terça-feira, 19 de março de 2019




A poesia lida

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

As mãos pequeninas folheavam as páginas de um livro de poesia encontrado, entre outros, numa caixa de reciclagem. Quanto tesouro junto! Os bons livros são beneficiadores de conhecimento, são recursos para o progresso, para a liberdade do espírito.
E, assim, estava o pequeno Davi, agachado, observando cada poesia daquela obra que escolhia a partir do título.
As estrofes traziam versos singelos sobre a vida – tudo fica muito simples comparado à grandeza da vida − e nem eram construídas com inversão ou metrificadas, mas apresentavam o andamento para a felicidade do bem viver.
E os olhinhos de Davi buscavam as palavras, apoiados pelo movimento do dedo indicador que acompanhava abaixo cada palavrinha lida, assimilada ou não. Quando terminava a leitura de mais uma poesia, aquele menino de doze anos, ajudante do pai na cooperativa de reciclagem, expandia-se para o universo. De repente, mais um livro lido e mais uma conquista para a liberdade.  
Em sua casa havia uma grande biblioteca formada por livros encontrados naquele material. E para Davi, os livros eram encanto e necessidade.
Ele gostava dos vários gêneros, porém a poesia tanto o agradava. Cecília Meireles, Pablo Neruda, Fernando Pessoa, Carlos Drummond já eram seus autores preferidos. E, dessa forma, o menino começava a ampliar o horizonte, começava a desenvolver uma visão mais sensível e a desbravar o caminho que o conduziria à melhor compreensão de tudo.
Os livros encontrados traziam o grande tesouro, o conhecimento. E Davi aprendia e se emancipava com os recursos não só usufruídos por outros olhos, outras mãos anteriores. Na vida, o que para um não é mais valioso para outro é ouro puro e absoluto.
E neste tempo, o menino terminara de ler mais um livro e ainda um a mais para sua biblioteca; essas páginas se tornariam asas também para seus amigos e vizinhos.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário