Um confrade de Portugal perguntou-nos oportunamente se
os clones têm alma.
A resposta é afirmativa. Os clones têm, sim, alma,
visto que, se não fossem dotados de alma, não chegariam a viver.
O assunto é tratado por Kardec na questão 356 d´O Livro dos Espíritos, que adiante reproduzimos:
356. Entre os natimortos alguns haverá que não tenham
sido destinados à encarnação de Espíritos?
“Alguns há, efetivamente, a cujos corpos nunca nenhum
Espírito esteve destinado. Nada tinha que se efetuar para eles. Tais crianças
então só vêm por seus pais.”
a) Pode chegar a termo de nascimento um ser dessa
natureza?
“Algumas vezes; mas não vive.”
b) Segue-se daí que toda criança que vive após o
nascimento tem forçosamente encarnado em si um Espírito?
“Que seria ela, sé assim não acontecesse? Não seria um
ser humano.”
*
É preciso entender que o entendimento acima se aplica
aos animais superiores, como a célebre ovelhinha Dolly, cuja história comoveu
cientistas e leigos.
No mesmo sentido é a opinião de uma especialista no
assunto, nossa confreira Carmem Lúcia Sartori Rocha, doutora em Genética,
docente na Universidade Estadual de Maringá, conforme entrevista publicada na
edição 7 da revista “O Consolador”, que o leitor pode ler acessando este link: http://www.oconsolador.com.br/7/entrevista.html.
De forma resumida, podemos, assim, afirmar que todo e
qualquer clone, seja de um homem, seja de um animal superior, havendo
sobrevivido ao nascimento, é indubitavelmente dotado de alma, visto que a vida
fora do ventre materno depende do perispírito, envoltório fluídico da alma, que
Paulo de Tarso chamava de corpo espiritual e André Luiz designa como psicossoma
ou campo psicossomático.
Em seu livro Evolução
em Dois Mundos ,
2ª parte, cap. XV, págs. 201 a
203, André Luiz informa que o veículo de manifestação do ser encarnado pode ser
dividido em duas partes essenciais: o hemisfério visível ou campo somático e o
hemisfério invisível, ou campo psicossomático.
No campo somático, temos o comboio fisiológico
tangível – o corpo físico.
No campo psicossomático, encontramos o perispírito, ou
corpo espiritual, que preside a todas as formações do cosmo físico.
Verifica-se, portanto, que o perispírito ou corpo
espiritual não é um simples envoltório da alma, mas participante ativo na
tarefa de manutenção da vida do corpo físico, fato que torna imprescindível sua
presença nos seres vivos.
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