terça-feira, 31 de maio de 2022

 



Seja feito o bem quanto antes

 

Sem protelação

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

De Londrina-PR

 

Imagine só se o Sol protelasse para lançar os seus lindos raios de vida. Ou se a Lua se escondesse e não quisesse pratear a noite escura um pouco misteriosa demais. Ou ainda se os poetas, os escritores deixassem para depois os seus escritos, muitas vezes, palavras que salvaram tantas pessoas e continuarão a salvar. Imagine só se os cientistas protelassem o desenvolvimento de medicamentos que asseguram vidas. Ou se os pais deixassem para mais tarde os cuidados com os filhos. Se um amigo não preservasse mais a amizade. Ou se o professor adiasse o ensino ao aluno.

Da mesma forma como tantas benéficas ações adiadas causariam dificuldade e infelicidade a tantos, assim, quando adiamos as nossas realizações, nossos projetos, também várias pessoas que poderiam se beneficiar ‒ começando por nós ‒ deixam de receber essas belas e positivas energias e o que é propício demora mais a chegar. É necessário fé, disciplina, responsabilidade, comprometimento e amor para que os bons acontecimentos ocorram.

O medo em exagero paralisa o corpo e a mente. A insegurança exacerbada impossibilita qualquer ação, pois aumenta demais o grau de incapacidade. A timidez ‒ sutil disfarce do orgulho ‒ traz a sensação de que o quarto solitário é o único frio lugar a se ficar. Tudo o que é exagerado desequilibra os sentidos e a razão e tende a ser um obstáculo às benfazejas realizações.

Quando se há algo bom a fazer, quanto antes se dê o seu início, pois muitas criaturas (que nem imaginamos) podem ser beneficiadas. A vida, observada de cima, não possui muros altos, isolamentos, separação; na realidade, tudo está interligado e um acontecimento depende de outro para a vida continuar com a sua plena sabedoria.

Somos responsáveis por nós próprios e, ao mesmo tempo, causamos as consequências também para o coletivo ‒ para tudo há a sua razão. No entanto protelar algo bom é como não querer se alimentar diante de uma saudável comida após dias sem nada comer. Não há sentido.

Quando nos dispomos a realizar alguma produtiva ação para o Universo, ele se incumbe de encaminhar todo amparo para essa concretização. E o nosso Pai é o criador do Universo.

Sempre que houver algo benéfico a realizarmos não demoremos muito porque, de acordo com o encadeamento natural, ações positivas geram outras semelhantes ações.

Quem posterga o bom trabalho, assim posterga felicidade e ajuda a muitos corações.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 

 

 

 

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segunda-feira, 30 de maio de 2022

 



Trilhas da Libertação

 

Manoel Philomeno de Miranda

 

Parte 14

 

Prosseguimos neste espaço o estudo metódico e sequencial do livro Trilhas da Libertação, obra de autoria de Manoel Philomeno de Miranda, psicografada por Divaldo P. Franco e publicada em 1995. Este estudo será publicado neste blog sempre às segundas-feiras.

Eis as questões de hoje:

 

105. Os sequazes do Soberano das Trevas romperam as defesas da Casa Espírita, ou elas lhes foram franqueadas de propósito pelos Benfeitores espirituais?

Elas lhes foram franqueadas de propósito, embora os adversários do Bem pensassem o contrário. O primeiro Espírito a comunicar-se foi o perturbador que estimulara d. Augusta à cena constrangedora contra o médium Francisco. O diálogo com o doutrinador foi inicialmente muito difícil, mas no final, graças às palavras do Sr. Almiro e à intervenção dos Amigos Espirituais, que envolveram o Espírito em diáfana claridade que o reconfortou, asserenando-o como se fora um bálsamo etéreo, ele baqueou, exclamando: “Rendo-me! Não aguento mais este cativeiro. Tenho ânsia de liberdade. Ajude-me, Deus!” Enquanto o Sr. Almiro lhe dirigiu palavras de incentivo, dr. Carneiro envolveu o comunicante em fluidos anestesiantes e ele foi retirado entorpecido, em quase sono, a fim de ser transferido depois para a Colônia a que se vinculava o médico, para tratamento e renovação. (Trilhas da Libertação. O Enfrentamento, pp. 284 a 289.)

106. Quando o Espírito comunicante – o antigo Khan –, tomado de estupor, estava a ponto de quase levar a médium a um ataque de apoplexia, que providência foi tomada pelos benfeitores espirituais?

Nesse momento, o benfeitor Fernando aproximou um aparelho vibrador, que foi acoplado à cabeça da médium, e descargas azuladas envolveram o agressor. Lentamente ele cedeu e derreou, sendo posto, após deslindado da médium, sobre uma mesa ao lado. Ato contínuo, os cooperadores do irmão Vicente atiraram uma rede magnética com malhas luminosas sobre os apaniguados do visitante, impedindo-os de escapar. A médium voltou à lucidez e o clima de harmonia da reunião foi refeito. (Obra citada. O Enfrentamento, pp. 289 e 290.)

107. É verdade que o perispírito ou psicossoma é fixado ao corpo físico por meio dos chakras?

Sim. Pelo menos essa é a informação que Manoel P. de Miranda nos transmite na presente obra. (Obra citada. A Luta Prossegue, pp. 293 a 295.)

108. Por que a incorporação mediúnica é benéfica ao Espírito comunicante?

Segundo o dr. Carneiro, durante a comunicação o perispírito do médium absorve parte da energia cristalizada no Espírito, diminuindo-a neste. O comunicante, por sua vez, recebe o que chamamos choque do fluido animal do médium, cuja finalidade é abalar as camadas sucessivas das ideias absorvidas e condensadas no Espírito. Desse modo, quando um Espírito de baixo teor mental se comunica, mesmo que não seja convenientemente atendido, o referido choque do fluido animal produz-lhe alteração vibratória, melhorando-lhe a condição psíquica e predispondo-o a próximo despertamento. (Obra citada. A Luta Prossegue, pp. 295 e 296.)

109. A sombra nada pode fazer contra a luz. Por que esse fato igualmente se verifica nas questões de ordem espiritual e moral?

A explicação desse fato, que é bem conhecido, foi dada ao ex-siberiano pelo Dr. Carneiro. “Não há como negar a superioridade do Bem”, argumentou o médico baiano. “A Força Positiva é a geradora da vida e das suas manifestações; a negativa expressa o uso incorreto dos valores da energia, sendo, portanto, impotente, ante a expressão maior.” Dito isso, o médico acrescentou: “Eis o que desejamos do amigo: a sua mudança de comportamento, o seu despertar para a realidade que se nega. Até quando, perguntamos-lhe, permanecerá na obstinação do mal? Será crível que a sombra anule a luz? Por mais se sofisme, uma chispa na treva comprova a legitimidade da sua potência.” (Obra citada. A Luta Prossegue, pp. 297 e 298.)

110. Havendo o ex-siberiano assumido uma forma satânica, com todos os ingredientes que a imaginação humana conferiu à figura do diabo, como foi que Dr. Carneiro conseguiu que ele reassumisse a sua condição humana?

Depois de afirmar que o diabo é uma figuração concebida pelas mentes passadas, ignorantes e temerárias, hoje totalmente ultrapassada, permanecendo somente na imaginação que a agasalha e a incorpora, Dr. Carneiro aproximou-se da médium e começou a aplicar passes longitudinais, depois circulares, no sentido oposto ao movimento dos ponteiros do relógio, alcançando o chakra cerebral da Entidade comunicante, que teimava na fixação. Sem pressa e ritmadamente, o Benfeitor prosseguiu com os movimentos corretos, enquanto dizia: “Tuqtamich, você é gente... Tuqtamich, você é gente...” A voz tornou-se monocórdia, contínua, enquanto os movimentos prosseguiam. Suas mãos despediam anéis luminosos que passaram a envolver o Espírito e, a pouco e pouco, romperam-se as construções que o ocultavam, caindo como destroços que se houvessem arrebentado de dentro para fora. O manto rubro pareceu, então, incendiar-se e a cauda tombou inerme. Os demais adereços da composição, igualmente, despedaçaram-se e caíram no chão. Para surpresa de todos, a forma e as condições assumidas pelo Espírito eram constrangedoras. Coberto de feridas purulentas, nauseantes, alquebrado, seminu, trôpego, o rosto deformado como se houvesse sido carcomido pela hanseníase, o siberiano inspirava compaixão, embora seu aspecto repelente. (Obra citada. A Luta Prossegue, pp. 299 e 300.)

111. Diante dos fatos que todos eles puderam presenciar, que atitude foi tomada pelos companheiros do ex-siberiano?

O grupo espiritual, que acabara de participar da psicoterapia iluminativa, apresentou diferentes quadros de reação. Os participantes que não eram caracterizados pela perversidade e crueza, mas sim ociosos e erráticos, despertaram, envergonhados, receptivos às novas diretrizes que lhes eram acenadas. Outros, mais afeitos à maldade e assinalados por ações nefastas, arrependendo-se por medo ou por discernimento, começaram a experimentar metamorfose na aparência, qual ocorrera com o ex-siberiano, e, desnudando-se perispiritualmente, apresentavam-se ulcerados, com deformações constrangedoras, punitivas. Diversos assumiam fácies lupina, aspectos horrendos, diferenciados. Aqueles que permaneciam impenetráveis pelo bem, insensíveis ao fenômeno que observaram, recuperando a lucidez própria ao nível no qual estagiavam, esgueiraram-se a blasfemar, revoltados. Na sequência, foram eles cuidadosamente separados uns dos outros, para o conveniente encaminhamento terapêutico, assessorados por enfermeiros e especialistas dedicados, que deles cuidariam na esfera espiritual. (Obra citada. Reflexões e Aprendizado, pp. 303 a 305.)

112. Tuqtamich, o ex-siberiano, sofrera uma transformação perispiritual que impressionou muito o autor desta obra. Como ocorre semelhante processo?

Dr. Carneiro esclareceu: “A plasticidade do perispírito responde por essas ocorrências. Maleável quase ao infinito, ele se comporta sempre conforme a orientação da mente, portanto do Espírito, que nele plasma todas as manifestações. Descarregando ondas de energia específicas nas tessituras delicadas da sua organização sutil, elas expressam esses conteúdos mediante contínuos fenômenos de representação. Durante o diálogo que mantivemos, ele assumiu a personificação demoníaca por ideoplastia, valendo-se de impressos modeladores conscientes. Da mesma forma, ao ser recolhido nas regiões inferiores, após conveniente adestramento mental, ele logrou recompor a aparência de quando se encontrava na Terra, qual se aplicasse uma máscara trabalhada de dentro para fora, que era mantida pela vontade consciente”. Agora, recolhido para tratamento, Tuqtamich se apresentava tal qual se encontrava realmente. Nele estavam impressos seus atos e comportamentos, em processo de recomposição, qual ocorrera para dar-se a degeneração. A aparência siberiana como a diabólica eram máscaras trabalhadas pela mente agindo no perispírito e imprimindo-as conforme a ideação. “Para tal tentame – acrescentou o médico – é necessário grande controle mental, bem orientado, isto é, conduzir o pensamento com vigor.” (Obra citada. Reflexões e Aprendizado, pp. 305 e 306.)

 

 

Observação:

Para acessar a parte 13 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui:  https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/05/blog-post_23.html

 

 

 

 

 

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domingo, 29 de maio de 2022

 



Como nós vemos a prece e sua importância

 

ASTOLFO O. DE OLIVEIRA FILHO

aoofilho@gmail.com

De Londrina-PR

 

O tema prece foi examinado na obra de Allan Kardec em diversas oportunidades.

De forma sintética, lembremos inicialmente o que nos é dito nas questões 658 a 666 d’ O Livro dos Espíritos:

1) A prece é sempre agradável a Deus, quando ditada pelo coração. É preferível ao Senhor a prece vinda do íntimo à oração lida, por mais bela que seja, se for lida mais com os lábios do que com o coração.

2) A prece é um ato de adoração, com o qual podemos propor-nos três coisas: louvar, pedir, agradecer.

3) A prece torna melhor o homem, porque aquele que ora com fervor e confiança se faz mais forte contra as tentações do mal e Deus lhe envia bons Espíritos para assisti-lo.

4) Não é essencial orar muito, mas orar bem. Há pessoas que supõem que todo o mérito está na longura da prece e fecham os olhos para os seus próprios defeitos. Essas criaturas fazem da prece uma ocupação, um emprego do tempo, nunca um estudo de si mesmas.

5) Podemos pedir a Deus que nos perdoe as faltas, mas só obteremos o perdão mudando de proceder, porque as boas ações são a melhor prece e os atos valem mais que as palavras.

6) As provas por que passamos estão nas mãos de Deus e há algumas que têm de ser suportadas até o fim; mas Deus leva sempre em conta a resignação. A prece traz para junto de nós os bons Espíritos, que nos dão a força de suportá-las corajosamente.

7) A prece nunca é inútil, quando bem feita, porque fortalece aquele que ora.

8) A prece não tem por efeito mudar os desígnios de Deus, mas a alma por quem oramos experimenta alívio e sente sempre um refrigério quando encontra pessoas caridosas que se compadecem de suas dores.

9) Pode-se orar pelos Espíritos e aos bons Espíritos, porque estes são os mensageiros de Deus e os executores de suas vontades. O poder deles está, porém, relacionado com a superioridade que tenham alcançado e dimana sempre do Senhor, sem cuja permissão nada se faz.

Sobre a importância da fé ardente e seus efeitos, nunca será demais recordarmos um episódio ocorrido por ocasião da 2ª Guerra Mundial, a que André Luiz se reporta no cap. 18 do livro Os Mensageiros. O fato, segundo relatado por Alfredo, um dos Espíritos personagens do livro, ocorreu na cidade inglesa de Bristol.

Em determinada noite, Bristol estava sendo sobrevoada por alguns aviões pesados de bombardeio e as perspectivas de destruição eram assustadoras. Para dificultar o trabalho dos agressores, a cidade havia sido imersa em total escuridão. Visto de muito longe, destacava-se, porém, à visão espiritual, um farol de intensa luz. Seus raios faiscavam no firmamento, enquanto as bombas eram arremessadas ao solo. Alfredo e seus companheiros desceram ao ponto luminoso e verificaram, então, com surpresa, que ele se encontrava numa igreja, cujo recinto devia ser quase sombrio para o olhar humano, mas altamente luminoso para os olhos espirituais. Alguns cristãos corajosos reuniam-se ali e cantavam hinos. O ministrante do culto havia lido a passagem dos Atos em que Paulo e Silas cantavam à meia-noite, na prisão, e as vozes cristalinas elevavam-se ao Céu, em notas de fervorosa confiança.

Enquanto as bombas explodiam lá fora, os cristãos cantavam, unidos, em celestial vibração de fé viva. O chefe da equipe espiritual mandou, então, que Alfredo e seus companheiros se conservassem de pé, diante daquelas almas heroicas, em sinal de respeito e reconhecimento, afirmando "que os políticos construiriam os abrigos antiaéreos, mas os cristãos edificariam na Terra os abrigos antitrevosos". (Cf. em Os Mensageiros, cap. 18, pp. 101 e 102.)

Vale por fim registrar aqui o depoimento que a respeito da prece nos deixou o fisiologista e cirurgião francês dr. Alexis Carrel, Prêmio Nobel de Medicina de 1912 e autor do livro O homem, esse desconhecido, best-seller na América do Norte em 1935.

Eis o que sobre a prece escreveu o notável médico:

1) A prece marca com os seus sinais indeléveis nossas ações e conduta.

2) A oração é uma força tão real como a gravidade terrestre. A influência da prece sobre o corpo e sobre o espírito humano é tão suscetível de ser demonstrada como a das glândulas secretoras.

3) Muitos enfermos têm-se libertado da melancolia e da doença graças à prece. É que, quando oramos, ligamo-nos à inexaurível força motriz que aciona o universo e, no pedir, nossas deficiências humanas são supridas e erguemo-nos fortalecidos e restaurados.

4) Não devemos, no entanto, invocar Deus tendo em vista meramente a satisfação dos nossos desejos. Maior força colhemos da prece quando a empregamos para suplicar-lhe que nos ajude a imitá-lo.

5) Toda vez que nos dirigimos a Deus, melhoramos de corpo e de alma. Não tem, porém, sentido orar pela manhã e viver como um bárbaro o resto do dia.

6) Hoje, mais do que nunca, a prece é uma necessidade inelutável na vida de homens e povos. É a falta de intensidade no sentimento religioso que acabou por trazer o mundo às bordas da ruína. (Cf. em Seleções do Reader’s Digest, edição de fevereiro de 1942.)

Aos que nos leem, informamos, por fim, que Kardec dedicou ao tema prece os capítulos 27 e 28 de seu livro O Evangelho segundo o Espiritismo, que é certamente a obra espírita mais conhecida em nosso país. 

 

 

 

 

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sábado, 28 de maio de 2022

 



Conhecereis a verdade...

 

São provas, o que você quer? Estude, observe, experimente...

 

JORGE LEITE DE OLIVEIRA

jojorgeleite@gmail.com

De Brasília, DF

 

Amigo leitor, há fatos que estão tão além de nossa imaginação, que alguns dos nossos irmãos céticos os colocam em dúvida, ainda que os meios de comunicação da época desses acontecimentos os tenham confirmado. Alguns dos mais extraordinárias deles resultaram da mediunidade de Chico Xavier.

Há poucos dias, li num fórum de debates on-line a informação de um senhor sobre sua condição de ateu, reforçada por sua promessa de tornar-se espiritualista, desde que lhe provem a existência de Deus e a sobrevivência do Espírito. Fez, entretanto, a ressalva de que não lhe bastam teorias, argumentos religiosos nem científicos. Imagino que seu desejo seja ver um Espírito materializado à sua frente a lhe dizer: "Deus existe, meu caro irmão. E eu sou seu amado bisavô que volto do Além para lhe provar isso e que somos imortais. Tome juízo, caso contrário você vai ficar mais desorientado quando passar para cá do que já está aí".

Ainda assim, não sei se isso lhe bastaria. Tal manifestação existe, desde tempos imemoriais, e já foi revelada por incontável número de pesquisadores, ateus ou não. Para crer, entretanto, nas materializações de espíritos, é preciso confiar no relato dos pesquisadores que não titubearam em dedicar décadas de suas existências à investigação dos fenômenos mediúnicos. Muitos céticos, no entanto, precisam ficar um tempo na ignorância, para quebra do orgulho. Outros dispensam, temporariamente, a crença, pois são naturalmente bons e estão ocupados em atividades relevantes para a sociedade. Sua fé se enquadra na "fé humana" e na ação humanitária. Dia chegará, porém, que precisarão da fé divina...

Se, entretanto, não creem naquilo que outros constataram pela observação e experiência, de nada adianta tentar convencê-los sobre a imortalidade da alma e a existência de Deus. Ainda que vejam, ouçam e falem com um Espírito afirmam, depois disso, que tiveram uma ilusão dos sentidos físicos; mas o Espiritismo é uma ciência de observação e experimentação. Porém, não nos esqueçamos de que o nosso irmão ateu afirmou que "nem a ciência o convence da realidade dos fatos". Nesse caso, diz Kardec, não devemos preocupar-nos com tal pessoa. Quando chegar sua hora, não somente crerá na existência de Deus e na sobrevivência do Espírito, como ainda se angustiará por verificar que outras pessoas não creem no seu testemunho.

Tudo isso me vem à lembrança ao me deparar com mais uma demonstração extraordinária de que a faculdade de Chico Xavier não foi fruto de sua imaginação exaltada, mas sim da revelação dos Espíritos, narrada na obra Trinta anos com Chico Xavier, do escritor Clóvis Tavares. Ainda bem que nosso irmão ateu não é dos que combatem, com falsas acusações, nosso querido Chico, como vemos fazer algumas pessoas infames e inescrupulosas. Nisso, o médium mineiro não é privilegiado. Fizeram o mesmo com Jesus Cristo.

Antes de narrar alguns dos fenômenos produzidos por Chico Xavier, recordo uma aula a que assisti há muitos anos, quando já começara meus esforços em deixar a vida militar, embora muito lhe deva. O professor era contador e, em sua aula, saiu-se com este desafio: — É muito fácil escrever textos literários e atribuí-los aos Espíritos. Quero ver é um Espírito se manifestar por um médium que nada conheça de contabilidade e demonstrar conhecimento do assunto.

Confesso que, na época, fiquei um pouco intrigado, mas como essa não é "minha praia" atribuí seu desafio a mera ignorância do professor sobre os objetivos elevados da mediunidade. Há inúmeras outras formas de o Espírito provar sua sobrevivência do que por meio de cálculos, balancetes e balanços contábeis.

Pois bem, Clóvis Tavares relata, em sua obra citada mais acima, que um desafio sobre temas complexos de economia foi proposto ao médium Chico Xavier, e respondido pelo Espírito português Joaquim Pedro d'Oliveira Martins. Eis o relato de Tavares, não somente sobre esse tipo de "desafio" respondido pelas entidades espirituais, como muitos outros:

 

Não eram somente os poetas do Além-Túmulo que traziam sua mensagem de esperança nas manifestações da sobrevivência. A série de reportagens de Clementino de Alencar, dia após dia, brindava o leitor com novas surpresas. Um dia, era uma brilhante lição de Emmanuel sobre o corpo espiritual, conjugando diversas explicações a respeito da realidade do perispírito, suas relações com o corpo físico, suas origens, sua evolução.

Outro dia, eram respostas ao Dr. Bhering, um assistente das reuniões, que formulara, na sessão mediúnica em casa de José Cândido, irmão de Chico, diversas questões sobre Direito Penal, admiravelmente respondidas pelo sábio Espírito Emmanuel.

Doutra feita, as questões encaminhadas à mediunidade de Xavier, por um estudioso de finanças, gerente do Banco Agrícola de Sete Lagoas, Sr. Teixeira da Costa, versavam sobre economia dirigida, emissão, inflação, escassez de numerário, socialização do sistema monetário, problemas de exportação... As respostas, magníficas respostas de elevado conteúdo científico e técnico, foram dadas pelo grande publicista e historiador português, Oliveira Martins, que assinou as mensagens com seu nome completo: Joaquim Pedro d'Oliveira Martins.[1] O leitor interessado em conhecer as brilhantes mensagens do grande escritor lusitano poderá lê-las na bela obra de Miguel Timponi, A psicografia ante os tribunais (O caso Humberto de Campos), editada pela Federação Espírita Brasileira.

 

O jornalista Clementino de Alencar declarava-se ateu, antes de suas pesquisas sobre o médium Xavier, publicadas em periódicos de grande circulação, mas após seus trabalhos com o médium mineiro, como ocorreu com diversos outros pesquisadores que duvidavam da realidade da vida espiritual, tornou-se espírita convicto. Isso, entretanto, demanda estudo, observação, experiência e perseverança de quem deseje seriamente investir no conhecimento daquilo que consideramos mais importante, em nossas existências: a certeza de sermos imortais e de que Deus existe. Suas leis, eternas e imutáveis, estão elencadas nos 12 capítulos do livro terceiro da obra intitulada O Livro dos Espíritos, primeira obra publicada por Allan Kardec sob orientação e supervisão do Espírito de Verdade, que manifesta a vontade e o pensamento de Jesus Cristo.

Paz e luz!   




[1] Oliveira Martins Joaquim Pedro d’ — foi não só o grande historiador da pátria portuguesa, mas o grande autor da História da civilização cristã e o grande estudioso que escreveu A circulação fiduciária, obra premiada pela Academia. Foi deputado, Ministro da Fazenda e membro da Academia de Ciências de Lisboa (1845-1894).


Acesse o blog: www.jojorgeleite.blogspot.com

 

 

 

 

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sexta-feira, 27 de maio de 2022

 



A Vida no Outro Mundo

 

Cairbar Schutel

 

Parte 18

 

Damos sequência ao estudo metódico e sequencial do livro A Vida no Outro Mundo, de autoria de Cairbar Schutel, publicado originalmente em 1932 pela Casa Editora O Clarim, de Matão (SP). 

Cada parte do estudo compõe-se de:

a) questões preliminares;

b) texto para leitura.

As respostas às questões propostas encontram-se no final do texto abaixo. 

Este estudo será publicado neste blog sempre às sextas-feiras.

 

Questões preliminares

 

A. São diversos os sofrimentos decorrentes da morte de uma pessoa?

B. A adaptação dos Espíritos, em sua volta ao plano espiritual, requer algum tempo?

C. É verdade que muitos Espíritos, mesmo depois da desencarnação, ignoram que “morreram”?

 

Texto para leitura

 

228. Morto o corpo, a individualidade sobrevivente é tomada de um estado psíquico original, dependendo muito, esse estado, das crenças do indivíduo, seu modo de agir quando vivia na Terra, sua moralidade, finalmente, seu grau de evolução espiritual. (A Vida no Outro Mundo – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

229. É infinita a variedade de sofrimentos decorrentes da morte corpórea. Como dissemos, uns custam muito a compreender seu estado, sua situação; muitos querem crer que não morreram, pois encaravam a morte como o fim da existência, mas, sentindo que continuam a existir, percebem que algo ocorreu e sentem-se em grande confusão. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

230. Outros consomem largo tempo em busca de um céu imaginário, com que foram acalentados na Terra; muitos, sentindo-se culpados e convencidos de já haverem deixado a vida terrena, julgam-se no Purgatório, e outros, fustigados pelo remorso de suas más obras, sentem-se abrasados por um fogo terrível, que as dores morais ocasionam, julgando-se num inferno candente, sem luz, sem paz no coração, blasfemando contra a própria existência. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

231. A passagem do mundo terreno para o mundo espiritual ocasiona tantas dúvidas, tantas agonias, tão terríveis perturbações aos Espíritos não preparados para essas mudanças fatais, irremediáveis, que a maior parte raramente consegue adaptar-se logo à nova fase de vida. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

232. De fato, são em grande número os que se acham noutro mundo como que adormecidos, outros delirando, outros continuando em seu viver material, sem compreenderem o meio em que vivem e sua real situação. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

233. É lógico que aqueles que não se prepararam para essa mudança, nem tiveram quem lhes preparasse um lugar para, ao chegarem a esse mundo de luzes, serem recebidos e logo iniciados; aqueles que não quiseram dar ouvidos às vozes espirituais, à Lei de Deus, que a todos mostra a trilha que devemos palmilhar para um bom empreendimento futura, devem passar por acérrimos sofrimentos morais. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

234. Os viciosos, os contumazes, os que excluíram Deus da consciência, que enxovalharam e lesaram o próximo; os que venderam sua inteligência, sua alma, seu coração; os que traficaram com as coisas divinas, sofrem terríveis reprimendas, de acordo sempre com as faltas cometidas, porque a penalidade, não só na Terra, como na Outra Vida, está em proporção às infrações da Lei. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

235. Não há uma só falta que não exija imediata corrigenda, e essa correção começa sempre pelo sofrimento. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

236. A perturbação ou o estado de inconsciência dos Espíritos é, como se vê, muito variável; cada um as sofre de acordo com sua evolução, sua constituição psíquica, o papel de responsabilidade social que assumiu na existência terrestre, sua instrução intelectual etc. Entre dois indivíduos, um ignorante e outro letrado, que tenham incorrido na infração da mesma lei, a pena do letrado se agrava, ao passo que a do ignorante será atenuada. Tudo está em relação com o indivíduo e o crime cometido. Assim também é a natureza da perturbação, peculiar a cada indivíduo. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

237. Um fato notável tem sido verificado com muitos Espíritos: o não saberem eles que "morreram", segundo a expressão usual. Esse fato se verifica com os Espíritos muito materializados ou muito materialistas, especialmente com os suicidas. É uma espécie de condenação a que ficam sujeitos, em virtude da sua teimosia na negação. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

238. Todos esses Espíritos atrasados ficam presos à Terra; caminham aqui e ali, mas suas vistas abrangem mais a Terra que o mundo Espiritual. Eles se apinham em torno do globo, presos sempre à pátria e à família, acompanhando todos os movimentos do planeta, como se estivessem encarnados e, muitos deles, sofrem as variações atmosféricas e outras sensações peculiares aos que ainda estão incorporados na matéria. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

239. Quando veem o mundo espiritual não o compreendem. Pasmam ao observarem a vida como ali se processa e o modo por que agem os Espíritos adiantados. Admiram-se ao atravessarem grandes cidades, metrópoles flutuantes, ao verem casarios transparentes e multicolores, majestosos edifícios, cuja luz os ofusca, veículos céleres a deslizarem de um a outro ponto e jardins aprimorados com flores belas e aromáticas como nunca viram na Terra. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

240. Tudo isso lhes causa estranheza tal e ocasiona-lhes perturbação tão profunda, que preferem, muitas vezes, não prestar atenção senão ao mundo onde deixaram seus corpos e ao qual se acham ligados por afinidades antigas. São esses Espíritos que vivem numa ânsia contínua de se comunicar com os homens, não tanto para demonstrarem sua sobrevivência, mas para, se possível, prosseguirem no seu antigo modo de viver. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

241. Eles desenvolveram ao extremo seus sentidos físicos, e, havendo aniquilado o sentido espiritual, ficam, por isso, entre as trevas e a luz, entre o mundo da carne e o mundo do espírito, sem poderem prosseguir na sua vida material e sem poderem viver na vida espiritual, até que as preces, as instruções, os bons conselhos os encaminhem à realidade e sejam então iniciados na vida nova, na qual sentirão grande gozo, gozo esse que se tornará, para eles, um incentivo para trabalhar em prol de seu progresso e bem-estar espiritual. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

 

Respostas às questões preliminares

 

A. São diversos os sofrimentos decorrentes da morte de uma pessoa?

Sim. É infinita a variedade deles. Há Espíritos que custam muito a compreender seu estado, sua situação; muitos querem crer que não morreram, pois encaravam a morte como o fim da existência, mas, sentindo que continuam a existir, percebem que algo ocorreu e sentem-se em grande confusão. Outros consomem largo tempo em busca de um céu imaginário, com que foram acalentados na Terra; muitos, sentindo-se culpados e convencidos de já haverem deixado a vida terrena, julgam-se no Purgatório, e outros, fustigados pelo remorso de suas más obras, sentem-se abrasados por um fogo terrível, que as dores morais ocasionam, julgando-se num inferno candente, sem luz, sem paz no coração, blasfemando contra a própria existência. (A Vida no Outro Mundo – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

B. A adaptação dos Espíritos, em sua volta ao plano espiritual, requer algum tempo?

Sim. A passagem do mundo terreno para o mundo espiritual ocasiona tantas dúvidas, tantas agonias, tão terríveis perturbações aos Espíritos não preparados para essas mudanças fatais, irremediáveis, que a maior parte raramente consegue adaptar-se logo à nova fase de vida. São em grande número os que se acham noutro mundo como que adormecidos, outros delirando, outros continuando em seu viver material, sem compreenderem o meio em que vivem e sua real situação. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

C. É verdade que muitos Espíritos, mesmo depois da desencarnação, ignoram que “morreram”?

É verdade. Muitos Espíritos realmente dizem não saber que "morreram", segundo a expressão usual. Esse fato se verifica com os Espíritos muito materializados ou muito materialistas, especialmente com os suicidas. É uma espécie de condenação a que ficam sujeitos, em virtude de sua teimosia na negação. Esses Espíritos atrasados ficam geralmente presos à Terra; caminham aqui e ali, mas suas vistas abrangem mais a Terra que o mundo Espiritual. Eles se apinham em torno do globo, presos sempre à pátria e à família, como se estivessem encarnados e, muitos deles, sofrem as variações atmosféricas e outras sensações peculiares aos que ainda estão incorporados na matéria. (Obra citada – Cap. XVI – A Inconsciência da Vida no Além.)

 

 

Observação:

Para acessar a Parte 17 deste estudo, publicada na semana passada, clique aqui: https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2022/05/blog-post_20.html

 

 

 

 

 

 

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quinta-feira, 26 de maio de 2022

 



CINCO-MARIAS

 

Antes da escola...

 

EUGÊNIA PICKINA

eugeniapickina@gmail.com


Não são todos que realizam os velhos sonhos de infância. Mario Quintana

 

Em 1840, o pedagogo alemão Friedrich Wilhelm August Fröbel criou o primeiro Kindergarten do mundo, na cidade de Bad Blankenburg, no leste da Alemanha.

A palavra alemã para jardim de infância comunica o conceito de que a aquisição de conhecimento não deve ser a prioridade na primeira infância.

Para Fröbel, às crianças é essencial aprender sobre valores como justiça, responsabilidade e iniciativa por meio de vivências diversas – brinquedos, incursões na horta, trabalhos manuais e contato com a natureza são, por isso, as principais ferramentas para um aprendizado lúdico e rico, que estimule a criança como protagonista do seu próprio desenvolvimento.

Muitas das concepções de Fröbel continuam válidas e necessárias. Na Alemanha de hoje, por exemplo, para as crianças que frequentam o jardim de infância, o modelo carteira-lousa-professor em pé e alunos sentados praticamente não existe. Frequentados por crianças até seis anos de idade, o principal objetivo dos Kintergärten é procurar estimular a expressão e o desenvolvimento infantil – e por isso as crianças no máximo aprenderão algumas letras do alfabeto…

Aos pais ansiosos sobre a urgência da escolarização para os seus filhos pequenos, um importante aviso: ter em mente que o ideal para a criança experimentar na primeira infância são as atividades lúdicas, como as atividades com diferentes materiais, passeios no jardim, brincadeiras livres, educação corporal, educação musical e atividades complexas de artesanato. Com isso, a criança terá mais chance de crescer saudável e fazer de um modo mais tranquilo a transição para o ensino fundamental, porque há tempo para tudo e é uma lástima desvirtuar as texturas da infância…

Quanto a mim, considero que antecipar o ensino apertado, de preparo para o vestibular, implica a gente fingir que um dia a infância se repetirá... Querer o melhor para o filho pequeno é deixá-lo alegre, curioso e cheio de espantos, substituindo a pergunta imprópria  “o que você vai ser quando crescer” por outra conversa que no tempo presente da criancice faça sentido para um pai ou uma mãe que respeite os ritmos de uma criança: “se tudo correr bem, iremos fazer um passeio no parque no próximo domingo...”.

 

Notinha

 

No geral, na Alemanha, a criança ingressa no Kindergarten aos 3 anos de idade.  A educação obrigatória, contudo, começa apenas aos 6/7 anos – Grundschule, escola primária.

No Brasil, a Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013, que altera a LDB n. 9394/96, diz que as crianças com 4 anos devem ser matriculadas na Educação Infantil. Contudo, a educação infantil não necessita iniciar a criança no processo da escrita e leitura. Possibilitar-lhe sim o pleno desenvolvimento de suas dimensões afetivas, motoras, intelectuais, sociais, estéticas, corporais, tendo a brincadeira como motor das atividades cotidianas, sem esquecer as questões pertinentes à formação humana, tão importantes para a convivência social e a cidadania.

 

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Esta seção, cuja estreia neste blog ocorreu no dia 6 de janeiro deste ano, traz sempre textos dedicados à infância, seus cuidados, sua educação. O título – Cinco-marias – é uma alusão a um conhecido brinquedo que integra um conjunto de brincadeiras e atividades lúdicas conceituadas como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Eugênia Pickina é educadora ambiental e terapeuta floral e membro da Asociación Terapia Floral Integrativa (ATFI), situada em Madri, Espanha. Escritora, tem livros infantis publicados pelo Instituto Plantarum, colaborando com o despertar da consciência ambiental junto ao Jardim Botânico Plantarum (Nova Odessa-SP).

Especialista em Filosofia (UEL-PR) e mestre em Direito Político e Econômico (Mackenzie-SP), está concluindo em São Paulo a formação em Psicanálise.

Ministra cursos e palestras sobre educação ambiental em empresas e escolas no estado de São Paulo e no Paraná, onde vive.

Seu contato no Instagram é @eugeniapickina

 

 

 

 

 

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