terça-feira, 6 de outubro de 2015

Atitudes verdadeiras para ser feliz


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Há uma verdade que diz: “Só de você não se boicotar, já é um grande progresso”. Infelizmente, o nosso mais notável inimigo é o próprio “eu” quando inseguro, com medo, descrente, triste, inconformado, rancoroso tornando-se tão vulnerável para a descida, sem força para a ascensão. Há também a grande comprovação de que o pensamento cria meios para se transformar em realidade.
Então, o “eu” pode ser tudo de bom ou ruim; pode ser luz ou escuridão; pode ser doce ou amargo; agradável ou incapaz de se lidar; conquistador de seus mares ou desmotivado à deriva; o “eu” ainda pode se completar com sua bondade, disciplina, amor e ser sua companhia mais aprazível; é assim que deveria, pois desse “eu” nunca nos separaremos.
Ele deve ser o mais importante para ele mesmo, nesse caso deve deixar de se anular e se prejudicar, ou melhor, deve criar um laço amoroso e respeitoso consigo. Entretanto, como seria isso?
Sabe o tratamento que ele gostaria de receber de alguém, pois bem, já o realize para si. Quando se doa algo bom, mas o sentimento já existe antes para o próprio coração, tão mais valioso e proveitoso para as duas direções.
Outro fator preponderante é não delegar ao próximo sua própria felicidade: cada um é exclusivamente responsável por tudo em sua vida. Se o andamento não está como o desejado, pode-se retomar o caminho e criar nova estrada mais iluminada, bonita e coerente. O que não se deve é perder essa maravilhosa existência com lamúria queixando-se das ocorrências que, simplesmente, são aprendizados. Todos sofremos, mas aprendemos quando queremos e, assim, crescemos; a melhoria deve ser o evidente objetivo.
Existe algo sem nenhuma contestação que ainda é a maior prova de bondade e amor: a vida. E mais uma vez se está aqui é para procurar criar mais luz que escuridão e apaixonar-se por si próprio é o primeiro passo para acender o candeeiro no caminho.
O coração gosta de bons sentimentos; nobres atitudes; palavras delicadas e carinhosas; mas acima de tudo, verdadeiras; atenção; respeito; conquistas no bem; ajuda quando necessário, no entanto, também gosta de ajudar. Todo coração é simples quando, retirados, os vícios adquiridos. E isso tudo se pode iniciar em nós sem termos de aguardar antes o outro companheiro a realizar alguma coisa, pois a caminhada é individual, embora estejamos acompanhados.
Se a felicidade depende do “eu”, ou seja, do interior para o exterior, a responsabilidade é inteiramente pessoal. Descobrir-se como um ser maravilhoso nunca antes percebido, de fato, incentivará a própria circunstância.
E quando se deixam de criar mirabolantes desculpas em justificativa ao emperro do crescimento, também sobra mais energia para valorizar a vida e avaliar novos meios para se trazer a felicidade... bem aqui... para dentro do coração.
A vida, indiscutivelmente, é presente. Entretanto, cada um decide como quer desembrulhá-la, admirá-la e viver harmonicamente ou não em seu habitat tão incrível.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário