terça-feira, 9 de julho de 2019




Construção favorável para um indivíduo

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@gmail.com
De Londrina-PR

Não faltam materiais para o indivíduo que deseja conhecer, progredir e realizar. Livros, um dos melhores amigos, encontram-se em todos os continentes e ainda em quantidade incalculável estão no campo virtual em idiomas múltiplos e em segmentação infinita. São as letras a favor do novo homem. Porém este não surgirá se não houver o desejo por sua transformação.
A leitura produtiva é um dos meios mais comprovados de compreensão da vida, já que estudiosos, escritores, pessoas com responsabilidade se comprometem a apresentar visões diferentes baseadas também em tantas outras mentes comprometidas acerca da magnífica arte que é viver.
O que seria das crianças sem as deliciosas histórias infantis que são mais perspicazes, muitas vezes, do que certa literatura de gente grande? O que seria dos doutores se os livros não registrassem as revolucionárias pesquisas? O que seria das artes se não fossem impressas em livros as suas fotos, desenhos, prosa, poesia e a própria história desses fabulosos artistas que se inspiraram em outros por meio também de livros? O que seria dos indivíduos sem os livros? O que seria de nós, humanos, se espíritos maravilhosos não nos tivessem doado tanta orientação por meio da escrita para uma vida mais feliz?
Certamente a humanidade não seria a mesma, acredito que estaria há alguns distantes quilômetros aquém, pois se conhecimento é luz, apenas tímidos feixes estariam brilhando.
Ainda assim, não é raro encontrarmos pessoas que desprezam o conhecimento, o aprendizado por meio da leitura. Como tudo na vida se transforma, também que seja quanto antes a nossa transformação com simples e renovadas atitudes.
Em observação, nesses anos todos, principalmente com os inúmeros alunos, pude constatar que uma das melhores formas de se construir um bom indivíduo é dar-lhe condição de aprender e vibrar para que ele queira esclarecer-se.
E não nos esqueçamos nunca de que foi por meio da leitura de um livro universal que tivemos o conhecimento da passagem da vida do doce Mestre.
E também, por meio das palavras de um grande professor, indistintamente, reavivamos dois magníficos conceitos: “... amai-vos, eis o primeiro ensinamento. Instruí-vos, eis o segundo”.
Os livros existem, graças a Deus.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/







Como consultar as matérias deste blog? Se você não conhece a estrutura deste blog, clique neste link: https://goo.gl/ZCUsF8, e verá como utilizá-lo e os vários recursos que ele nos propicia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário