domingo, 30 de junho de 2013

A Semana Espírita de Londrina e seu propósito

Iniciou-se ontem mais uma Semana Espírita de Londrina, evento que, surgido em julho de 1992, está na sua 22ª versão e tem-se constituído, ao longo dos anos, na mais importante realização do movimento espírita na região em que nos situamos, que é o Norte do Paraná.
A proposta da Semana Espírita encaixa-se nas ideias que inúmeros confrades têm manifestado, ou seja, que é preciso divulgar com maior intensidade os ensinamentos que nos foram trazidos pelo Espiritismo.
Como dizem todos eles, nós podemos e devemos, sim, contribuir no sentido de tornar mais conhecida a doutrina espírita.
Nascida há 21 anos, por iniciativa dos dirigentes do Centro Espírita Nosso Lar, a Semana Espírita de Londrina insere-se nesse propósito e pode-se dizer que, quando surgiu, apresentou algo inteiramente novo nos Estados que formam a Região Sul do País, onde o modelo das Semanas Espíritas não havia, até então, penetrado.
São inúmeros os relatos das pessoas que tiveram o primeiro contato com o Espiritismo graças a esse evento, um dos poucos capazes de levar a um ambiente espírita pessoas que aí comparecem para conhecer um pouco mais a respeito do Espiritismo, e não apenas para receber atendimento por meio da chamada imposição de mãos, mais conhecida como passe magnético.
Na Semana que ontem se iniciou teremos palestras, seminários, noite cultural e atividades para os jovens e as crianças, sem cobrança de taxa de inscrição, como deveriam ser sempre as atividades doutrinárias realizadas pelas instituições espíritas.(1)
Uma Semana Espírita, porém, não se resume nisso. Ela tem um significado muito maior, porque promove o congraçamento e a confraternização entre os espíritas, a união dos Centros Espíritas e, por conseguinte, o fortalecimento do próprio movimento espírita e da entidade – a URE Metropolitana Londrina – que com muitos sacrifícios a promove.
Ao fazer este registro, conclamamos a população espírita de Londrina e cidades vizinhas a participar com entusiasmo dos oito dias em que se desenvolverão as atividades programadas, compreendendo que a Semana Espírita é um momento de integração e participação, e não um período de férias como, infelizmente, alguns ainda pensam.
O sucesso do evento e sua continuidade pelos anos que virão dependem muito de nossa participação. Afinal, são tão poucos os eventos de grande porte programados para a nossa cidade que não se entende o descaso com que alguém possa encarar o que nos é oferecido graciosamente pela URE Metropolitana Londrina, com o apoio das instituições que a integram.

(1) A 22ª Semana Espírita de Londrina está sendo realizada no Centro de Eventos Inesul, localizado na Faculdade Inesul, na Rua Humberto Piccinin, 198, na Vila Brasil. A entrada para o Centro de Eventos fica no final da Rua Uruguai, bem próximo das instalações do Colégio Maxi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário