quinta-feira, 14 de setembro de 2023

 



CINCO-MARIAS

 

O livro, na infância, estimula o aprendizado da língua portuguesa

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


Quem mal lê, mal ouve, mal fala, mal vê
. Monteiro Lobato

 

Quando falamos em Língua Portuguesa, aludimos quase sempre à escola, à figura do professor de português. No entanto, mesmo no âmbito doméstico, podemos ajudar a criança a construir o hábito de leitura e, com isso, aprimorar naturalmente seu relacionamento com o idioma nativo.

Mas a partir de qual idade os pais poderão incentivar o amor ao livro?

Desde os anos iniciais a criança é capaz de observar e replicar o comportamento dos pais ou responsável e, desse modo, pegar gosto pelos livros. Por isso, é fundamental explorar oportunidades – visitar bibliotecas, livrarias – para incorporar a leitura na rotina da criança e o adulto dando o exemplo.

Ler livros, desde cedo, é uma forma criativa de descobrir palavras, ampliar vocabulário, estruturar uma linha lógica de pensamento, sendo, sem dúvida, uma forma mais natural de aprender a norma da língua. Em casa, o acesso fácil ao livro fomenta o desenvolvimento cognitivo e linguístico das crianças e, por isso, oferecer livros variados aos filhos pequenos implica verdadeiramente uma ação com função educativa.

Quando a criança estiver habituada aos livros, é importante que os pais ou o responsável também incentivem diálogos sobre as histórias lidas, levantando dúvidas e questões que possam potencializar o interesse por novas histórias. Permitir que a criança se expresse, emita opinião, compartilhe descobertas, dúvidas, conclusões…

E você, no dia a dia, incentiva o hábito da leitura em sua casa, com seus filhos?

 

Notinha

 

Alguns cuidados são essenciais para que a criança se interesse pela leitura: ofereça livros que estão de acordo com a faixa etária da criança; não force a leitura (livro é brinquedo); deixe livros espalhados em lugares de fácil acesso; ao ler para os filhos, interprete frases e história, dando vida aos personagens ao descrever as imagens que ilustram as páginas.

Até os dois anos, o interesse infantil diz respeito principalmente às imagens e texturas dos livros, e o interessante nessa fase é que os livros sejam capazes de despertar a curiosidade.

Entre os dois e três anos, livros relacionados à rotina da criança costumam agradar bastante – por exemplo, livros que auxiliam no desfralde ou mesmo aqueles que abordem as pequenas tarefas, como arrumar a cama, escovar os dentes, tomar banho etc.

Dos três até os seis anos de vida, a criança encontra no livro uma forma de lazer. As imagens são ainda de grande importância, mas as histórias despertam curiosidade e interesse. Cabe aos pais explorar determinados momentos do dia — como o tempo antes de dormir — para ler histórias, contextualizar e falar sobre o que é contado na história.

Há nove países que utilizam o português como idioma oficial: Brasil, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Guiné-Bissau.

 

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Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 



 

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