domingo, 6 de setembro de 2015

De que maneira progridem os planetas?


Nesta época em que se fala tanto na transformação do globo em um mundo de regeneração, é interessante lembrar como se processa a evolução dos mundos, porque há quem entenda – mesmo em nosso meio – que o progresso de um planeta como a Terra depende tão somente do desejo do Criador.
Ora, a evolução de um planeta – seja no campo intelectual, seja no campo moral – é consequência direta do progresso individual daqueles que nele habitam. Se dependesse unicamente da vontade de Deus, é claro que a Terra estaria num estágio evolutivo muito mais acentuado.
Acresce ainda lembrar que o chamado progresso individual não consiste apenas no desenvolvimento da inteligência ou na aquisição de determinados conhecimentos. Tal não é senão uma parte do progresso, que não conduz necessariamente ao bem, uma vez que se veem homens instruídos fazerem muito mau uso do seu saber.
O progresso de uma pessoa consiste, fundamentalmente, no seu aperfeiçoamento moral, na depuração do seu Espírito, na extirpação da má índole que nele exista. E é esse o progresso capaz de assegurar a felicidade da Humanidade, porquanto é, em essência, a própria negação do mal.
O homem mais avançado em inteligência pode fazer muito mal; aquele que é avançado moralmente não faz senão o bem. Eis por que existe interesse para todos no progresso moral da Humanidade.
Os atos de corrupção e malversação de recursos públicos, que têm sido denunciados e verificados em nosso País nos últimos anos, não foram e não são praticados por indivíduos analfabetos. Aliás, muitos deles são pessoas que cursaram o nível superior de ensino e não são poucos os que alcançaram projeção em sua área de atuação profissional.
O mesmo pode ser dito com relação aos que fazem a guerra e aos que fomentam os atos de terrorismo que tanto sofrimento e destruição têm causado no mundo.
É indispensável, pois, que ao conhecimento e à técnica se alie o esforço de moralização do indivíduo e dos costumes, não sendo difícil compreender que a fé na vida futura, ensinada pelo Espiritismo, pode contribuir de modo efetivo para que isso se dê.
Com efeito, convencido de que existe um futuro para todos nós e que nossa vida não se restringe ao acanhado momento em que vivemos, o círculo das ideias necessariamente se alarga e o progresso espiritual passa a ter um objetivo, uma utilidade efetiva, nascendo daí, de forma natural, o sentimento de solidariedade e de fraternidade.
Cientes do que acima foi dito, não nos é difícil compreender que nossas atitudes e nosso comportamento nos mais diferentes momentos da vida são importantes – e mesmo fundamentais – na evolução do planeta em que vivemos, evolução essa que é naturalmente lenta porque também é lento o amadurecimento dos Espíritos.


Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário