terça-feira, 18 de setembro de 2018



Breve filosofia

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Não há discussão quanto à necessidade de esclarecer-se que é muito diferente de ter apenas conhecimento. Muitos homens – sentido geral humano – possuem conhecimento, porém, ainda não podem agir com coerência, pois não introduziram, ainda não assimilaram o sentido.
Primeiro, o homem, de uma forma ou outra, passa a saber que existe o positivo, o benéfico, o belo, mas ainda não consegue alcançar. Ele se interessa realmente e tenta o primeiro passo em direção. E como nos sonhos noturnos não há todas as explicações, no entanto, podemos sentir o tipo de essência de cada ação, assim também é com a conquista para o esclarecimento, que é preciso imprimir uma energia nova e clara para iluminar-se.
Com esse impulso, o homem se desgasta e quase que, imediatamente, tende a voltar para o cômodo lugar onde estava. Entretanto, o homem é feito da mesma energia e matéria que o universo e por isso ele quer progredir e desbravar os muros que o distanciam das luzes; a vida é dinâmica.
Porém, o homem recua muitas vezes e muitas vezes porque para crescer, ele precisa deixar o homem velho para alcançar a verdade que não cessa de apresentar-se e à medida que o pé sobe o degrau, os olhos ficam mais curiosos. É assim o espírito.
E os espíritos seguem, uns mais lentos, outros mais ativos, mas compreenderão a necessidade de se iluminarem, de saírem da ignorância, a necessidade tão real como a existência de Deus.
E as luzes passam a ser mais observadas.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário