domingo, 3 de janeiro de 2016

A delinquência e suas causas


Falando certa vez a uma grande publicação brasileira sobre um tema em que é especialista - a criminalidade -, o sociólogo americano John Laub, presidente da Sociedade Americana de Criminologia, disse que são várias as teorias que tentam explicar por que os criminosos desistem do crime.
Um dos fatores da mudança, explica Laub, é o casamento com alguém a que o indivíduo se sinta fortemente ligado. Outros fatores seriam a identificação com o trabalho, a educação e a religião. Mas o fator mais importante, segundo ele, é mesmo o casamento, de que resultam diversas consequências positivas, e não só para o crime.
Afirma Laub que a delinquência não se encontra concentrada nas famílias pobres. Ela é encontrada em todas as classes sociais. Adolescentes ricos e pobres se envolvem em crimes, especialmente os menos graves, como o uso de drogas.
Tem razão o especialista americano, que poderia até ter dito que os grandes assaltos contra os cofres públicos têm sido praticados por pessoas que passaram pela faculdade e nada têm a ver com a pobreza ou com as privações econômicas. O que empresários, senadores, deputados, governadores, prefeitos e até magistrados têm feito em nosso país, nesse tema intitulado corrupção, supera em muito o que os sequestradores e os assaltantes de bancos amealharam por aqui em toda a nossa história.
A razão por que a delinquência não é apanágio dos pobres é explicada com clareza pela Doutrina Espírita.
Os Espíritos reencarnam nos mais diferentes lugares e situações, no interesse de sua ascensão na escala evolutiva. Pobreza e riqueza não constituem punição nem privilégio. São provas, cuja finalidade é experimentar o indivíduo de maneiras diferentes, de acordo com suas necessidades evolutivas.
A riqueza e o poder, tanto quanto as dificuldades e a penúria, são provas muito difíceis, porque, enquanto a penúria provoca as queixas contra a Providência, a riqueza incita a todos os excessos, e é, por isso, numa perspectiva espiritual, uma prova mais perigosa do que a própria miséria. (Cf. O Livro dos Espíritos, questões 814, 815 e 925.)
O que poucos sabem é que as provas que suportamos na vida corpórea fazem parte da chamada programação reencarnatória, tema que Kardec esmiúça com a clareza habitual no item 872 da mesma obra.
A delinquência, num e noutro caso, deriva das qualidades do indivíduo.
Se for um Espírito forte e consciente do seu dever, saberá resistir a todas as inclinações e influências negativas que receber. Caso contrário, poderá sucumbir, o que explica por que nem todos os que vivem num meio violento e miserável buscam o caminho da criminalidade, enquanto existem indivíduos abastados, donos de imensa fortuna, que não deixam de aproveitar uma oportunidade de avançar sobre o patrimônio público, como a conhecida Operação Lava Jato revelou para todos nós.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário