sábado, 25 de fevereiro de 2017

Contos e crônicas


Cuidado com a escola de seu filho

JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amigo leitor, hoje vou falar-lhe de um assunto pueril, mas nem por isso menos importante: a educação de nossas crianças. É preciso cuidado com a escolha da escola de seu filho neste tempo de transição por que passa o orbe terreno.
Infelizmente, as ideias materialistas vêm tomando conta de nossas escolas e programas eletrônicos, quando estes não se valem da carência e ignorância popular para explorá-la financeiramente, vendendo um lugar no céu. Assim agem religiosos inescrupulosos, supostos representantes divinos, que desejam mesmo é o paraíso na Terra à custa das pessoas bem-intencionadas, mas mal-informadas.
Desde o século XIX, na defesa de suas teorias, os adeptos da existência única se esforçam em impor suas crenças nas escolas, a começar dos professores que aderem à negação de Deus e da imortalidade da alma humana. O materialismo não somente vem grassando entre acadêmicos. Muitos religiosos por conveniência aderem a essa negação da espiritualidade, embora um número cada vez maior de cientistas venha convencendo-se da realidade da alma e sua sobrevivência à decomposição da matéria corporal.
Os adeptos das filosofias niilistas e materialistas afirmam taxativamente que a moral religiosa está ultrapassada. Dizem que a instituição da família é bobagem e instigam os pais e responsáveis a educarem as crianças com base nas tendências inatas destas. Tudo isso, desde o nascimento do ser humano, quando este não faz a mínima distinção entre o bem e o mal, o certo e o errado.
Programas pornográficos são vistos facilmente em diversos canais de TV pelas crianças. Jogos violentos estimulam-nas à agressividade, sites e blogs aliciadores da mente infantil, com promessas de entretenimentos excitantes, são facilmente acessados por qualquer um. Cabe aos pais e responsáveis uma vigilância permanente, não somente no lar, mas nos programas oferecidos pelas escolas e outros ambientes em que sua criança esteja presente.
Contribuindo conosco para que essas nefastas doutrinas não contaminem a educação familiar e a estrutura social, o espírito Emmanuel esclarece-nos que “Não basta alimentar minúsculas bocas famintas ou agasalhar corpinhos enregelados. É imprescindível o abrigo moral que assegure ao espírito renascente o clima de trabalho necessário à sua sublimação” (In: XAVIER, F. C. Fonte viva. Brasília: FEB, 2005, cap. 157).
Esse sábio amigo de Allan Kardec alerta os pais de que não é suficiente assegurar à sua prole o bem-estar material, é preciso também garantir-lhe a saúde da alma. E esta, em todas as épocas da humanidade, não prescinde da educação espiritual. Continua Emmanuel:

A vadiagem na rua fabrica delinquentes que acabam situados no cárcere ou no hospício, mas o relaxamento espiritual no reduto doméstico gera demônios sociais de perversidade e loucura que, em muitas ocasiões, amparados pelo dinheiro ou pelos postos de evidência, atravessam largas faixas do século, espalhando miséria e sofrimento, sombra e ruína, com deplorável impunidade à frente da justiça terrestre (op. cit.).

Se, como disse Machado, “A ocasião não faz o ladrão, só o revela; o ladrão já nasce feito”, a boa formação moral, desde o berço, no lar, até os bancos escolares, é fundamental para corrigir as más tendências da criança e formar um futuro bom cidadão. Por isso, prossegue o guia espiritual de Chico Xavier: “Não desprezes, pois, a criança, entregando-a aos impulsos de natureza animalizada” (id.).
Em seguida, após lembrar-nos que a educação e reeducação é um processo que envolve todos nós ante a grandiosidade de Jesus Cristo, acrescenta a famosa frase atribuída a Jesus, quando tentado no deserto: “Nem só de pão vive o homem”.
Para finalizar, deixa-nos impressa a derradeira frase de alerta em relação à educação infantil: “Lembremo-nos da nutrição espiritual dos meninos, através de nossas atitudes e exemplos, avisos e correções, em tempo oportuno, de vez que desamparar moralmente a criança, nas tarefas de hoje, será condená-la ao menosprezo de si mesma, nos serviços de que se responsabilizará amanhã” (id.).
Os supostos “salvadores da pátria”, por ignorarem a lei de causa e efeito ou descrerem dela, como dizia Jesus dos antigos fariseus, não movem um dedo sequer para se desprenderem de seus bens materiais, que aumentam desenfreadamente, com base em seus atos corruptos.
Entretanto, onde a educação falece e o roubo prospera, a miséria moral e material impera. Os adeptos do materialismo tentam iludir a sociedade com falácias supostamente benéficas a uma sociedade melhor, mas como não creem nem mesmo na realidade do próprio espírito, que atribuem a mera secreção cerebral, seus dias estão contados, haja vista que “os tempos estão chegados” e, como disse Jesus, aproxima-se a hora da separação das ovelhas e dos bodes.
Preparemos nossas crianças para essa nova era, não permitindo que as doutrinas materialistas e niilistas prosperem em nossos lares e escolhendo cuidadosamente a escola sintonizada com os princípios da moral elevada na educação de nossos pequeninos. A existência na Terra é curta, mas o espírito eterno poderá avançar séculos, se ela for bem aproveitada, ou, caso contrário, estacionar milênios. A todos os pais e responsáveis cabe esta elevada missão e tremenda responsabilidade: alimentar os corpos e as almas de suas crianças, com o que de melhor tiverem, mas sobretudo com seus bons exemplos.






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário