terça-feira, 10 de dezembro de 2013

A árvore do conhecimento

CÍNTHIA CORTEGOSO
cinthiacortegoso@hotmail.com
De Londrina-PR

O menino, deitado na grama, admirava o céu e imaginava como criaria uma árvore. Pela riqueza criativa das crianças, essa árvore seria realmente muito encantadora, frondosa e a mais bonita com suas folhas brilhantes e verdes, seu tronco bem alto e forte; nem com a tempestade poderia se abalar. Seria essa uma possibilidade da criação.
E o brilho de seus olhos se intensificava olhando para o alto. Suspirou e começou a imaginá-la.
– Plantaria a minha árvore numa terra forte e faria um buraco fundo para sua raiz ficar bem segura; depois de plantada, todos os dias, regaria um pouco, não muito, tudo deve ter seu equilíbrio; falaria, com carinho, quanto é importante para mim; acompanharia, diariamente, seu crescimento; à querida árvore daria a minha proteção.
E os pensamentos voavam longe, criavam formas com características perfeitas. Seu desejo tornava-se exageradamente real que o sorriso do menino passou a nascer com facilidade durante o momento da criação. Finalmente, a árvore já estava crescida, formada e com suas folhas e frutos completando-a.
Então, para si, descreveu em voz alta como seria a sua árvore:
– Que linda! Minha árvore está pronta. É da altura do alcance das mãos, pois assim, quem quiser colher seu fruto poderá, com prontidão, retirá-lo. Esse fruto será variado, agradando ao maior número de pessoas.
E continuava:
– Depois de alimentadas por ele, as pessoas se sentiriam muito bem, como se um conhecimento a mais despertasse na mente e no coração; quando retirado um fruto, mais três nasceriam no lugar. Com essa árvore, toda a rua, o bairro, a cidade, o país... melhor se entenderiam. O Planeta brilharia ainda mais e a vida agradeceria a todos por compreendê-la e preservá-la. Ela se chamaria “árvore do conhecimento”, pois os seus frutos seriam livros... livros com as palavras em arranjo para a sonata do ensino. Histórias contadas com amor, com brandura, com a realidade de se aprender o conteúdo que responda aos porquês da grandeza da vida e, assim, mais e mais valorizá-la.
Seus olhos mais brilhavam...
– Da minha árvore, ninguém sairia de perto, ao contrário, as pessoas gostariam de se aconchegar sob o consolo dos aflitos, sob a resposta para infinitas perguntas, sob o entendimento eficiente de quem são, onde estão e para onde irão. A acessibilidade atual do conhecimento se assemelha com a árvore criada pela minha imaginação real.
E assim, o menino criara sua linda árvore levando luz a todos que se interessassem e desejassem melhorar. Ele compreendia, de alguma forma, que a felicidade se associa ao entendimento, pois quando se compreende, aceita-se com amor e vive-se com sabedoria.
Depois de sua conquista, o menino recobrou energia, abriu os olhos, viu o céu e sentiu algo em seu peito. Passou a mão e verificou que era um dos frutos de sua árvore. O nome do fruto era “O menino que gostava de ler”, livro que trouxera junto quando se deitou na grama verdinha daquela tarde de setembro.

Visite o blog Conto, crônica, poesia… minha literatura: http://contoecronica.wordpress.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário