terça-feira, 15 de março de 2016

Luz e bondade combatem a cegueira do orgulho


CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Sem dúvida a lentidão para enxergar o novo sol acontece por causa da ignorância sustentada pelo orgulho, amparado pelo egoísmo. E isso é mais comum do que se imagina. Quando se decide observar os jardins floridos percebe-se que nem de uma flor se conhecem os traços e as cores verdadeiramente, nem as carências das pessoas que convivem ao lado são conhecidas e tantas vezes o abandono desses corações é feito de imediato, pois outros interesses supérfluos devem ser perseguidos.
Ainda não sobram tempo nem vontade para valorizar a relva verdinha e calma do campo, para conhecer a si mesmo e compreender o que sinceramente é necessário e produtivo, para conversar mais com quem se ama ou quem necessita ou, simplesmente, conversar sobre tão diversificadas e abençoadas formas de vida. Não sobra tempo nem para uma única prece ao dia, nem para ouvir quem nos ama, nem contemplar um só pôr do sol; o tempo é contado e o orgulho sempre grita por atenção.
Atitudes vergonhosas são realizadas sem se importarem com as dores consequentes em tantos companheiros, pois a cegueira do orgulho anula a paisagem dos prados e campinas da vida. Esse tempo durará ao coração equivocado a contagem dos dias que ele desejar sofrer.
E saber que o sol nascerá no próximo amanhecer e a noite virá após o dia novo para o descanso e o refazimento. Os exemplos de espíritos bondosos estão firmados no Universo como os de tantos Gandhis; Madre Teresas e suas crianças que receberam proteção; também as crianças de inúmeras Zildas Arns que renasceram e tornaram-se adultos agradecidos; de enfermeiros e doutores generosos que enxergaram muito além de corpos debilitados, reconheceram a eternidade nos olhos a lhes implorarem; professores desprovidos de recursos, porém com os caminhos do progresso como a principal lição a ensinarem. São incontáveis exemplos valiosos de pessoas renomadas com méritos reais e incontáveis outros realizados por corações comuns que já compreenderam o compromisso e, assim, em todo lugar a todo momento esses ensinamentos brotam como dádiva.
A luz sempre esclarece nos vários sentidos e ilumina desde cantinhos até o sentimento completo de um coração. Nada se esconde, a verdade é vista e acompanhada, nada se perde; todo bem é harmonia e todo desequilíbrio requererá mais vontade e decisão para se reequilibrar.
Filhos do Pai, sempre seremos, no entanto, quanta dor sofreremos quando, diante da tela de nossa consciência, precisarmos assistir ao filme de nossa passagem e revivermos as possíveis amargas ocasiões nascidas do egoísmo, desrespeito, desarmonia, imaturidade, endurecimento e ignorância sustentados pelo orgulho que semeamos na terra de nossa história.
Exemplos amorosos são evidentes, Jesus é o maior deles, e os nossos propósitos de crescimento deveriam querer acompanhá-los, pois quando se evidenciarem seremos os felizes novos corações começando a compreender que o amor é a mais verdadeira energia e razão da vida.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário