segunda-feira, 16 de julho de 2012

A despedida de uma grande amiga


A notícia chegou-nos ontem, já quase à noite: D. Maria Montini sofreu um infarto!
Horas depois, veio por meio de uma amiga o complemento da notícia: D. Maria nos havia deixado e já estava a caminho da pátria verdadeira, que nos aguarda a todos e onde estão seu esposo, seus pais, inúmeros familiares e uma multidão de amigos que a precederam na viagem de volta.
Já escrevemos várias vezes, com convicção absoluta, que a morte, tal qual a entendemos, não existe.
O que morre é tão-somente a vestimenta carnal, que, como tudo que é material, tem um período existencial finito. A alma, não. A alma não morre; a alma desencarna, desprende-se do corpo morto, readquire as percepções que lhe são inerentes e volta à pátria espiritual, de onde veio um dia para realizar aqui as tarefas que a vida lhe atribuiu.
Nossa amiga Maria Montini estava com dificuldades notórias, no tocante à saúde, há muito tempo. A mulher vigorosa, ativa, decidida, que conhecemos há quase 50 anos, estava agora debilitada pela passagem dos anos e pelos problemas de saúde com que lidava.
Devido a uma virose que nos prende em casa há vários dias, não poderemos estar fisicamente presente no seu velório, mas não podemos deixar de dizer aqui algo que diríamos ao pé do seu esquife.
Maria Montini foi uma grande amiga. Sempre a tivemos como uma segunda mãe.
Trabalhadora incansável, poucos ignoram o trabalho que ela realizou ao longo da vida a favor dos mais carentes.
Os enxovais para recém-nascidos, os agasalhos para as criancinhas... quem desconhece essa faceta de suas atividades?
No Centro Espírita Nosso Lar, de cuja fundação foi também uma das pioneiras, ninguém ignora o esforço que, ao lado de suas companheiras do Departamento Feminino, desenvolveu anos a fio, contribuindo diretamente para que a obra de edificação da atual sede do “Nosso Lar” fosse a realidade que hoje conhecemos.
Os almoços confraternativos promovidos pelo “Nosso Lar” tinham sempre nela a voluntária primeira, a comandante de tudo, a chef da cozinha, tarefa a que jamais se negou, porque nunca negligenciava os deveres que assumia.
Maria trabalhou também no campo da mediunidade e, nesse sentido, podemos dizer que tivemos o privilégio de contar com ela, a nosso lado, no Grupo Mediúnico “Os Mensageiros”, do qual, enquanto pôde, foi participante assídua.
Poucos, certamente, sabem que foi ela quem criou e coordenou por longo tempo as reuniões da quinta-feira à tarde, que o “Nosso Lar” mantém desde então. E foi na sala de sua casa que inauguramos as reuniões do Círculo de Leitura “Anita Borela de Oliveira”, fundado em junho de 1996, do qual participou com entusiasmo enquanto a saúde lhe permitiu, visto que, além de pessoa dedicada ao trabalho, era também uma grande leitora e apreciadora dos romances espíritas.
Pois bem.
É essa pessoa extraordinária que volta hoje à pátria espiritual, onde um dia esperamos revê-la para lembrar, então, os bons momentos que tivemos aqui, algo que certamente jamais esqueceremos.
Até à vista, D. Maria Montini!
Que Deus a abençoe e proteja, e que você encontre logo os amigos e os irmãos que, seguramente, festejam seu regresso ao plano espiritual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário