sexta-feira, 29 de março de 2013

Por que existem as crianças?


A pergunta que dá título a este texto foi-nos formulada por uma leitora.
A infância é uma fase de adaptação necessária ao Espírito que retorna à existência corpórea.
Presente nos diferentes mundos, ela é, porém, menos obtusa nos planetas mais adiantados.
Recém-saído do mundo espiritual, onde gozava de maior liberdade e dispunha de maiores recursos, o Espírito se vê, durante essa fase, em dificuldades para exprimir plenamente seus pensamentos e manifestar suas sensações.
Nesse período da vida, em que o Espírito se vê limitado em sua liberdade, a infância é uma demonstração da misericórdia de Deus, que lhe propicia uma dupla vantagem:
1ª. O Espírito ganha o tempo indispensável a fim de se preparar para as futuras e difíceis tarefas da nova existência corpórea.
2ª. Pela fase que atravessa, revestido da simplicidade e da inocência comuns a todas as crianças, desperta nos pais e no núcleo a que pertence simpatia, interesse e boa vontade, o que facilitará o desempenho de suas tarefas no mundo.
Sabemos que, ao desenvolver-se, a criança apresentará, nos anos que se seguirem, as tendências e defeitos morais inerentes ao seu real adiantamento espiritual, mas este poderá, sem nenhuma dúvida, ser sensivelmente modificado pela influência recebida, desde o berço, dos pais e das pessoas incumbidas de educá-la.
Reencarnando sob a forma inicial de uma criança, o Espírito é mais acessível, durante o período infantil, às impressões que recebe, capazes de lhe auxiliarem o adiantamento, para o que devem contribuir as pessoas investidas dessa tarefa.
A importância dessa fase é enfatizada por Emmanuel no cap. CLI de seu livro Caminho, Verdade e Vida  nos seguintes termos: 
“A juventude pode ser comparada a esperançosa saída de um barco para viagem importante.
A infância foi a preparação, a velhice será a chegada ao porto.”
Tanto a fase inicial como a seguinte – observa Emmanuel – requisitam as lições de marinheiros experientes, com que o Espírito reencarnado aprenderá a se organizar e, desse modo, concluir a viagem com o êxito desejável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário