terça-feira, 18 de novembro de 2025

 




Sempre as nossas escolhas

 

CÍNTHIA CORTEGOSO

cinthiacortegoso@gmail.com

 

De fato, nem o bem nem o mal nos chegam sem motivo; por meio de nossas ações, sentimentos e pensamentos, criamos as condições favoráveis para um ou outro. De repente, percebemos que dias mais felizes surgem em nossa vida, então nos sentimos em equilíbrio maior, e tudo o que emitimos e fazemos torna-se harmoniosamente realçado, e os dias, os compromissos, os relacionamentos fluem em paz.

Sabe-se que ainda o tempo da perfeição está muito distante, e logo nos percebemos bem diferentes do que há pouco nos sentíamos, ou seja, oscilamos muito, se estávamos pacientes tornamo-nos sem paciência, com ansiedade, pessimismo, preocupação, mais desistentes do que perseverantes, e nosso ânimo se mostra tão limitante e negativo. Mas somos a mesma pessoa, no entanto o nosso espírito ainda é iniciante demais para manter-se ascendente ininterrupto.

Mas como sempre existe o amanhecer, seguimos a caminhada compreendendo mais a diferença entre o bem e o mal e também que o que vivemos é colheita de nossa plantação, de um passado mais próximo ou longínquo, ou mesmo muito do próprio presente. Pois bem, se não há vítima, e, sim, criadores dos tempos atuais, basta que a nossa observação quanto às nossas criações seja mais atenta e prudente, já que cada momento é importante demais para que o arrependimento, a consciência pesada, o atraso e, naturalmente, o sofrimento tornem-se presenças mais assíduas em nosso interior.

Quanto mais nos vitimizamos ou delegamos a outrem a responsabilidade dos nossos infelizes atos e comportamentos, mais a nuvem cinza da turbulenta tempestade de tristeza e desalento persiste sobre nós. Enquanto não nos conscientizarmos de nossa própria responsabilidade, nossos dias flutuarão com instabilidade entre breve harmonia e longa perturbação. E se assim continuar, outra existência findará com pouco acréscimo para o próprio desenvolvimento espiritual.

Se escolhemos a companhia agradável em vez da perturbadora, se preferimos a presença do bem-estar e do equilíbrio, se cultivamos boas palavras e atitudes, certamente, os nossos dias serão tão mais favoráveis e felizes. E isso acontece a partir do momento que decidimos ser melhores e viver com mais luz.

Não existe milagre, mas, sim, determinação para o nosso crescimento, já que tudo o que nos visita é por meio do nosso convite.

 

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/

 

 





 

To read in English, click here:  ENGLISH
Para leer en Español,  clic aquí:  ESPAÑOL
Pour lire en Français, cliquez ici:  FRANÇAIS
Saiba como o Blog funciona clicando em COMO CONSULTAR O BLOG




Nenhum comentário:

Postar um comentário