CINCO-MARIAS
Histórias infantis são importantes para as crianças
EUGÊNIA PICKINA
eugeniapickina@gmail.com
Para os adultos que temem o conteúdo desagradável
de um conto infantil, norteado por dragões ou monstros terríveis, é fundamental
compreender que esses enredos existem para que a criança possa projetar sua
raiva ou sua tristeza sobre eles – o lobo de Chapeuzinho, por
exemplo.
Ao ouvir uma história, a criança associa aquilo que
é narrado às suas próprias vivências. Esse processo de identificação colabora
para que ela encontre recursos para lidar com situações diversas, conflitos e
emoções.
Na primeira infância, sobretudo, ouvir histórias é
uma importante ferramenta na formação da identidade e dos valores de toda
criança. Além de ajudar a desenvolver o imaginário, capacidades cognitivas e a
inteligência emocional, elas também podem ser uma valiosa oportunidade para
momentos de maior vínculo com os pais. Pois o hábito exercita a proximidade e
auxilia para que pais e filhos construam juntos um ambiente de confiança e
contato, principalmente em famílias com a vida mais corrida, favorecendo mais
tarde o estabelecimento de espaços de conversa com os pais.
Sem dúvida, as histórias também têm uma forte
influência na compreensão das crianças sobre os papéis culturais e de gênero,
transmitindo valores, crenças, atitudes e normas sociais que, por sua vez,
moldam suas percepções sobre a realidade. Por isso, as crianças ainda aprendem,
por meio das histórias, a desenvolver uma perspectiva crítica sobre como se
engajar na ação social. Em consequência, as narrativas ajudam as crianças a
desenvolver a empatia e a cultivar imaginação, tolerância e pensamento crítico.
Quando eu era pequena e ouvia as histórias, quantas
vezes me identifiquei com a coragem do príncipe, a sabedoria do rei, a
fragilidade da princesa, a raiva da bruxa e senti temor pela maldade do dragão.
Uma história prende a atenção, promovendo o
enriquecimento na vida interior da criança, auxiliando-a a entender melhor seus
sentimentos. Assim como nas brincadeiras, as histórias e os contos infantis têm
um papel importante no desenvolvimento intelectual e emocional da criança.
Melhor não privar uma criança de ouvir uma boa história:
“Era uma vez... (…) e viveram felizes para sempre”. Esse hábito reforça a
compreensão de que, tal como a imaginação, a esperança precisa igualmente ser
dia a dia alimentada.
*
Eugênia
Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia
Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros
infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da
consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).
Especialista
em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), ministra
cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de
São Paulo e no Paraná, onde vive.
Seu
contato no Instagram é @eugeniapickina
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