Revista Espírita de 1862
Allan Kardec
Parte 13
Damos sequência ao estudo metódico e sequencial da Revista Espírita do ano de 1862, periódico editado e dirigido por Allan Kardec.
O estudo é baseado na tradução feita por Júlio
Abreu Filho publicada pela EDICEL.
A coleção do ano de
1862 pertence a uma série iniciada em janeiro de 1858 por Allan Kardec, que a
dirigiu até 31 de março de 1869, quando desencarnou.
Cada parte do estudo,
que é apresentado às quartas-feiras, compõe-se de:
a) questões
preliminares;
b) texto para
leitura.
As respostas às
questões propostas encontram-se no final do texto abaixo.
Questões preliminares
A. Que é que o
Espírito de Galileu disse sobre Deus?
B. Como Santo
Agostinho encarava o estudo e sua importância?
C. Quem foi Apolônio,
de Tiana?
Texto para leitura
135. Convidado a
visitar os grupos de Lyon e Bordeaux, Kardec diz aceitar com prazer o convite.
(PP. 273 a 275)
136. Aos espíritas de
Bordeaux, Kardec pede que não haja banquete, porquanto ali irá em caráter
pastoral e sua preferência é que se lhe dê um acolhimento mais simples, de
acordo com seus hábitos e seus princípios. (PP. 275 e 276)
137. “Peregrinações
da alma” e “O Anjo da guarda” são os títulos dos poemas transmitidos por B.
Joly e Dulcis, este último durante sessão da Sociedade Espírita Africana. (PP.
277 a 279)
138. Galileu,
valendo-se do Sr. Camille Flammarion como médium, transmitiu três comunicações
enfeixadas sob o título geral de “Estudos Uranográficos”. Kardec informa que as
três constituíam a iniciação de um jovem médium. (N.R.: Estas comunicações
formariam, mais tarde, o cap. VI de “A Gênese”, última obra escrita por
Kardec.) (PP. 280 a 283)
139. Eis,
resumidamente, algumas informações firmadas por Galileu:
I - O primeiro
princípio, a primeira causa é Deus: ante este nome venerado tudo se inclina e a
harpa etérea dos céus faz vibrar as suas cordas de ouro.
II - Diz o
naturalista moderno: “A natureza é o trono exterior do poder divino”. A tal
definição juntarei esta: “A natureza é o poder efetivo do Criador”.
III - O espaço é
infinito e assim o digo porque é impossível opor-lhe qualquer limite. (PP. 280
a 382)
140. Santo Agostinho
diz, a propósito do período de férias da Sociedade Espírita de Paris, que para
o espírita fervoroso não há horas designadas para o estudo, pois toda a sua
vida não é mais que uma hora, e ainda muito curta para o trabalho a que se dedica:
o desenvolvimento intelectual das criaturas humanas. (P. 283)
141. Num aviso aos
centros espíritas que iria visitar, Kardec pede que sejam preparadas com
antecedência as perguntas a serem por ele respondidas, visto que durante as
reuniões muitos não sabem o que perguntar ou se calam por timidez ou por
dificuldade de formular seu pensamento. (P. 285)
142. Kardec escreve
sobre Apolônio, de Tiana, cidade grega da Capadócia, na Ásia Menor, onde ele
teria nascido dois ou três anos antes de Jesus e morrido aos 96 anos. Filho de
um dos mais ricos cidadãos de Tiana, Apolônio seguia os preceitos ensinados por
Pitágoras e são-lhe atribuídos, entre outras coisas, o dom de curar, a
presciência, a visão a distância, o poder de ler o pensamento, expulsar os
demônios e de se transportar, de súbito, de um lugar a outro. (PP. 287 a 298)
143. Após rememorar
frases ditas por Apolônio de Tiana e alguns fatos de sua vida, Kardec conclui o
artigo afirmando que o grande filósofo serviu de traço de união entre o
paganismo e o cristianismo e talvez tenha sido esta a sua missão em nosso
mundo. (P. 298)
144. A Revista
transcreve notícia publicada em "Abeille Agénaise” de 25/5/1862, referente
a um artigo intitulado Conversas Espíritas, em que o Sr. Cazenove de Pradine
apresenta um resumo do Espiritismo e o classifica como uma doutrina perversa. O
Sr. Dombre, de Marmande, escreveu ao referido jornal contestando a crítica, mas
sua carta não foi publicada, sob a alegação de que o jornal não poderia
propagar ditas ideias, a seu ver essencialmente perigosas. (PP. 298 a 301)
145. A Sociedade
Espírita de Paris conferiu o título de membro honorário ao Sr. Dombre, de
Marmande, e a outros confrades que vinham prestando assinalados e efetivos
serviços à causa do Espiritismo. Dombre aceitou, reconhecido, o título que lhe
foi outorgado e Kardec lhe prestou, na sequência, merecida homenagem. (PP. 301
a 304) (Continua no próximo número.)
Respostas às questões propostas
A. Que é que o
Espírito de Galileu disse sobre Deus?
Valendo-se do Sr.
Camille Flammarion como médium, Galileu disse que o primeiro princípio, a
primeira causa é Deus e que ante este nome venerado tudo se inclina e a harpa
etérea dos céus faz vibrar suas cordas de ouro. (Revista Espírita de 1862,
pp. 280 a 283.)
B. Como Santo Agostinho encarava o estudo e sua importância?
Santo Agostinho observou que para o espírita fervoroso
não há horas designadas para o estudo, pois toda a sua vida não é mais que uma
hora, e ainda muito curta para o trabalho a que se dedica: o desenvolvimento
intelectual das criaturas humanas. (Obra citada, p. 283.)
C. Quem foi Apolônio,
de Tiana?
Apolônio, de Tiana,
cidade grega da Capadócia, na Ásia Menor, teria nascido, segundo Kardec, dois
ou três anos antes de Jesus e morrido aos 96 anos. Filho de um dos mais ricos
cidadãos de Tiana, Apolônio seguia os preceitos ensinados por Pitágoras e
são-lhe atribuídos, entre outras coisas, o dom de curar, a presciência, a visão
a distância, o poder de ler o pensamento, expulsar os demônios e de se
transportar, de súbito, de um lugar a outro. (Obra citada, pp. 287 a 298.)
Observação:
Para
acessar a parte 12 deste estudo, publicada na semana passada, clique em https://espiritismo-seculoxxi.blogspot.com/2023/02/blog-post_22.html
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