quinta-feira, 28 de maio de 2015

A reencarnação é uma bênção de Deus, não um castigo


Um leitor nos pergunta:
– Quando o homem reencarna? E por que reencarna?
O Espírito reencarna quando chega o momento de vivenciar novas provas e expiações. O tempo entre uma encarnação e outra varia de alguns anos a muitas décadas, dependendo sempre do merecimento e da necessidade do Espírito.
Os homens reencarnam porque é da Lei de Progresso que exista o aperfeiçoamento constante. Mas chega um dia em que não mais é preciso reencarnar – é quando o Espírito atingiu o cume da evolução, quando não precisa mais da matéria para evoluir. Ele chegou então à condição de Espírito puro, ou seja, depurado das imperfeições que nos caracterizam enquanto não atingimos esse nível evolutivo. Mas, até que se torne Espírito puro, a criatura humana precisa da matéria para aprender e adquirir os valores intelectuais e morais que se incorporarão ao ser imortal.
A passagem pela experiência na matéria constitui, assim, uma necessidade para a evolução – o que explica o processo reencarnatório. Como o Espírito não consegue aprender tudo o que é necessário para tornar-se um Espírito puro em uma única existência, ele recebe de Deus a graça de continuar em outras existências o que apenas começou na anterior. Daí serem necessárias muitas e muitas encarnações para terminar o aprendizado que o corpo carnal possibilita.
A reencarnação não é, pois, um castigo, mas uma bênção de Deus, que não quer a morte de pecador, mas sim que ele se converta e viva (Ezequiel, capítulo 33, versículo 11).


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



2 comentários:

  1. Eu acredito em coisas espirituais, mas o espiritismo para mim cai em descredito pois eles usam a bíblia como fonte, como base para algumas coisas e isso para mim é inaceitável.
    Como pode o espiritismo ter como base um livro cheio de adaptações de mitos, um Deus matador de povos, crianças, mulheres, um Deus com leis bizarras e preconceituosas, um Deus que apoia a escravidão, um Deus patriota que escolhe uma nação (politica) um Deus que fala que as plantas e outras coisas surgiram antes do sol, que o sol gira em torno da terra?
    O espiritismo gosta muito de Jesus, pode ate ter um homem chamado Jesus naquela época, mas esse
    Jesus que chegou para nós não passa de colcha de retalhos, pegaram vários pessoas daquele tempo, inclusive mitos e montaram um único salvador para poder agradar e unificá-las, se a gente for pesquisar vai encontrar vários tipos de pensamentos iguais ao de Jesus só que isso antes de formar o Jesus que é falado.
    Jesus nada mais é que um personagem que foi montado em cima de varias pessoas que eram “salvadores” e também de mitos do Egito, Grécia, Índia.
    E nem adianta alguém dizer que textos foram modificados e tal, isso já sei, mas questão é essa: que ser superior iria colocar seus princípios em pergaminhos, livros e coisas que poderiam ser modificada pelo ser humano e depois deixasse como tudo esta que o resto se vire?
    Não da mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Olair, bom dia. É um equívoco imaginar que o Espiritismo tem por fundamento a Bíblia. Quem conhece a doutrina espírita sabe que ela se baseia em fatos, não em teorias, muito menos em um livro que, como você mesmo reconhece, é cheio de contradições. Um exemplo é o paradoxo entre "dente por dente, olho por olho" e o mandamento "Não matarás". No texto acima postado não há nada que sugira que a lei de reencarnação se baseia na Bíblia; muito ao contrário, porque você sabe os evangélicos usam exatamente a Bíblia para combater tal ideia. Não perdemos nem perderemos jamais tempo com pessoas que pensam assim, porque, queiram ou não, um dia nós nos encontraremos na pátria espiritual e, para progredirmos, teremos de reencarnar -- sejamos espíritas, católicos, judeus, evangélicos e até ateus. Os princípios fundamentais do Espiritismo não se fundamentam em decisões de concílios, nem em dogmas que ninguém pode discutir. Eles estão na Natureza: a imortalidade é um fato comprovado pelas manifestações dos chamados "mortos"; a reencarnação é uma lei a que ninguém pode se furtar; a comunicação entre vivos e mortos é uma realidade que se vê desde que o homem pisou na Terra pela primeira vez.

      Excluir