terça-feira, 16 de abril de 2013

Mediunidade de efeitos físicos não significa nenhum privilégio


Realizamos hoje à noite no “Nosso Lar”, em Londrina, mais uma reunião de estudos do livro Domínios da Mediunidade, de André Luiz (Espírito), obra psicografada pelo médium Chico Xavier.

Três foram as questões propostas:

1. Como André Luiz descreve o ectoplasma?
2. Podemos considerar a mediunidade de efeitos físicos um privilégio outorgado a certas pessoas?
3. No fenômeno da materialização de Espíritos, o pensamento do médium exerce alguma influência?

*

Depois das considerações feitas acerca de cada uma das questões propostas, foram lidas e comentadas as respostas, seguindo-se a leitura e o estudo do texto-base pertinente ao tema da noite.

Eis, resumidamente, as respostas dadas às questões propostas:

1. Como André Luiz descreve o ectoplasma?
O ectoplasma pareceu a André Luiz qual pasta flexível, à maneira de uma geleia viscosa e semilíquida, expelida do corpo do médium através de todos os poros e, com mais abundância, pelos orifícios naturais, particularmente da boca, das narinas e dos ouvidos, com elevada percentagem a exteriorizar-se igualmente do tórax e das extremidades dos dedos. A substância, caracterizada por um cheiro especialíssimo, escorria em movimentos reptilianos, acumulando-se na parte inferior do organismo medianímico, onde apresentava o aspecto de grande massa protoplásmica (1), viva e tremulante. Segundo Aulus, o ectoplasma está em si tão associado ao pensamento do médium, quanto as forças do filho em formação se encontram ligadas à mente maternal. (Nos Domínios da Mediunidade, cap. 28, pp. 261 e 262.)

2. Podemos considerar a mediunidade de efeitos físicos um privilégio outorgado a certas pessoas?
Não. Possuir essa faculdade não constitui nenhum privilégio para os seus portadores, nem traduz sublimação, mas meio de serviço. As forças materializantes independem do caráter e das qualidades morais dos que as possuem, constituindo emanações do mundo psicofísico, das quais o citoplasma é uma das fontes de origem. (Obra citada, cap. 28, pp. 263 e 264.)

3. No fenômeno da materialização de Espíritos, o pensamento do médium exerce alguma influência?
Sim. O pensamento do médium pode influir nas formas materializadas, mesmo quando essas formas se encontrem sob rigoroso controle dos Espíritos. Eis por que se requer completa isenção de ânimo por parte de todos que se devotam a semelhantes realizações. As forças materializantes são como as demais forças manipuladas pelos Espíritos nas tarefas de intercâmbio. Médiuns possuídos de interesses inferiores, seja em matéria de afetividade mal conduzida, de ambição desregrada ou de pontos de vista pessoais, nos diversos departamentos das paixões comuns, podem influir de forma negativa nesses trabalhos, do mesmo modo que os demais participantes da sessão imbuídos dos mesmos propósitos. (Obra citada, cap. 28, pp. 263 e 264.)

(1) A palavra protoplásmica diz respeito a protoplasma, que significa o conteúdo celular vivo, formado principalmente de citoplasma e núcleo.

*

Na próxima semana publicaremos o resumo das questões estudadas, para que o leitor possa acompanhar o desenvolvimento dos nossos estudos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário