terça-feira, 20 de agosto de 2019




Sempre é tempo de aprender

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Era segunda-feira à noite, aula de francês.
Desde o primeiro dia de curso, percebi que um senhor e uma senhora, com aproximadamente mais de setenta anos, casados, tinham os predicativos ideais do aluno aplicado: interesse e disciplina.
Chegavam sempre adiantados e, juntos, traziam a pasta com o material. Ainda se sentavam nas primeiras carteiras. Quanto entusiasmo, quanto exemplo para os alunos mais novos.
Já haviam viajado para alguns países da Europa, comento isso, pois no primeiro dia de aula, acontece a famosa apresentação, dizer o que se faz, o nome, a idade, os objetivos de se aprender novo idioma, quais países se conhece entre outras informações.
Os dois copiavam tudo o que a professora escrevia no quadro, sem contar as explicações orais, anotavam todas.
Eram discentes de francês naquele momento, no entanto professores experientes da vida, educados, gentis, cultos, ou seja, belos companheiros para, em toda aula, ensinarem.
Sempre é tempo para o aprendizado. A idade é o fator que menos importa; o estado de espírito é o regente das conquistas.
Sento-me na fila ao lado dos dois, uma carteira atrás, assim posso observá-los melhor para aprender mais. Além do comprometimento, há também a leveza que para muitos a idade proporciona, como valorizar o real e bem menos as ocasiões supérfluas, aproveitar as oportunidades para, aprimorados, estarem cada vez mais.
Agora devo prestar atenção na aula, é matéria nova, e os dois sábios alunos não param de anotar, eles ainda reforçam a sabedoria de que o tempo é muito precioso, a vida é por demais efêmera e valiosa, cada segundo é dourado e em cada minuto nasce algo novo.
A vida despeja aprendizado ininterruptamente, ou melhor, a vida oportuniza o aprendizado constante para se alcançar o progresso, porém o aluno somente será aprovado para o próximo nível quando conquistar as faculdades exigidas.
Em toda a idade é tempo de aprender, aliás, é o espírito que tem necessidade de crescimento.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário