quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Pílulas gramaticais (169)


Uma leitora de Londrina enviou-nos as perguntas abaixo:

1) Como se escreve: mixirica, mexirica ou mexerica?
2) O nome da fruta, muito conhecida no Paraná, semelhante a uma tangerina, é polcã ou poncã?
3) Existe o verbo ponhar? Se existe, qual o seu significado?

Eis as respostas:

1) Mexerica é o nome correto da fruta. Trata-se de um brasileirismo típico da região sudeste que designa a tangerina, fruta que é também conhecida, conforme a região do país, pelos nomes de bergamota ou vergamota, laranja-cravo, laranja-mimosa, mandarina e mimosa.

2) Não existe polcã. O certo é poncã, palavra registrada no VOLP e no dicionário Aurélio.
Poncã é também um brasileirismo que designa um tipo de tangerina originário do Japão, atualmente cultivada no Brasil, sobretudo em São Paulo, por japoneses, e que se caracteriza pelas dimensões avantajadas e casca muito frouxa. 

3) Ponhar, muito embora não conste do VOLP, é um verbo acolhido pelo dicionário Aurélio. Trata-se um brasileirismo de uso popular peculiar às regiões Sul e Centro-Oeste. O significado de ponhar é o mesmo do verbo pôr. A conjugação é que é, obviamente, diferente: eu ponho, tu ponhas, ele ponha; nós ponhamos, vós ponhais, eles ponham. O gerúndio é ponhando; o particípio é ponhado.



Como consultar as matérias deste blog?
Se você não conhece ainda a estrutura deste blog, clique neste link: http://goo.gl/OJCK2W, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário