Origem
e natureza dos Espíritos
Este é o módulo 12 de
uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina
espírita.
Cada módulo
compõe-se de duas partes:
- questões para
debate
- texto para
leitura.
As respostas
correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido
para leitura.
Questões para debate
1. Qual é a
diferença essencial existente entre os seres orgânicos e os seres inorgânicos?
2. É certo comparar
um corpo orgânico a uma pilha elétrica? Nesse caso, como entender a sua morte?
3. Há alguma relação
entre o princípio vital e o princípio espiritual?
4. Qual é a natureza
dos Espíritos?
5. Podemos dizer que
os Espíritos são imateriais?
Texto para leitura
Princípio vital
1. Existe na matéria
orgânica um princípio especial, que ainda é incompreensível e não podemos por
ora definir: o princípio vital. Ativo no ser vivente, esse princípio se acha
extinto no ser morto. A química, que decompõe e recompõe corpos inorgânicos,
jamais chegou a reconstituir sequer uma folha de árvore, o que mostra que
existe algo nos corpos orgânicos que os corpos inorgânicos não possuem.
2. Os seres
orgânicos, ao se formarem, assimilam o princípio vital, ou seja, esse princípio
se desenvolve em cada indivíduo por efeito da combinação dos elementos básicos
que constituem os corpos orgânicos. Se esses elementos – o oxigênio, o
hidrogênio, o nitrogênio e o carbono – não se aliassem, no momento da formação,
ao princípio vital, dariam origem simplesmente a um corpo inorgânico. O
princípio vital modifica a constituição molecular de um corpo, dando-lhe
propriedades especiais.
A extinção do princípio vital
3. A atividade do
princípio vital é alimentada durante a vida pela ação do funcionamento dos
órgãos. Cessada essa ação, por motivo da morte, o princípio vital se extingue.
A partir dessa extinção, a matéria se decompõe em seus elementos constitutivos
(oxigênio, carbono, nitrogênio etc.), os quais poderão agregar-se para formar
corpos inertes ou inorgânicos, ou manter-se dispersos, até a formação de novas
combinações.
4. A título de
comparação, podemos dizer que na combinação dos elementos para a formação dos
corpos orgânicos desenvolve-se eletricidade.
Os corpos orgânicos seriam verdadeiras pilhas elétricas, que funcionariam
enquanto os elementos dessas pilhas se acham em condições de produzir
eletricidade: eis a vida. Quando essas condições desaparecem, eles deixam de
funcionar: eis a morte. O princípio vital não seria, pois, mais que uma espécie
particular de eletricidade, denominada eletricidade animal, que durante a vida
se desprende pela ação dos órgãos e cuja produção cessa quando se dá a morte.
Princípio espiritual
5. Se todo efeito
tem uma causa, todo efeito inteligente há de ter uma causa inteligente. A
existência do princípio espiritual é um fato que não precisa de demonstração,
pois ele se afirma pelos seus efeitos. Ninguém há que não faça distinção entre
o movimento mecânico de um sino que o vento agita e o movimento intencional do
mesmo sino para se dar um sinal, um aviso. Ora, não podendo a própria massa
desse sino pensar, tem-se de concluir que o move uma inteligência à qual ele
serve de instrumento para que se manifeste.
6. O princípio
espiritual tem existência própria. Individualizado, o elemento espiritual
constitui os seres chamados Espíritos, que são individualidades inteligentes,
incorpóreas, que povoam o Universo. Criados por Deus, independem da matéria.
Prescindindo do mundo corporal, agem sobre ele e, corporificando-se através da
carne, recebem estímulos, transmitindo impressões, em intercâmbio expressivo e
contínuo.
7. Havendo seres que
vivem e não pensam, quais as plantas, e corpos humanos que ainda se revelam
animados de vida orgânica quando já não há qualquer manifestação de pensamento,
como na morte encefálica, é justo concluir que a vida orgânica reside num
princípio inseparável da matéria, mas independente da vida espiritual. A vida e
a inteligência originam-se, portanto, de dois princípios distintos. Uma procede
do princípio vital; a outra, do princípio espiritual.
A natureza dos Espíritos
8. A natureza dos
Espíritos é algo do qual pouco ou nada sabemos. Seria o Espírito um ser
imaterial? Respondendo a essa pergunta, O
Livro dos Espíritos nos explica: “Imaterial não é bem o termo; incorpóreo
seria mais exato, pois deves compreender que, sendo criação, o Espírito há de
ser alguma coisa. É matéria quintessenciada, mas sem analogia para vós outros,
e tão etérea que escapa inteiramente ao alcance de vossos sentidos” (L.E., item
82).
9. Na mesma questão,
logo abaixo, Kardec observou: “Dizemos que os Espíritos são imateriais, porque,
pela sua essência, diferem de tudo o que conhecemos sob o nome de matéria”. Um
povo de cegos careceria de termos para exprimir a luz e seus efeitos; ora, nós
somos verdadeiros cegos com relação à essência dos seres inteligentes que
povoam o espaço infinito.
Respostas às questões propostas
1. Qual é a diferença essencial existente entre os seres
orgânicos e os seres inorgânicos?
Existe nos seres
orgânicos o princípio vital, inexistente nos seres inorgânicos: eis o que os
diferencia uns dos outros.
2. É certo comparar um corpo orgânico a uma pilha
elétrica? Nesse caso, como entender a sua morte?
Sim. A título de
comparação, pode-se dizer que na combinação dos elementos para a formação dos
corpos orgânicos desenvolve-se eletricidade.
Os corpos orgânicos seriam verdadeiras pilhas elétricas, que funcionariam enquanto
os elementos dessas pilhas se acham em condições de produzir eletricidade: eis
a vida. Quando essas condições desaparecem, eles deixam de funcionar: eis a
morte. O princípio vital não seria, pois, mais que uma espécie particular de
eletricidade, denominada eletricidade animal, que durante a vida se desprende
pela ação dos órgãos e cuja produção cessa quando se dá a morte.
3. Há alguma relação entre o princípio vital e o
princípio espiritual?
Não. A vida orgânica
reside num princípio inseparável da matéria, mas independente da vida
espiritual. A vida e a inteligência originam-se, pois, de dois princípios
distintos. Uma procede do princípio vital; a outra, do princípio espiritual.
4. Qual é a natureza dos Espíritos?
A natureza
propriamente dita dos Espíritos é algo do qual pouco ou nada se sabe, além do
fato de que se trata de um ser moral, perfectível e imortal.
5. Podemos dizer que os Espíritos são imateriais?
Não. Imateriais não
é bem o termo; incorpóreos seria o vocábulo mais exato, porque, sendo uma
criação, o Espírito há de ser alguma coisa. Ele é formado de matéria
quintessenciada, mas sem nenhuma analogia para nós terrenos e tão etérea que
escapa inteiramente ao alcance de nossos sentidos.
Nota:
Eis
os links que remetem aos textos
anteriores:
Módulo
1 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo
4 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/12/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo
5 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2016/12/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_8.html
Módulo
9 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita.html
Módulo 10 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_12.html
Módulo
11 - http://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/01/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_19.html
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