terça-feira, 18 de junho de 2019




Escolha apropriada: viver melhor

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

É o canto do galo que acorda o menino no campo; é a buzina nervosa que derruba da cama o garoto da cidade. Os dois precisam ir à escola; é do futuro melhorado que se tem urgência.
Nem mais, nem menos. A vida é ininterrupta em todos os lugares, mas é a qualidade que determina a diferença. Se, graças a Deus, estamos aqui para mais uma grande oportunidade, então, é deveras que temos de viver em busca do melhor.
A palavra mais terna e edificante; o ouvido paciente com o próximo; a percepção do mais benéfico sempre. Isso não quer dizer que a cautela não deva existir, pois o crivo da razão nos preserva de tantos dissabores, mas torna-se decisivo o número maior do bem; ainda a honestidade da atitude e do sentimento que são nobres e doces caminhos.
Os segundos completam os minutos que em sessenta destes, mais uma hora se alcança; num instante esse tempo se alonga e quando se percebe, essas frações se transformaram numa vida inteira. E agora? O que foi realizado? E a maneira como tudo se passou foi satisfatória?
São questionamentos que se não nos fizemos, ainda nos faremos. Tamanha conquista se essas respostas puderem ser afirmativas e cheias de contentamento. Os dias nascem como o tempo que precisamos para compor nosso enredo e quando este se desencadeia em harmonia, compreensão e sabedoria para o projeto já predeterminado, sete vezes setenta vezes melhor será.
O grande segredo não é só o número de realizações, mas o valor de cada etapa favoravelmente concluída. Se o amor existe, então que as ações sejam amorosas; se a paz é apaziguadora, que os corações possam se encher com esse bálsamo.
O relógio caminha, sistematicamente, lembrando que a vida é contínua e está para ser apreciada e construída por bons sentimentos e ocasiões, por pessoas... centelhas luminosas que desejam o progresso comum.
Há sempre um meio mais coerente para os passos, uma escolha apropriada.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/






Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário