terça-feira, 28 de julho de 2015

Gratidão aos mestres


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Ao Mestre dos mestres, gratidão eterna.
Sem exceção, todos tivemos e temos mestres ao longo da cada existência. Nem sempre eles estão numa sala de aula, mas todos ministram na escola da vida. E sem percebermos, muitas vezes, nos tornamos um, por meio do nosso exemplo.
Os mestres podem ser as pessoas simples que tanto ensinam, com sua admirável conduta, uma ação no bem; podem ser os bondosos corações geradores de oportunidades sem nada desejarem em troca, o interesse maior é o aprendizado; também podem ser a generosa alma que compartilha, com brilho nos olhos, seu conhecimento; ainda podem ser aqueles que receberam ensinamento de um mestre e compreenderam a importância de também se tornar um deles.
Como é maravilhoso entender que tudo o que um espírito adquiriu, a ele pertence, mesmo compartilhando inúmeras vezes o conteúdo, e generosidade é uma característica inerente de um nobre coração.
Os mestres dão oportunidade; os seus aprendizes devem sentir, por eles, o notável e iluminado sentimento: o de gratidão.
Jesus, o maior deles, nos deixou o mais perfeito exemplo. Uma criança ou um ancião; uma mulher ou um destemido guerreiro; um pequeno animalzinho ou um bem feroz; quem sabe ler e escrever; quem mal consegue se comunicar devido à determinada imperfeição; o que não teve oportunidade de aprender; o que deseja se melhorar; somos todos os Seus pupilos e continuaremos a ser.
O reconhecimento do trabalho exercido por um mestre é uma porcentagem altamente positiva para a compreensão de seu valor.
Um verdadeiro mestre desperta corações adormecidos e acredita no coração desacreditado; tem paciência com seu aprendiz e o orienta para o melhor caminho a tomar; assimila que quem sabe mais precisa ensinar quem menos aprendeu; dedica-se normalmente a uma grande causa: ao progresso geral; não se cansa de aprender, pois um mestre sempre quer ensinar.
O mestre é emoção, amor, paz, recolhimento, indagação, força, sensibilidade, confiança, disciplina, esperança... mas também é fragilidade, dor, cansaço, solidão. O mestre é um espírito com um pouco mais de conhecimento adquirido ao longo dos dias, no entanto, desejando o progresso dos companheiros na jornada da vida; ele já compreendeu que a grande evolução deve ser dimensionada para o coletivo. Mas Jesus está acima de tudo isso.
E como é aprazível estar na companhia de um mestre. De tanta alegria, às vezes, emudecemos, pois as palavras, em certos momentos, são desnecessárias, valendo demais a observação.
Muitos foram os mestres em minha vida; desejo que muitos mais possam o ser. Meus pais me ensinaram e continuam a fazer. Eles são mestres intransponíveis.
Também agradeço a Deus um maravilhoso mestre atual. Tem nome e sobrenome e seu conhecimento transborda; para incontáveis assuntos, emite opinião embasada e explicativa. E me despertou para o que tanto amo fazer: escrever sobre a vida. Seu primeiro nome é Astolfo e este é seu nome completo: Astolfo Olegário de Oliveira Filho.
E a vida segue e por muito, muito tempo, tanto desejo agradecer a meus mestres. Aos que foram, aos que são e aos que virão. E eternamente, ao Mestre Jesus.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário