segunda-feira, 12 de agosto de 2019




Da série de erros frequentes no uso do idioma português, eis mais seis exemplos:
1 - Não os obedecemos, enquanto foram presunçosos.
O correto: Não lhes obedecemos, enquanto foram presunçosos.
Explicação: O verbo obedecer é transitivo indireto, ou seja, requer preposição: Obedecer ao professor. Obedecemos a Jesus. O pronome oblíquo que corresponde ao objeto indireto neste caso é “lhes”, pois o “os” é utilizado somente na função de objeto direto.
2 - Que horas você telefonou?
O correto: A que horas você telefonou?
Explicação: Faltou a preposição “a”, antes do pronome “que”, pois em expressões que indicam as horas se usa essa preposição, como podemos ver em “telefonei às duas horas”.
3 - Informei-lhe do acontecido durante a assembleia.
O correto: Informei-o do acontecido durante a assembleia.
Explicação: O verbo informar tem duas regências diferentes: “informar algo a alguém” ou “informar alguém de algo”. Nesta última forma, ele é seguido de objeto direto, função que é exercida pelo pronome “o”, e não pelo pronome “lhe”.
4 - Essa será a conclusão que o presidente chegará.
O correto: Essa será a conclusão a que o presidente chegará.
Explicação: Faltou na frase a preposição “a”, que rege o verbo chegar, que é transitivo indireto: Quem chega, chega a algum lugar.
5 - Preferia brincar do que trabalhar.
O correto: Preferia brincar a trabalhar.
Explicação: A regência do verbo “preferir” resume-se nesta regra: “prefiro uma coisa a outra”. O primeiro complemento é objeto direto, e o segundo, antecedido da preposição “a”, é objeto indireto.
6 – Fomos todos assistir o filme.
O correto: Fomos todos assistir ao filme.
Explicação: O verbo assistir, quando tem o sentido de ver, pede a preposição “a”: Assistir ao filme. Assistir à novela. Assistir ao jogo de futebol.






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário