terça-feira, 12 de março de 2019




A criança sempre observa

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Olhou para cima e observou o que o adulto falava. A criança sempre presta atenção no que o mais velho diz e confia em suas palavras. Quanta responsabilidade com o pequeno de agora.  
E num desses momentos cuja família está completa − mas isso só quando os filhos ainda são pequenos −, o menino, observando o pai e ouvindo suas palavras, agiu identicamente aos exemplos paternos.
De repente, o pai falou algo um pouco diferente do que havia falado tempos atrás. O filho, como exímio observador, contestou:
− Não, papai. Você falou, outro dia, que se fizesse de outra maneira seria melhor.
O pai, pego de surpresa pela memória marcante do filho, pensou um pouco para responder.
− Sim, filho. É que agora surgiu uma nova ideia em relação ao assunto − o pai procurou esclarecer.
− Mas podemos mudar de ideia, papai? − o filho questionou.
− Sempre podemos mudar de pensamento se for bom para todos os envolvidos no assunto. Caso essa mudança possa prejudicar alguém, então não se deve considerá-la, mas, sim, buscar outra alternativa − o pai explicou.
− Papai, muito aprendo com suas palavras e ações. E quando acontece algo que preciso de resposta, imagino o que você faria... e sempre tenho uma boa solução − o filho, com olhos brilhosos, falou.
− Filho, é muito importante realizar o que é certo. Mesmo que algumas pessoas não concordem, o seu coração deve sempre buscar o caminho mais suave e feliz e, assim, saberá que é o melhor. O caminho do bem dá leveza ao coração. Observe! − o pai explicou para o seu menino.
− Sim, papai. O amor e o bem nos fazem sempre felizes e são salutares em nossa vida − o garoto falou com um sorriso.
− Onde ouviu isso? − o pai perguntou, surpreso.
− O vovô, numa de nossas conversas, me falou − o filho respondeu.
O pai ficou olhando o seu menino e concordou que os exemplos estão a todo momento, dependerá de cada um em querer copiá-los ou não observando o benefício ou o prejuízo que eles podem acarretar.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário