Depois da Morte
Léon Denis
Parte 12 e final
Concluímos hoje o estudo
metódico e sequencial do livro Depois da
Morte, de autoria de Léon Denis, de acordo com a tradução feita por
Torrieri Guimarães, publicada pela Hemus Livraria Editora Ltda. Esperamos que
este estudo constitua para o leitor uma forma de iniciação aos chamados Clássicos
do Espiritismo.
Cada parte compõe-se
de:
- questões preliminares
- texto para
leitura.
As respostas
correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto
indicado para leitura.
Questões preliminares
A. Que representa o
trabalho para as criaturas humanas?
B. A sobriedade e a
castidade são virtudes que devemos cultivar?
C. Que importância
tem a educação para o progresso dos povos?
D. Quais são,
segundo este livro, os princípios essenciais da filosofia espírita?
Texto para leitura
240. O trabalho é
lei em todos os planetas, mas torna-se mais suave à medida que a vida se apura.
Quando o homem se ocupa com seu trabalho, as paixões se aquietam e acalmam-se
as angústias do Espírito. (P. 315)
241. A antiguidade
romana considerava desonroso o trabalho e disso derivou sua esterilidade moral,
sua corrupção. A filosofia espírita mostra-nos na lei do trabalho o princípio
de todo o progresso. (P. 316)
242. Para conservar
a alma livre, a inteligência sadia, lúcida a razão, a primeira condição é
sermos sóbrios e castos: é preciso reduzir a soma das exigências materiais,
comprimir os sentidos, domar os apetites vis. (P. 317)
243. A sobriedade e
a continência caminham juntas: os prazeres da carne amolecem-nos, enervam-nos,
afastam-nos do caminho da sapiência. (P. 317)
244. A família, o
amor da esposa, o afeto dos filhos, a sadia atmosfera do lar são preservativos
poderosos contra as paixões. (P. 317)
245. A sobriedade, a
continência, a luta contra as seduções dos sentidos não são, como querem os
mundanos, uma infração às leis naturais, uma mutilação da vida. (P. 318)
246. Ao contrário,
revelam profunda compreensão das leis superiores, clara intuição do futuro. O
Espírito do voluptuoso consome-se, após a morte, em inúteis desejos. Quem
coloca a felicidade nos prazeres da carne priva-se por muito tempo da paz de
que gozam os Espíritos elevados. (PP. 318 e 319)
247. O estudo é
fonte de doces e puras alegrias, liberta-nos das preocupações vulgares e faz
com que esqueçamos as dores da vida. (P. 320)
248. As gerações transformam-se
e aperfeiçoam-se pela educação; por isso, a educação da infância requer o
máximo cuidado. (P. 323)
249. Não basta,
porém, ensinar à criança os elementos da ciência: tão essencial quanto ler,
escrever e contar, é saber governar-se e conduzir-se como ser racional,
consciente, que enfrenta a vida armado não só para a luta material mas,
sobretudo, para a luta moral. (P. 323)
250. Raramente uma
boa educação moral é obra de professores: para despertar na criança as
primeiras aspirações ao bem, para modificar um caráter difícil, são necessários
a firmeza, a perseverança e o amor de que é capaz apenas o coração de um pai ou
de uma mãe. (P. 324)
251. Mas a tarefa do
educador não é tão difícil quanto parece e não exige nenhuma cultura
científica: pequenos e grandes podem dedicar-se a ela quando compreendem o alto
escopo e as consequências da educação. (P. 324)
252. Considerando as
tendências que a criança traz, devemos aplicar-nos a desenvolver-lhe as boas e
a aniquilar as más. Não propiciemos demasiadas alegrias aos nossos filhos e não
confiemos nossos filhos a outros, a menos que isso seja absolutamente necessário.
(P. 324)
253. Uma educação
baseada no conceito exato da existência mudaria a face do mundo. Fazei que cada
família transmita sua fé aos filhos. Falemos ao coração deles e, ensinando-os a
despojar-se de suas imperfeições, lembremos que a verdadeira ciência consiste
em nos tornarmos melhores. (P. 325)
254. A aplicação dos
sistemas preconizados pelo Socialismo não apresentou, até o momento, senão
resultados mesquinhos. (P. 327)
255. É que para
viver associados exigem-se raras qualidades: a causa do mal e seu remédio não
estão onde geralmente os buscamos; são vãs as criações artificiais enquanto o
indivíduo não se melhora. (P. 327)
256. A mulher ocupa,
nos trabalhos espíritas, posição eminente, pois que, dada a delicadeza de seu
sistema nervoso, é dentre as mulheres que saem os melhores médiuns. (P. 330)
257. Os Espíritos
afirmam que, encarnando-se de preferência num corpo feminino, a alma se eleva
mais rapidamente para a perfeição. (P. 330)
258. Se queres
libertar-te dos males terrenos e fugir às reencarnações dolorosas, guarda bem
esta lei moral: não dês senão o indispensável ao homem material, ser efêmero
que terminará com a morte; cultiva com amor o Espírito, que é imortal;
afasta-te das coisas perecíveis: honras, riquezas, prazeres mundanos, porque
tudo são fumaças e apenas o bem, o belo, o verdadeiro são eternos. (PP. 332 e
333)
259. No capítulo LVI
deste livro, o autor resume em 9 itens os princípios essenciais da filosofia
dos Espíritos: Deus, evolução, imortalidade da alma, a educação da alma como
finalidade da vida etc. (PP. 333 a 336)
260. A vida
terrestre é uma escola na qual a alma se educa e aperfeiçoa com o trabalho, o
estudo, o sofrimento. A felicidade e a dor não são eternas. (P. 334)
261. O bem é a lei
suprema do Universo, a finalidade da evolução dos seres. O mal não tem
existência própria; é efeito de um contraste: é o estado de inferioridade pelo
qual passam todos os seres, na sua ascensão para um estado melhor. (P. 335)
262. Sendo a
educação da alma a finalidade da vida, é útil resumir os seus preceitos:
reprimir as necessidades grosseiras, os apetites materiais e criar para si
necessidades intelectuais e elevadas; lutar, combater, sofrer, se preciso, para
o progresso dos homens e dos mundos; encaminhar os semelhantes para a luz da
verdade e do belo; amar a verdade e a justiça, praticar com todos a caridade, a
benevolência. Eis o segredo da felicidade futura, eis o dever! (P. 336)
263. De todas as
teorias, a espírita é a única que nos fornece a prova objetiva da sobrevivência
do ser e ensina-nos o modo de corresponder-nos com aqueles que, impropriamente,
chamamos mortos. (P. 338)
264. O Espiritismo
não tem outra ambição senão a de tornar os homens mais felizes, fazendo-os
melhores; e a todos traz calma, confiança, firmeza na provação. (P. 338)
265. Tudo quanto é
material é efêmero: as gerações passam como as ondas do mar, os impérios
desmoronam-se, os mundos perecem, os sóis se apagam; tudo termina, tudo
desaparece, mas três coisas existem que vêm de Deus e, como Deus, são eternas:
Sabedoria, Virtude, Amor! Esforça-te por conquistá-las; alcançando-as, tu te
elevarás acima do que é passageiro e transitório, para apenas gozares o que é
eterno. (P. 340)
Respostas às questões preliminares
A. Que representa o trabalho para as criaturas humanas?
O trabalho é lei em
todos os planetas, mas torna-se mais suave à medida que a vida se apura. Quando
o homem se ocupa com seu trabalho, as paixões se aquietam e acalmam-se as
angústias do Espírito. Se a antiguidade romana considerava desonroso o trabalho
e disto derivou sua esterilidade moral, a filosofia espírita mostra-nos na lei
do trabalho o princípio de todo o progresso. (Depois da Morte, cap. LII, pp. 315 e 316.)
B. A sobriedade e a castidade são virtudes que devemos
cultivar?
Evidentemente. Para
conservar a alma livre, a inteligência sadia, lúcida a razão, a primeira
condição é sermos sóbrios e castos. É preciso reduzir a soma das exigências
materiais, comprimir os sentidos, domar os apetites vis. A sobriedade e a
continência caminham juntas; os prazeres da carne amolecem-nos, enervam-nos,
afastam-nos do caminho da sapiência. A sobriedade, a continência, a luta contra
as seduções dos sentidos não são, como querem os mundanos, uma infração às leis
naturais, uma mutilação da vida. Ao contrário, revelam profunda compreensão das
leis superiores, clara intuição do futuro. O Espírito do voluptuoso consome-se,
após a morte, em inúteis desejos. Quem coloca a felicidade nos prazeres da
carne, priva-se por muito tempo da paz de que gozam os Espíritos elevados.
(Obra citada, cap. LII, pp. 317 a 319.)
C. Que importância tem a educação para o progresso dos
povos?
A educação é de
fundamental importância para o progresso dos povos. As gerações transformam-se
e aperfeiçoam-se pela educação; por isso, a educação da infância requer o
máximo cuidado. Não basta, porém, ensinar à criança os elementos da ciência.
Tão essencial quanto ler, escrever e contar, é saber governar-se e conduzir-se
como ser racional, consciente, que enfrenta a vida armado não só para a luta
material mas, sobretudo, para a luta moral. Raramente uma boa educação moral é
obra de professores; para despertar na criança as primeiras aspirações ao bem,
para modificar um caráter difícil, são necessários a firmeza, a perseverança e
o amor de que é capaz apenas o coração de um pai ou de uma mãe. Mas a tarefa do
educador não é tão difícil quanto parece e não exige nenhuma cultura
científica. Pequenos e grandes podem dedicar-se a ela quando compreendem o alto
escopo e as consequências da educação. Considerando as tendências que a criança
traz, devemos aplicar-nos a desenvolver-lhe as boas e a aniquilar as más. Não propiciemos
demasiadas alegrias aos nossos filhos e não confiemos nossos filhos a outros, a
menos que isso seja absolutamente necessário. Uma educação baseada no conceito
exato da existência mudaria a face do mundo. Falemos ao coração de nossos
filhos e, ensinando-os a despojar-se de suas imperfeições, lembremos que a
verdadeira ciência consiste em nos tornarmos melhores. (Obra citada, cap. LIII
a LV, pp. 323 a 325.)
D. Quais são, segundo este livro, os princípios
essenciais da filosofia espírita?
Deus, evolução,
imortalidade da alma e a educação como finalidade da vida. Para o Espiritismo,
a vida terrestre é uma escola na qual a alma se educa e aperfeiçoa com o
trabalho, o estudo, o sofrimento. O bem é a lei suprema do Universo, a
finalidade da evolução dos seres. O mal não tem existência própria; é efeito de
um contraste, é o estado de inferioridade pelo qual passam todos os seres, na
sua ascensão para um estado melhor. (Obra citada, cap. LVI e Conclusão, pp. 333
a 336.)
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