quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Reflexões num domingo à tarde com chuva


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Os dias são sempre diferentes; porém, noutro aspecto, muito parecidos: são oportunidades para nos reconciliarmos conosco e com o próximo, de nos inserirmos com carinho na vida para a busca do progresso.
Alguns podem discordar desse pensamento e até ratificar, com palavras, que já estão plenamente realizados e felizes e não precisam de mais nada; estão prontos.
Fico refletindo:
– Se o dia – parte integrante do andamento da vida – se repete a fim de nos favorecer, a cada brilhante manhã, novas floradas, luminosos brilhos solares e sopros vitais, como alguém pode querer se persuadir de que já vive a plenitude? Talvez o orgulho exacerbado ainda o impeça de enxergar com nitidez.
E assim, também, certos pensamentos perigosos quando nos tomam o ser, realmente, se fortalecem e ganham forma. Tornam-se imprescindíveis o equilíbrio, o conhecimento e a disciplina para que possamos, ao menos, identificá-los e, assim, rechaçá-los, evitando um dano maior.
E a chuva caía.
Na mesinha ao lado da poltrona, coloquei uma xícara com chá para ir bebendo enquanto estou aqui, no entanto, devido ao tempo de espera – por causa das reflexões – ficou frio, mas ainda é uma erva em infusão. Demorei alguns segundos olhando para a xícara e tanto mais me veio à mente. Olhei pela janela e tudo continuava.
A chuva mansa me deixa tão bem, a poltrona macia ampara, confortavelmente, meu corpo. Pelo vidro, mesmo com gotículas, posso ver o horizonte, a paisagem, a vida mais calma; é domingo à tarde.
Depois do horizonte, olhei para o céu, só para o céu, e agradeci a ocasião. Também pedi força para seguir e, mais uma vez, me senti feliz: amanhã é outro dia, outro presente do Pai. Entretanto, atentei-me que não devo deixar sempre para depois o que hoje posso realizar.
Tomei o restinho do chá frio, olhei mais uma vez a paisagem e o sentimento de que somos eternos me envolveu, contudo, a construção da estrada depende do agora. Posso ajudar e receber ajuda, mas o caminho a perseverar é individual.
Foram algumas reflexões num domingo à tarde.
Esplêndido! Junto com a chuva veio o sol. Chuva de verão.
     
Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

2 comentários:

  1. • Parabéns pelo belo texto!
    É como diz Aline da Cidade das Pirâmides, “A vida é como o mar, hora manso, hora de ressaca, perigoso, mas lindo em suas manifestações”. Veja o programa www.deolhonomundo.com você irá gostar muito! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia prezado Senhor Astolfo Olegário de Oliveira Filho, encaminho parabens extensivo a Cinthia Cortegoso, emocionei-me ao ler o belíssimo texto estava ouvindo músicas do CD Salve Jorge. Os escritos com sabor de poesia e a linha de raciocínio é um encanto! Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir