Os elementos gerais do Universo
Este é o módulo 56 de uma série que esperamos sirva
aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo
compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões
apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura.
Questões para debate
1. Que é que hoje a Ciência entende por matéria?
2. Como o Espiritismo define a matéria?
3. Há quantos elementos gerais no Universo?
4. Que informações o Espiritismo nos dá com
relação ao fluido universal?
5. Com relação à matéria, que é que nos ensina a
Doutrina Espírita?
Texto para leitura
A matéria existe em estados que o homem ignora
1. Além da Ciência, que é a fonte dos
conhecimentos que o homem pode adquirir com o próprio esforço, aplicando a
inteligência, a lógica dos raciocínios e o método experimental, tem ele na
revelação outra importante fonte de aquisição de conhecimentos. Deus permite
que a revelação lhe seja feita por intermédio de Espíritos Superiores, no
domínio exclusivo da ciência pura, isto é, sem quaisquer objetivos
utilitaristas, aplicação prática ou tecnológica.
2. A Ciência terrena limitou-se até hoje a
considerar como únicas realidades existentes a matéria e a energia.
Aprofundando-se, no entanto, no estudo desses dois elementos, o homem chegou à
conclusão de que estão eles de tal modo e tão estreitamente relacionados que
representam, em verdade, duas expressões de uma só e mesma realidade, não sendo
a matéria mais do que energia condensada ou concentrada, limitada em sua força
e dinamismo próprios, verdadeiramente escravizada, encerrada, em âmbitos
restritos para formar as massas densas dos corpos materiais.
3. Inversamente, em determinadas condições, é a
matéria atingida em sua massa, desconcentrando-se, descondensando-se,
desintegrando-se e libertando energia em radiações diversas de natureza
corpuscular. Há, assim, sempre, lado a lado no Universo, matéria densa e
energia livre em interações recíprocas, que condicionam os dois processos
inversos de condensação e de libertação de energia. Enorme já é o acervo de
conhecimentos que sobre esse aspecto do Universo a Ciência e a tecnologia
permitiram ao homem acumular, mas que, evidentemente, escapa aos objetivos
deste resumo.
4. É importante, no entanto, assinalar que a
Ciência não considera, na constituição do Universo, senão o elemento material,
quer em seu estado denso, quer em suas manifestações energéticas. A revelação
não procedeu assim e foi além, ao ensinar que existem fundamentalmente dois
elementos gerais no Universo: o elemento material e o elemento espiritual. E
mais: o elemento material não abrange somente as formas densas, visíveis e
tangíveis, dotadas de massa e ponderabilidade, extensão e impenetrabilidade,
mas também estados sutis, inacessíveis aos nossos sentidos, em que desaparecem
a tangibilidade e a ponderabilidade e surge a característica penetrabilidade,
com relação à massa densa.
5. Ao tratar do assunto, em resposta a pergunta
formulada por Kardec, os Espíritos Superiores esclareceram que a matéria existe
em estados que o homem ignora e pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que
nenhuma impressão causa aos sentidos. Definindo-a, eles disseram: “A matéria é
o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e sobre o
qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação”. (Cf. O Livro dos Espíritos, questão 22.)
Matéria e espírito são os elementos gerais do Universo
6. Conforme o ensinamento que os Espíritos transmitiram
naquela oportunidade, dois são os elementos gerais do Universo: a matéria e o
espírito, e acima de tudo, Deus, o Criador, o Pai de todas as coisas. Deus,
espírito e matéria constituem, portanto, o princípio de tudo o que existe, a
trindade universal.
7. Informam, no entanto, os instrutores invisíveis
que ao elemento material é preciso juntar o fluido universal, que desempenha o
papel de intermediário entre o espírito e a matéria propriamente dita, demais
grosseira para que o espírito possa exercer ação sobre ela.
8. Embora seja lícito classificá-lo como elemento
material, o fluido universal dele se distingue por propriedades especiais. Ele
está colocado entre o espírito e a matéria. É fluido, como a matéria é matéria,
e suscetível, por suas inumeráveis combinações com a matéria, de produzir sob a
ação do espírito a infinita variedade das coisas de que somente conhecemos uma
parte mínima. O fluido universal, também chamado de fluido cósmico, primitivo
ou elementar, é não só o agente de que o espírito se utiliza, mas também o
princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e não
adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.
9. Tudo no Universo, como vemos, procede de Deus,
que criou o fluido universal que enche o espaço infinito e é, verdadeiramente,
o elemento primitivo a partir do qual se forma o que no Universo é material,
como os planetas e os seres. Mas Deus criou também o espírito, elemento
inteligente, que é submetido a longa elaboração através dos diversos reinos da
Natureza. Ao longo desse processo, o princípio inteligente recebe impressões
que, pela repetição, vão-se fixando, dando origem a automatismos, reflexos,
memória, instintos e hábitos que acabam por integrar-se em individualidades
conscientes, dotadas de razão e vontade, livre-arbítrio e responsabilidade.
10. A ideia criadora procede, portanto, de Deus e
pode surgir no espírito, do que se conclui que só o espírito pode conceber ideias;
a matéria, não. A ideia toma forma pela ação da vontade divina ou do espírito
sobre o fluido universal que, pela sua natureza intermediária entre o espírito
e a matéria, está apto a receber influência daquele, transmitindo-a a
esta.
O fluido universal é o princípio elementar de todas as coisas
11. Em síntese, Kardec consigna em sua obra os
seguintes ensinamentos acerca do fluido universal: 1º - O fluido universal é
uma criação divina, não uma emanação do Criador. 2º - É ele o princípio
elementar de todas as coisas. 3º - Para encontrá-lo em sua simplicidade
absoluta, é preciso ascender aos Espíritos puros, porque em nosso mundo ele
está mais ou menos modificado, para formar a matéria compacta que nos cerca. 4º
- O estado que mais se aproxima de sua simplicidade absoluta é o que chamamos
fluido magnético animal. 5º - O fluido universal é imponderável.
12. Com relação à matéria, ensina o Espiritismo: 1º
- A matéria é formada de um só elemento primitivo; os corpos considerados
simples são, em verdade, transformações da matéria primitiva. 2º - As
propriedades da matéria decorrem das modificações que as moléculas elementares
sofrem, em certas circunstâncias, por efeito da sua união. 3º - A matéria
elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e de adquirir
todas as propriedades. 4º - É acertada a opinião dos que dizem que há na
matéria apenas duas propriedades essenciais: a força e o movimento. As demais
propriedades não passam de efeitos secundários que variam conforme a
intensidade da força, a direção do movimento e a disposição das moléculas. 5º -
As moléculas têm forma, que é constante nas moléculas elementares primitivas e
variável nas moléculas secundárias, que nada mais são que aglomerações das
primeiras. 6º - O que chamamos molécula está muito longe da molécula elementar.
13. Os ensinamentos espíritas com relação à
matéria constituem admirável antecipação das verdades sobre a descontinuidade
da matéria e a sua unicidade. A primeira já foi provada experimentalmente pela
Ciência; a segunda é admitida hoje como inteiramente provável.
14. Com efeito, embora se considerem atualmente,
na base da constituição da matéria, além das moléculas e dos átomos, numerosas
outras partículas, como os hádrons [1] e os léptons [2], ao tempo de Kardec as
partículas consideradas como as menores porções das substâncias chamavam-se
moléculas. Kardec não podia, portanto, empregar em sua época outro termo senão
moléculas para designar essas partículas, tanto as que representam a matéria
densa como os estados sutis da matéria derivados diretamente do fluido
universal.
15. A ideia é, porém, a mesma, ou seja, a matéria
é una e, apesar de sua aparente diversidade, todas as modalidades de
substâncias nada mais são que modificações da matéria cósmica ou substância
elementar primitiva, da qual deriva tudo o que é material no Universo.
Respostas às questões propostas
1. Que é que hoje a Ciência entende por matéria?
Matéria não é senão energia condensada ou
concentrada, limitada em sua força e dinamismo próprios, verdadeiramente
escravizada, encerrada, em âmbitos restritos para formar as massas densas dos corpos
materiais.
2. Como o Espiritismo define a matéria?
Segundo a Doutrina Espírita, a matéria existe em
estados que o homem ignora e pode ser, por exemplo, tão etérea e sutil que
nenhuma impressão causa aos sentidos. Definindo-a, diz o Espiritismo: “A
matéria é o laço que prende o Espírito; é o instrumento de que este se serve e
sobre o qual, ao mesmo tempo, exerce sua ação”.
3. Há quantos elementos gerais no Universo?
Dois são, segundo o Espiritismo, os elementos
gerais do Universo: a matéria e o espírito, e acima de tudo, Deus, o Criador, o
Pai de todas as coisas. Mas - lembram os imortais - ao elemento material é
preciso juntar o fluido universal, que desempenha o papel de intermediário
entre o espírito e a matéria propriamente dita, que é por demais grosseira para
que o espírito possa exercer ação sobre ela.
4. Que informações o Espiritismo nos dá com relação ao fluido
universal?
Embora seja lícito classificá-lo como elemento
material, o fluido universal se distingue por propriedades especiais. Ele está
colocado entre o espírito e a matéria. É fluido, como a matéria é matéria, e
suscetível, por suas inumeráveis combinações com a matéria, de produzir sob a
ação do espírito a infinita variedade das coisas de que somente conhecemos uma
parte mínima. O fluido universal, também chamado de fluido cósmico, primitivo
ou elementar, é não só o agente de que o espírito se utiliza, mas também o
princípio sem o qual a matéria estaria em perpétuo estado de divisão e não
adquiriria as qualidades que a gravidade lhe dá.
5. Com relação à matéria, que é que nos ensina a Doutrina Espírita?
A matéria é formada de um só elemento primitivo;
os corpos considerados simples são, em verdade, transformações da matéria
primitiva. As propriedades da matéria decorrem das modificações que as
moléculas elementares sofrem, em certas circunstâncias, por efeito da sua
união. A matéria elementar é suscetível de experimentar todas as modificações e
de adquirir todas as propriedades. Há na matéria apenas duas propriedades
essenciais: a força e o movimento. As demais propriedades não passam de efeitos
secundários que variam conforme a intensidade da força, a direção do movimento
e a disposição das moléculas. As moléculas têm forma, que é constante nas
moléculas elementares primitivas e variável nas moléculas secundárias, que nada
mais são que aglomerações das primeiras.
[1] Hádron: designação genérica de partículas que sofrem interações
fortes, e da qual se conhecem dois tipos: os bárions, formados por três quarks,
e os mésons, formados por um quark e um antiquark.
[2] Lépton: Férmion que não sofre interação forte e interage com outras
partículas através de interações fracas, eletromagnéticas ou gravitacionais.
São léptons: o elétron, o múon, o tau, e os neutrinos associados a cada uma
dessas partículas. O número de léptons se conserva nas interações entre
partículas. Para cada lépton existe uma antipartícula equivalente.
Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, itens 17 a 34.
O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec, item 74.
Ciências Físicas e
Biológicas, de José Coimbra Duarte, 26ª edição, págs. 17 a
19.
Nota:
Eis os links que remetem aos 3
últimos textos:
Módulo 53 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_9.html
Módulo 54 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_16.html
Módulo 55 - https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com.br/2017/11/iniciacao-ao-estudo-da-doutrina-espirita_23.html
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