terça-feira, 12 de novembro de 2013

Le bon chemin

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

Le bon chemin! Ah, o bom caminho!
Simplicidade. Exatamente! Quando se deseja uma vida em harmonia, basta encontrar a simplicidade.
Quanto mais nos aproximamos do nosso verdadeiro caminho, mais regozijado nosso coração estará. É assim a condição de uma vida bem mais feliz.
A primeira atitude para descobrir o bom caminho é conhecer a pessoa tão importante e decisiva: o próprio eu. A partir desse encontro tão apropriado, as janelas e portas se abrirão e a luz poderá entrar guiando a compreensão.
Opiniões desencontradas, alheios palpites impensados sempre estarão por perto, mas o coração, assimilando um pouco melhor por causa da claridade, não recuará, muito menos se enfraquecerá diante do seu compromisso com a vida, ele sabe o que lhe apraz.
Torna-se necessária a empreitada para a manutenção do corpo físico com um trabalho remunerado, pois, aqui, a matéria ainda é determinante, mas o espírito é eterno, é energia criada pela autoridade absoluta da vida: Deus. Então, valor e importância devem ser dosados de acordo com o princípio de cada item em desenvolvimento. Em todo tempo, quando estamos próximos do trabalho a se concretizar e das coisas a serem, por nós, realizadas, assim estaremos no bom caminho... Le bon chemin!
Certa vez, um senhor francês de boa condição monetária, após muito trabalhar em sua revigorante fase da vida, explicou o bom caminho a alguns jovens que ansiavam saber como poderiam encontrar a felicidade.
Com singeleza, o senhor informou-lhes que o maior tesouro é descobrir a felicidade onde se está e alegrar-se com o que se produz, pois aguardar a aposentadoria para essa realização ou se iludir sem nenhuma produção é algo muito incerto para uma vida tão efêmera.
Explicou-lhes ainda que sem esforço, dificilmente, algo se dará, é imprescindível a busca incessante para a conquista do bom caminho que felicita o próprio coração e muitos coraçõezinhos.
Quando a leveza e a felicidade forem visitas constantes para a alma e para o espírito, e isso somente ocorre com as boas ações, determinação ou também por meio das realizações programadas anteriormente, o coração compreenderá que seu percurso estará em harmonia com o acordo anterior planejado para uma melhor vida em geral.
Le bon chemin! O bom caminho conquistado pelas verdadeiras e mais simples realizações, pois a verdade e a simplicidade nos aproximam da nossa mais pura essência; é o reencontro, a cada novo momento, com a centelha universal.
E os jovens, após a conversa elucidativa e proveitosa, saíram felizes e buscaram novamente o caminho, no entanto, um pouquinho mais seguros de que não é a direção alheia que possibilitará a felicidade, mas o próprio coração reconhecerá o bom caminho para seu progresso por meio das realizações harmoniosas, edificantes e fraternas.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Nenhum comentário:

Postar um comentário