domingo, 15 de junho de 2014

Futebol, política e religião não podem ser discutidos?


Há um consenso, pelo menos aqui no Brasil, de que política, futebol e religião são assuntos que não se discutem. Concordamos, obviamente, com tal pensamento, embora com ressalvas.
É claro que o argentino e o brasileiro, quando lhes perguntam qual o maior jogador de futebol da história, jamais chegarão a um acordo, porque nesse tipo de discussão entra o fator nacionalismo, que impede ao argentino reconhecer que existiu na Terra alguém superior a Maradona, algo que é, porém, perfeitamente possível a uma pessoa nascida na Argentina, se destituída de preconceitos em relação ao tema.
Em política dá-se o mesmo. Um ex-udenista jamais admitirá Juscelino Kubitschek de Oliveira como um estadista que deveríamos reverenciar sempre, conquanto haja pessoas, que um dia foram filiadas à UDN, que o admitem, desde que igualmente desprovidas do espírito partidário que só vê qualidades em seus companheiros e apenas defeitos nos oponentes.
Ocorre no tocante à religião algo semelhante. Pastores evangélicos inúmeros têm um prazer especial em combater o Espiritismo e disseminar em seus templos ideias que ocasionam, muitas vezes, verdadeiro pavor por tudo que diga respeito à Doutrina codificada por Kardec.
Há, no entanto, pastores que se tornaram espíritas atuantes, como o confrade Izaias Claro, de Osvaldo Cruz (SP), e aqueles que, embora professando suas crenças, nutriam simpatia pelas ideias espíritas, como o pastor presbiteriano Nehemias Marien(1), de formação calvinista, que não apenas aceitava a reencarnação como também os fenômenos mediúnicos, a ponto de haver dito, em entrevista concedida a Fátima Farias, que “o Espiritismo é o mais caudaloso afluente do Cristianismo”, sendo dele estas palavras: “Considero a Bíblia como o mais antigo livro de psicografia e mediunidade. Eu acho que Jesus era o médium perfeito, e que a mentalidade kardecista todos nós a temos”.
Com pessoas lúcidas e desprovidas de preconceitos tolos é possível, portanto, discutir política, futebol e religião, mas, infelizmente, tal não é possível com os fanáticos de qualquer origem, sejam eles católicos, protestantes, espíritas ou ateus.


(1) Nosso amigo Alamar Régis Carvalho teve uma feliz oportunidade de entrevistar o pastor Nehemias Marien, cujas lúcidas ideias podem ser vistas no YouTube clicando neste link: https://www.youtube.com/watch?v=L_A6VMTyUxo


Nenhum comentário:

Postar um comentário