Vida e Sexo
Emmanuel
Parte
14 e final
Concluímos nesta edição o estudo metódico e sequencial do livro Vida e Sexo, de autoria de Emmanuel, obra mediúnica psicografada por Francisco Cândido Xavier e publicada pela FEB.
O
estudo, baseado na 2ª edição do livro, publicada em 1971, foi apresentado sequencialmente
às sextas-feiras neste blog.
Eis
o texto e as questões de hoje:
Texto-base
para leitura e reflexão
170.
As leis do Universo não destroem o instinto, mas transformam-no em razão e
angelitude, na passagem dos evos, pelos mecanismos da sublimação. (PÁG. 106)
171.
Efetivamente, existem Espíritos superiores e já erguidos a notáveis campos de
elevação que, unicamente por amor e sacrifício, tomam assento nas organizações
religiosas da Terra, volvendo à reencarnação em atividades socorristas, nas
quais impulsionam o progresso dos seus irmãos. (PÁGS. 106 e 107)
172.
Esses missionários vibram em faixas de amor sublime, quase sempre inacessível à
compreensão dos seus contemporâneos. Não ocorre o mesmo entre os que renascem
sob regime disciplinar, requisitado por eles contra eles mesmos, de vez que
grande número desses obreiros das ideias religiosas, reencarnados em condições
de prova, demonstram dificuldades e inibições múltiplas, no corpo e na mente,
quando não sofrem exagerada tendência aos desvarios sexuais. (PÁG. 107)
173.
Surgem daí os incidentes menos felizes – quantas vezes! – em que vemos
expositores ardentes e apaixonados, dessa ou daquela ideia religiosa, tombando
em experiências emotivas, muito mais complicadas e deploráveis do que aquelas
outras que eles próprios reprovavam no caminho e na vida dos companheiros.
(PÁG. 107)
174.
Aliás, o fenômeno é mais que justo, porquanto, aceitando os distintivos de
determinada seara religiosa, o Espírito impõe a si mesmo um fator de frenagem e
autopoliciamento, sem que as marcas exteriores da fé signifiquem mais que um
convite ou um desafio a que se aperfeiçoe, de acordo com os princípios
doutrinários que abraça. (PÁGS. 107 e 108)
175.
Instruções religiosas exteriores não alteram, de improviso, os impulsos do
coração, conquanto se erijam em fortaleza de luz, amparando a criatura que a
elas se acolhe para o serviço de autoaprimoramento. (PÁG. 108)
176.
Por todo o exposto, percebe-se que somos nós mesmos, Espíritos endividados ante
as Leis do Universo, que nos enlaçamos uns com os outros, encarnados e
desencarnados, aperfeiçoando gradativamente as qualidades próprias e
aprendendo, à custa de trabalho e de tempo, como alcançar a sublimação que
demandamos, em marcha laboriosa para a conquista dos Valores Eternos. (PÁG.
108)
177.
À margem do sexo – Em lição constante do item 16 do cap. X, “O Evangelho
segundo o Espiritismo” recomenda que nos lembremos daquele que julga em última
instância, que vê os movimentos íntimos de cada coração e que, por conseguinte,
desculpa muitas vezes as faltas que censuramos, ou reprova o que relevamos,
porque conhece o móvel de todos os atos. (PÁG. 109)
178.
Em face dos ensinos do Cristo, elucidados pelos Espíritos superiores, devemos,
à frente de todas as complicações e problemas do sexo, abster-nos de censura e
condenação. A razão é simples. Todos nós – os Espíritos em aperfeiçoamento nos
climas do planeta – estamos emergindo de passado multimilenar, em que as tramas
da alma se entreteciam em labirintos de sombra, para que as bênçãos do
aprendizado se nos fixassem no espírito. Ainda assim, estamos muito longe da
meta por alcançar. (PÁGS. 109 e 110)
179.
Se alguém parece cair, sob enganos do sentimento, silenciemos e esperemos! Se
alguém parece tombar em delinquência, por desvarios do coração, esperemos e
silenciemos!... Sobretudo, compadeçamo-nos uns dos outros, porque, por
enquanto, nenhum de nós consegue conhecer-se tão exatamente, a ponto de saber
hoje qual o tamanho da experiência aflitiva que nos aguarda amanhã. (PÁG. 110)
180.
Devemos calar os nossos possíveis libelos, ante as supostas culpas alheias,
porquanto nenhum de nós, por agora, é capaz de medir a parte de
responsabilidade que nos compete a cada um nas irreflexões e desequilíbrios dos
outros. (PÁG. 110)
181.
Não dispomos de recursos para examinar as consciências alheias e cada um de
nós, ante a Sabedoria Divina, é um caso particular, em matéria de amor,
reclamando compreensão. Muitos dos nossos erros imaginários no mundo são
caminhos certos para o bem, ao passo que muitos de nossos acertos hipotéticos
são trilhas para o mal de que nos desvencilharemos um dia!... (PÁGS. 110 e 111)
182.
Abençoemos e amemos sempre. E diante de toda e qualquer desarmonia do mundo
afetivo, seja com quem for e como for, coloquemo-nos em pensamento no lugar dos
acusados, analisando as nossas tendências mais íntimas e, após verificar se
estamos em condições de censurar alguém, escutemos no âmago da consciência o
apelo inolvidável do Cristo: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. (PÁG.
111)
Questões
para fixação do estudo
A.
É verdade que Espíritos superiores volvem à reencarnação na Terra para a
realização de atividades socorristas?
Sim,
é verdade. Existem Espíritos superiores e já erguidos a notáveis campos de
elevação que, unicamente por amor e sacrifício, tomam assento nas organizações
religiosas da Terra, reencarnando em atividades socorristas, nas quais
impulsionam o progresso dos seus irmãos. (Vida e Sexo, pp. 106 e 107.)
B.
Por que alguns religiosos costumam tombar em experiências emotivas, às vezes
mais complicadas e deploráveis do que aquelas que eles próprios reprovavam no
caminho dos outros?
O
fato é facilmente compreensível. Aceitando os distintivos de determinada seara
religiosa, o Espírito impõe a si mesmo um fator de frenagem e autopoliciamento,
sem que as marcas exteriores da fé signifiquem mais que um convite ou um
desafio a que se aperfeiçoe, de acordo com os princípios doutrinários que
abraça. Instruções religiosas exteriores não alteram, de improviso, os impulsos
do coração, conquanto se erijam em fortaleza de luz, amparando a criatura que a
elas se acolhe para o serviço de autoaprimoramento. (Obra citada, pp. 107 e
108.)
C. Que atitude devemos tomar quando alguém parece tombar em
face das complicações e problemas do sexo?
Em face dos ensinos do Cristo, devemos,
à frente de todas as complicações e problemas do sexo, abster-nos de censura e
condenação. A razão é simples. Todos nós – os Espíritos em aperfeiçoamento nos
climas do planeta – estamos emergindo de passado multimilenar,
em que as tramas da alma se entreteciam em labirintos de sombra, para que as
bênçãos do aprendizado se nos fixassem no espírito. Se alguém parece cair, sob
enganos do sentimento, silenciemos e esperemos! Se alguém parece tombar em
delinquência, por desvarios do coração, esperemos e silenciemos! (Obra citada,
pp. 109 e 110.)
Observação:
Para
acessar a Parte 13 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui:
https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2025/02/vida-e-sexo-emmanuel-parte-13.html
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