quinta-feira, 7 de setembro de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

Brinquedos educativos, brinquedos pedagógicos

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com

As coisas que não têm nome são mais pronunciadas por crianças. Manoel de Barros

 

A infância está naturalmente associada ao brincar. Brincar é parte ativa, agradável e interativa do desenvolvimento infantil. Mas há dois aspectos importantes no brincar: a situação imaginária e as regras. A situação imaginária, criada pela criança, preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. O chocalho que interessa a um bebê não desperta interesse em uma criança mais velha. 

Em certos momentos, considerando as regras, é importante também estimular as habilidades da criança oferecendo a ela brinquedos educativos ou brinquedos pedagógicos.

Mas há diferença entre esses brinquedos?

Os brinquedos educativos são aqueles que, de forma livre, estimulam habilidades importantes para a criança como raciocínio, coordenação motora, noções sobre formas, cores, sons etc. Encaixam-se nessa categoria chocalhos, blocos, brinquedos de empilhar, quebra-cabeças, instrumentos musicais. Incentivadas pelo próprio brinquedo, a criança explora e aprende por si mesma, independente da presença/mediação de um adulto.

Por sua vez, os brinquedos pedagógicos têm principalmente a função de reforçar conteúdos por meio da brincadeira. Esses brinquedos, por sua vez, exigem acompanhamento e orientação de um adulto, sendo, por isso, bastante utilizados em sala de aula. Exemplos desses brinquedos são o material dourado, jogos com letras, jogos com números, dominó etc.

Quando possível, é importante conversar com o professor ou a professora do filho pequeno para saber o que ele está aprendendo na escola e auxiliar o reforço dos conteúdos em casa com os brinquedos pedagógicos.

Por fim, o brincar livre e passeios em família continuam importantes para o desenvolvimento e a alegria da criança: andar de bicicleta no parque, jogar bola, brincar de esconde-esconde, brincar de super-herói…

 

Notinhas

 

Quando a criança brinca com um instrumento musical (um brinquedo educativo), a mediação de um adulto não é determinante e, por isso, a criança é capaz de explorar as possibilidades de uma forma livre e com poucas regras. Já um jogo com letras e números (um brinquedo pedagógico) demanda a mediação de um adulto para explicar as regras à criança, conduzindo a brincadeira. Os brinquedos pedagógicos, por isso, são bastante usados nas escolas.

Brinquedos educativos e pedagógicos podem ser usados em casa ou no ambiente escolar. É preciso, no entanto, ter cuidado em relação à indicação etária. Para escolher entre um brinquedo educativo ou um brinquedo pedagógico, os pais ou o responsável precisam definir o objetivo que querem alcançar: desenvolver habilidades ou reforçar conteúdos.

Em casa, os pais podem também limitar os espaços da brincadeira. Cozinha e banheiro não são lugares para brincar. Se for possível, é bom a criança ter seu quarto de brinquedos.

 

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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

 

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