terça-feira, 17 de novembro de 2015

A toda honrada ocupação, o seu valor


CÍNTHIA CORTEGOSO
De Londrina-PR

Todo trabalho digno é valioso e por ser assim deve ser realizado com carinho, responsabilidade e disciplina e o que se realiza em determinado momento na vida tem sua importância e razão. O intuito de terminar algo para se livrar simplesmente, é perda de tempo e energia, pois só haverá avanço na lição quando esta for assimilada por inteiro. A cartilha da vida é a mesma para todos os alunos.
Quando o sentimento é mais bondoso e resignado, a aprendizagem é mais rápida e assimilada. Para cada um conforme sua necessidade, ou seja, o trabalho que lhe é essencial para definida fase.
Se um companheiro se dedica a trabalhos mais pesados como reparo, manutenção e limpeza, que sejam realizados como a mais requerida e elaborada atividade, pois a diferença entre uma e outra ocupação é apenas o seu desenvolvimento, no entanto, para o aprimoramento desta nave planetária todas as engrenagens são precisas, desde a pequenina e simples peça ao complexo sistema.
Quando o jardineiro inicia o seu trabalho, ele estará cuidando de uma imagem, entretanto, muito além disso, ele estará lidando com a pura vida, flores e vegetação que, bem cuidadas, somarão benfazeja energia que tão provavelmente curará outros seres ao avistarem o local e tanto mais se nele puderem estar.
O grande empresário com o compromisso de séria empreitada e a administração de inumeráveis pessoas também é responsável pelo trabalho que lhe cabe, dando oportunidade de sustento a uma notável porção de famílias também a se desenvolver. Há empresas que chegam a sustentar quase todo um povoado, vilarejo ou pequena cidade.
Como o professor que, ao longo de seu período de trabalho, abarcou milhares de alunos sendo exemplo para tantos deles e corresponsável pelo trajeto de vida de muitos de seus pupilos e, de uma maneira geral, dos profissionais encarregados das variadas áreas, do desenvolvimento de uma nação e, consequentemente, da evolução espiritual, pois o modelo de uma pessoa pode transformar a vida de milhares.
Também há o médico que por sua notável escolha de salvar vidas quando permitido antes por Deus favorece melhor vivência a tantas almas aqui a se desenvolverem. Assim, também, é o profissional dedicado à enfermagem que é a extensão do trabalho para o salvamento de vidas.
A ocupação não é o grande determinante, mas, sim, a valorização com boa vontade e apreço, pois muitas pessoas recebem direta ou indiretamente o resultado do trabalho empreendido.
Da mais singela a mais complexa, da solitária a com muitas companhias, da milenar a mais moderna... enfim, o que distinguirá de fato será o realizador. Então, que seja muito bem efetuada cada atividade, pois para todo estágio haverá o trabalho a ser desempenhado rumo à evolução. Não se progride sem cumprir a ordem de tarefas exigidas.
Nunca importará qual seja o digno trabalho, mas fará toda diferença a atitude perante a tarefa. Pequenina ou grandiosa, a ocupação deve ser conduzida com responsabilidade, consideração, carinho e aperfeiçoamento, pois tudo o que nos compete será submetido a uma avaliação; são as conquistas no campo da vida.
Todo digno trabalho possui o seu real valor no plano abençoado que é viver. Depende de cada um a maneira como aproveitará essa grande oportunidade.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário