sábado, 7 de novembro de 2015

A revelação que faltou à teoria de Darwin



JORGE LEITE DE OLIVEIRA
jojorgeleite@gmail.com
De Brasília-DF

Amigo leitor, estive conversando com Darwin.
Isso mesmo que você entendeu, Charles Robert Darwin conversou comigo sobre alguns reparos que fez na sua "teoria da evolução".
Disse-me, chorando, que se tivesse lido O Livro dos Espíritos (LE) e as demais obras da codificação espírita jamais teria dado a entender que o evolucionismo de sua teoria se contrapõe ao "criacionismo divino", pois Deus jamais cessa de criar e recriar mundos, estrelas, galáxias... e individualidades.
Agora quer retratar-se com Deus e a Terra, em relação a cada ponto decorrente de sua "descoberta", embora reconhecendo a grande contribuição de sua teoria, quando associada à revelação dos mensageiros daqui. Eis o que constatou, tão logo se despiu da veste física:
1. Em relação à sua afirmação de que "todos os seres vivos remontam uns dos outros até a mais remota origem da vida na Terra", viu que não é bem assim...
O homem é uma mistura de cachorro, gato, macaco, foca, papagaio... Alguns incluem aí o cavalo, o bode, a onça, os vermes... Mas... e a anta... e o sapo? Oh! dúvida cruel...
Tudo isso faz parte de nossa natureza animal, mas "pela alma, nossa natureza é espiritual". (Para melhor entendimento, leia as questões 135, 592 e 605 do LE.)
2. Também dizia que "os seres vivos não foram criados independentes" e que "todos temos um ancestral comum". No espaço desmistificado do mundo espiritual, percebeu que essa ideia só é real no que diz respeito aos organismos físicos, mas no que tange à alma há considerável diferença, como se observa na resposta número 191 do LE, que evito reproduzir aqui para não lhe poupar o prazer de conferir ali.
3. Constatou, então, que "a seleção natural, baseada na transmissão hereditária dos genes e favorecida pelo ambiente em que os organismos vivem" se aplica, exclusivamente, à evolução da matéria, pois há, no Universo, três elementos: Deus, espírito e matéria (q. 27 LE). O homem possui a mais que os demais seres da natureza a vontade e a inteligência superior, que lhe permitem transcender as limitações genéticas.
Isso ocorre em virtude de haver uma programação participativa, no mundo espiritual, pelo espírito humano, em relação ao novo corpo que tomará e que leva em conta o livre-arbítrio humano; entretanto, no que se refere aos animais, são os Espíritos encarregados por Deus de seus destinos que determinam como se dará seu retorno à vida física, pois seu senso moral não está desenvolvido... (questões 597 e 599 do LE).
4. Então, Darwin percebeu que sua teoria, sem a revelação espírita, está incompleta, pois ele ignorou o princípio inteligente que rege a criação e a transformação espiritual da vida das criaturas, paralelamente ao desenvolvimento de seus organismos. Leia a questão 540 d' O Livro dos Espíritos (LE) e você entenderá melhor o que lhe digo, meu caro leitor.
5. Por fim, Charles convenceu-se de que, ao se referir à evolução humana, desconsiderou sua principal origem: a espiritual. Imaginara ter explicado tudo apenas com base na evolução dos corpos e, com isso, deu origem à falsa suposição sobre a inexistência de Deus, por ter descrido de sua criação.
Concluindo, disse-me que, nos primórdios de nossa evolução, trabalhamos pela própria melhoria, então o trabalho nos parece verdadeira expiação; porém, em estágio superior de evolução espiritual, obramos como auxiliares de Deus no aperfeiçoamento do universo que Ele cria e recria eternamente, mas a transformação depende de nós. Por isso, os Espíritos superiores não se cansam de nos lembrar: "Deus conta contigo"; "Deus está dentro de ti". E Jesus confirma o que diz Davi: "Vós sois deuses, e vós outros sois todos filhos do Altíssimo" (Salmo, 82:6 e João, 10:34). Ou seja, criados para a luz, como o Cristo, somos filhos de Deus. Consequentemente...

Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário