CINCO-MARIAS
Brinquedos educativos, brinquedos pedagógicos
EUGÊNIA PICKINA
As coisas que não têm
nome são mais pronunciadas por crianças. Manoel de Barros
A infância está
naturalmente associada ao brincar. Brincar é parte ativa, agradável e
interativa do desenvolvimento infantil. Mas há dois aspectos importantes no
brincar: a situação imaginária e as regras. A situação imaginária, criada pela
criança, preenche necessidades que mudam de acordo com a idade. O chocalho que
interessa a um bebê não desperta interesse em uma criança mais velha.
Em certos momentos,
considerando as regras, é importante também estimular as habilidades da criança
oferecendo a ela brinquedos educativos ou brinquedos pedagógicos.
Mas há diferença
entre esses brinquedos?
Os brinquedos
educativos são aqueles que, de forma livre, estimulam habilidades importantes
para a criança como raciocínio, coordenação motora, noções sobre formas, cores,
sons etc. Encaixam-se nessa categoria chocalhos, blocos, brinquedos de
empilhar, quebra-cabeças, instrumentos musicais. Incentivadas pelo próprio
brinquedo, a criança explora e aprende por si mesma, independente da
presença/mediação de um adulto.
Por sua vez, os
brinquedos pedagógicos têm principalmente a função de reforçar conteúdos por
meio da brincadeira. Esses brinquedos, por sua vez, exigem acompanhamento e
orientação de um adulto, sendo, por isso, bastante utilizados em sala de aula.
Exemplos desses brinquedos são o material dourado, jogos com letras, jogos com
números, dominó etc.
Quando possível, é
importante conversar com o professor ou a professora do filho pequeno para
saber o que ele está aprendendo na escola e auxiliar o reforço dos conteúdos em
casa com os brinquedos pedagógicos.
Por fim, o brincar
livre e passeios em família continuam importantes para o desenvolvimento e a
alegria da criança: andar de bicicleta no parque, jogar bola, brincar de
esconde-esconde, brincar de super-herói…
Notinhas
Quando a criança
brinca com um instrumento musical (um brinquedo educativo), a mediação de um
adulto não é determinante e, por isso, a criança é capaz de explorar as
possibilidades de uma forma livre e com poucas regras. Já um jogo com letras e
números (um brinquedo pedagógico) demanda a mediação de um adulto para explicar
as regras à criança, conduzindo a brincadeira. Os brinquedos pedagógicos, por
isso, são bastante usados nas escolas.
Brinquedos educativos
e pedagógicos podem ser usados em casa ou no ambiente escolar. É preciso, no
entanto, ter cuidado em relação à indicação etária. Para escolher entre um
brinquedo educativo ou um brinquedo pedagógico, os pais ou o responsável
precisam definir o objetivo que querem alcançar: desenvolver habilidades ou
reforçar conteúdos.
Em casa, os pais
podem também limitar os espaços da brincadeira. Cozinha e banheiro não são
lugares para brincar. Se for possível, é bom a criança ter seu quarto de
brinquedos.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência
ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São
Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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