terça-feira, 25 de setembro de 2018





O caminho é mais belo pelos campos floridos

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

A vida é o mais lindo presente.
Triste deve ser quando de frente para a consciência, em algum tempo, constatar quanto ficou por fazer ou quanto se fez irresponsavelmente e ainda o número exagerado de desatinos que se poderia evitar. Nesse momento, nenhuma desculpa sobrepujará a verdade, que é única, e cada consciência sabe de sua verdade.
Não se pode enganar mais do que a si próprio. Quando se é contada alguma inverdade, quem a recebe pode nela acreditar ou não. Quando se sofre algum tipo de prejuízo, o sofredor terá forças e se levantará. No entanto, o causador dos contrassensos muito sentirá a lei natural da ação e reação.
Também os que viveram de maneira inerte ou alheia ao progresso sentirão por perderem a oportunidade do mais belo presente. Não é somente o prejuízo realizado que estagna uma vida, mas o descompromisso e alienação perante ela.
Crescer não é ação fácil de se conquistar; porém, é a ação natural do percurso. Se há dor, há também o perdão; se aconteceram as batalhas, as esperanças existem como fortalecimento; se o medo faz tremer, a segurança brilha como a luz do sol; se existem tantos desencontros é por que o amor é ainda mais latente; se há vida é para ser vivida como o presente vindo de Deus.
E caso o coração já começa a dispor-se da compreensão e realização de bons atos, sentimentos e pensamentos, então, ele também começa a ser feliz e ter a leveza dos beija-flores ou das lindas borboletas azuis passando a mais compreender que a boa conduta é proteção em todo tempo e lugar.
Na vida, há alguns marcadores a serem impostos. Eles são delimitações do aprendizado por meio das observações, pois não se deve mais só querer viver o dia com a despreocupação das inocentes criaturas. Quando já se percebeu que algo foi benéfico, dar, então, continuidade; caso algumas atitudes foram observadas como improdutivas ou prejudiciais, abandoná-las para o seu desfazimento em pó. É tão reconfortante quando o valor é dado às nobres verdades e sentimentos; à simplicidade, completude da vida. 
Muito mais alegria terá o coração quando contemplar o pôr do sol, compartilhar bondosas palavras, amparar o necessitado, valorizar a existência, sorrir para uma saudação, não se negar a crescer e a aprender, propor-se a ouvir e a não julgar, ajudar mais que se omitir, reconhecer os animais como irmãos menores e a natureza como a mãe provedora, proteger o Planeta como a morada temporária e oportunizadora do melhoramento. Sem dúvida, a alegria invadirá o coração que quiser compreender o pequenino início da grandeza da vida.
Somos seres livres para usufruir o mais lindo presente; o que nos aprisiona é a limitação dos bondosos atos e sentimentos. No entanto, hoje pode ser um novo marcador, momento em que soltamos as pesadas correntes dos desacertos e, suavemente, começamos a abraçar a verdadeira energia do progresso.
Bem melhor caminhar pelos campos de flores.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário