domingo, 15 de julho de 2012

A imprensa espírita e seu papel


Qual é finalidade da imprensa espírita?
Compete-lhe algum papel na defesa dos postulados espíritas?
Estas questões nunca foram tão atuais como hoje, quando nos encontramos num momento difícil em que a confusão e a dúvida imperam em vários setores da atividade espírita, motivadas de modo especial por uma profusão de livros e de ideias que têm sido veiculados sem os cuidados e os critérios recomendados por Kardec e por vultos eminentes da codificação do Espiritismo.
Como os livros espíritas são coisas públicas, é lícito à imprensa espírita comentá-los e apontar seus possíveis desvios doutrinários?
Ora, foi exatamente essa a postura de Kardec quando, ao examinar a obra de Roustaing, ressalvou nela os pontos que considerara prematuros.
Reportamo-nos a Kardec porque uma das razões alegadas pelos que defendem o mutismo da imprensa espírita ante tais questões é o medo da polêmica, assunto a que o Codificador se referiu com clareza na Revista Espírita, quando afirmou que havia um gênero de polêmica do qual sempre se afastaria: a que pode degenerar em personalismo, acrescentando, porém, que existia uma polêmica a que jamais recuaria: a discussão séria dos princípios espíritas. (Revista Espírita de 1858, pág. 305.)
A análise meticulosa, o exame rigoroso, a crítica criteriosa das comunicações espíritas são pontos conhecidos de todos nós que estudamos a Codificação Kardequiana.
Asseverou o Codificador:
I. Fora das questões morais, só se deve acolher com reservas o que vem dos Espíritos, e jamais sem exame. (Revista Espírita de 1860, pp. 233 e 234.)
II. Nem toda mensagem de origem espiritual merece ser veiculada pela imprensa, porquanto em 3.600 mensagens recebidas do plano espiritual apenas 300 serviriam à publicidade e destas somente 100 (menos de 3% do total) apresentariam um mérito inconteste. (Revista Espírita de 1863, pp. 153 a 155.)
III. Publicar sem exame, ou sem correção, tudo quanto vem dos Espíritos é dar prova de pouco discernimento. O exame criterioso é, pois, fundamental antes de se publicar qualquer coisa. (Revista Espírita de 1859, pág. 316.)
Erasto, que teve papel destacado na obra da codificação, era – como sabemos – ainda mais rigoroso com relação ao exame das comunicações espíritas. “Mais vale repelir dez verdades – disse ele – que admitir uma só mentira, uma só teoria falsa.” (Revista Espírita de 1861, pág. 257.) “Se algum médium der motivo legítimo de suspeita, devemos repelir suas comunicações, pois há uma serpente oculta na grama”, eis o que propôs, querendo com isso enfatizar a necessidade de analisarmos com rigor todas as comunicações. (Revista Espírita de 1861, pp. 257 e 258.)
Em outra ocasião, em carta dirigida aos espíritas de Lyon, na qual advertia os lioneses sobre o perigo da fascinação, repetiu o conselho que dera em Paris: “É melhor repelir dez verdades momentaneamente do que admitir uma só mentira, uma única teoria falsa”. (Revista Espírita, pp. 323 e 324.)
Confusão semelhante à que observamos atualmente em nosso meio parecia estar ocorrendo na França daquela época, fato examinado por Erasto numa mensagem denominada “Os Conflitos”, em que afirma haver naquele momento uma recrudescência de fenômenos obsessivos, resultado da luta que, inevitavelmente, devem sustentar as ideias novas. “De todos os lados – disse ele – surgem médiuns com supostas missões, chamados, ao que dizem, a tomar em mãos a bandeira do Espiritismo e plantá-la sobre as ruínas do velho mundo, como se nós viéssemos destruir, nós que viemos para construir.” “Quase todos os médiuns, em seu início, são submetidos a essa perigosa tentação.” (Revista Espírita de 1863, pp. 381 a 383.)
Os espíritas deveriam, pois, estar atentos, não só aos ataques dos adversários vivos, mas também às manobras, ainda mais perigosas, dos adversários desencarnados. “Fortificai-vos, pois, em estudos sadios e, sobretudo, pela prática do amor e da caridade, e retemperai-vos na prece. Deus sempre ilumina os que se consagram à propagação da verdade, quando estão de boa-fé e desprovidos de toda ambição pessoal”, disse Erasto, que em seguida acrescentou: “Jamais julgueis uma comunicação mediúnica pelo nome que a assina, mas apenas por seu conteúdo intrínseco”.  (Revista Espírita de 1863, pp. 383 e 386.)

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