, bem como aparições de vivos. Com frequência, o fenômeno diz respeito a uma pessoa unida ao percipiente por laços afetivos mais ou menos fortes. 

Pressentimento é uma intuição vaga das coisas futuras
9. A telepatia experimental engloba os casos que traduzem uma impressão psíquica produzida a distância sobre uma pessoa pela ação e força da vontade de outra pessoa. Os estudiosos reconhecem, porém, que a telepatia experimental encontra-se longe de ser estabelecida de modo tão nítido quanto a espontânea. 
10. Um outro tipo de influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos é o pressentimento, que é definido por Allan Kardec em O Livro dos Médiuns como sendo uma intuição vaga das coisas futuras. Algumas pessoas, diz o Codificador, têm essa faculdade mais ou menos desenvolvida. O fato deve-se às vezes a uma espécie de dupla vista, que permite ao indivíduo entrever as consequências e a filiação dos acontecimentos; mas, em muitos casos, é o resultado de comunicações ocultas. É então, sobretudo nesses casos, que se pode dar aos que dela são dotados o nome de médiuns de pressentimentos, que constituem uma variedade dos médiuns inspirados. 
11. Neste último caso, isto é, no pressentimento como consequência de uma comunicação oculta, quem geralmente se comunica é um Espírito amigo e bondoso, alguém que traz um conselho íntimo ou uma advertência carinhosa a uma pessoa estimada.  
12. O pressentimento pode manifestar-se também através de uma vaga lembrança que o Espírito tem das provas ou dos acontecimentos a que deverá submeter-se. Pressentir a hora da desencarnação, por exemplo, tem sido uma ocorrência até certo ponto comum em muitos indivíduos. E se alguns pressentem a sua desencarnação porque foram avisados por parentes ou amigos desencarnados, outros, contudo, têm disso uma firme convicção sem que saibam explicar o motivo.

Respostas às questões propostas

1. Como podemos definir a telepatia?
O fenômeno vulgarmente denominado telepatia consiste na ocorrência de uma impressão psíquica intensa que se manifesta geralmente de inopino, seja durante o estado de vigília, seja durante o sono, impressão essa que tem ligação com um acontecimento desenrolado a distância. Resumidamente, telepatia é a transmissão do pensamento de um ser para outro. 
2. As manifestações telepáticas se produzem com maior intensidade antes ou depois da morte corpórea?
Elas se produzem com maior intensidade depois da morte. 
3. Que casos se enquadram na chamada telepatia espontânea?
Casos relativos a acontecimentos futuros – pressentimentos, premonições, visões premonitórias e aparições de moribundos – e casos relativos ao presente ou a um passado recente – visões nítidas ou adivinhação de acontecimentos afastados, bem como aparições de vivos. 
4. Como Kardec define o pressentimento?
O pressentimento é, segundo Allan Kardec, uma intuição vaga das coisas futuras. 
5. A que se deve, segundo o Espiritismo, a ocorrência dos pressentimentos?
O pressentimento deve-se às vezes a uma espécie de dupla vista, que permite ao indivíduo entrever as consequências e a filiação dos acontecimentos, mas, em muitos casos, é o resultado de comunicações ocultas. O pressentimento pode manifestar-se também através de uma vaga lembrança que o Espírito tem das provas ou dos acontecimentos a que deverá submeter-se.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, questões 421, 459 e 522.
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, itens 184 e 232.
O Problema do Ser, do Destino e da Dor, de Léon Denis, FEB, p. 91.
O Desconhecido e os Problemas Psíquicos, de Camille Flammarion, FEB, vol. 1, pp. 111 e 112; vol. 2, pp. 38, 39 e 47.
O Ser Subconsciente, de Gustave Geley, FEB, pp. 109 a 111.
Dicionário Enciclopédico Ilustrado, de João Teixeira de Paula, pp. 257 e 258.


Observação:
Eis os links que remetem aos 3 últimos textos:




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário