quinta-feira, 13 de junho de 2019





Sacrifícios religiosos e penitência legítima

Este é o módulo 136 de uma série que esperamos sirva aos neófitos como iniciação ao estudo da doutrina espírita. Cada módulo compõe-se de duas partes: 1) questões para debate; 2) texto para leitura.
As respostas correspondentes às questões apresentadas encontram-se no final do texto sugerido para leitura. 

Questões para debate

1. De acordo com a etimologia, que significa o vocábulo sacrifício?
2. Pagar o dízimo é uma forma moderna de sacrifício?
3. A que práticas a realização de sacrifícios religiosos está geralmente relacionada?
4. Como o Espiritismo vê a prática das mortificações?
5. Em que consiste, segundo os ensinamentos cristãos, a verdadeira penitência?

Texto para leitura

O propósito declarado do sacrifício varia entre as diferentes culturas
1. O vocábulo sacrifício tem, conforme a etimologia, o sentido de se “fazer alguma coisa sagrada”. Em seu sentido primitivo e unicamente religioso, representa uma oferenda que se faz à divindade por meio de rituais. A oferenda pode ser representada por uma pessoa, por um animal ou ainda por produtos de origem vegetal ou outros objetos.
2. Importante que se faça distinção entre o conceito religioso do termo e sua concepção popular. Assim, no aspecto religioso, além da característica do ritual, subentende-se que o sacrifício será consumido pela divindade. Tarefas que certas religiões exigem de seus adeptos, como, por exemplo, o pagamento de dízimos, não constituem sacrifícios, mas regras da prática religiosa.
3. O propósito declarado do sacrifício varia muito entre as diferentes culturas. Por extensão, pode ele ser considerado como uma renúncia ou privação voluntária de alguma coisa, como a privação dos gozos inúteis, que a Doutrina Espírita considera ato meritório, porque desprende da matéria o homem e eleva sua alma. 
4. Resistir à tentação que arrasta ao excesso ou ao gozo das coisas inúteis, tirar do que temos para dar aos que carecem do bastante, fazer o bem aos nossos semelhantes – eis algumas práticas que apresentam grande mérito dentro do rol das chamadas privações voluntárias.

Certas religiões impõem a mortificação para a remissão dos pecados
5. A realização de sacrifícios religiosos está geralmente relacionada com as mortificações e as penitências. O verbo mortificar é sinônimo de afligir, atormentar, castigar, macerar o próprio corpo com penitências. A mortificação ocorreria devido ao arrependimento ou à dor resultante do pecado cometido. 
6. Em função do arrependimento, certas autoridades religiosas impõem uma pena ao arrependido para remissão de seus pecados, pena essa representada por jejuns, orações, macerações do corpo e outras tantas mortificações inerentes às manifestações de culto externo.
7. Em seu livro Elucidações Evangélicas, Sayão examina o assunto “penitência” e informa que essa prática é, segundo algumas religiões, necessária ao pecador que não deseja agravar sua culpa e tornar-se, por conseguinte, passível de maiores castigos. 
8. A penitência, tal como a entendia Jesus, não consiste, porém, na reclusão em claustros, nos cilícios e em outras tribulações materiais. Ela consiste no arrependimento sincero e profundo e no propósito firme em que a criatura se coloca de não tornar a cometer as faltas que a arrastaram à mísera condição humana e esforçar-se por repará-las.

Enfraquecer o corpo sem necessidade é verdadeiro suicídio
9. O Espírito penitente – assevera Sayão – “absorve-se todo na oração e na vigilância que Jesus recomendava e que formam um como antemural às ondas de paixões que nos lançam no abismo do infortúnio”. 
10. Falando sobre a mortificação e seu mérito, aconselham os Espíritos superiores: “Procurai saber a que ela aproveita”. “Se somente serve para quem a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo, seja qual for o pretexto com que entendam de colori-la. Privar-se a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificação, segundo a caridade cristã.” (L.E., 721.)
11. Debilitar o corpo com privações inúteis e macerações sem objetivo, torturar e martirizar voluntariamente o corpo material são atos que, evidentemente, contrariam a lei de Deus, porquanto enfraquecer o veículo corpóreo sem necessidade é verdadeiro suicídio.
12. No intuito de obter favores ou mesmo agradar a Deus ou aos Bons Espíritos, algumas pessoas executam determinadas ações ou se impõem certas privações a que chamam de promessa. Ora, as promessas já tiveram sua época e já vai distante o tempo das supersticiosas imposições da teocracia. Ao seu reinado sucedeu o império da inteligência e da razão, únicos fundamentos inabaláveis da fé esclarecida e ativa. Sacrifícios, mortificações e promessas são, portanto, manifestações materiais do culto externo, praticadas por pessoas ainda distantes das verdades espirituais.

Respostas às questões propostas

1. De acordo com a etimologia, que significa o vocábulo sacrifício?
Em seu sentido etimológico, sacrifício significa “fazer alguma coisa sagrada”. Em sua acepção primitiva e religiosa, representa uma oferenda que se faz à divindade por meio de rituais, a qual pode ser representada por uma pessoa, por um animal ou ainda por produtos de origem vegetal ou outros objetos.
2. Pagar o dízimo é uma forma moderna de sacrifício?
Não. Determinadas tarefas que certas religiões exigem de seus adeptos, como, por exemplo, o pagamento de dízimos, não constituem sacrifícios, mas regras da prática religiosa.
3. A que práticas a realização de sacrifícios religiosos está geralmente relacionada?
A realização de sacrifícios religiosos está geralmente relacionada com as mortificações e as penitências. 
4. Como o Espiritismo vê a prática das mortificações?
Falando sobre a mortificação e seu mérito, aconselham os Espíritos superiores: “Procurai saber a que ela aproveita”. Se somente serve para quem a pratica e o impede de fazer o bem, é egoísmo, seja qual for o pretexto com que entendam de colori-la. Privar-se a si mesmo e trabalhar para os outros, tal a verdadeira mortificação, segundo a caridade cristã. 
5. Em que consiste, segundo os ensinamentos cristãos, a verdadeira penitência?
A penitência, tal como a entendia Jesus, não consiste na reclusão em claustros, nos cilícios e em outras tribulações materiais. Ela consiste no arrependimento sincero e profundo e no propósito firme em que a criatura se coloca de não tornar a cometer as faltas que a arrastaram à mísera condição humana e esforçar-se por repará-las.

Bibliografia:
O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, questões 720 a 726.
O Evangelho segundo o Espiritismo, de Allan Kardec, cap. V, item 26.
Elucidações Evangélicas, de Antônio Luiz Sayão, pp. 143 a 145 e 465.
Dicionário de Ciências Sociais, de Benedicto Silva e outros, p. 1094.
Dicionário de Teologia Moral, de Cardenal Francesco Roberti, p. 816.

Observação:
Eis os links que remetem aos 3 últimos textos:




Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste linkhttps://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário