sexta-feira, 28 de junho de 2013

Como entender o autismo?

Um leitor de Belo Horizonte-MG pede-nos informações com respeito ao tema autismo de acordo com a visão espírita.
O assunto não foi, por motivos óbvios, tratado nas obras fundamentais da doutrina espírita, mas já foi, na revista “O Consolador”, examinado por alguns confrades.
Dentre as matérias já publicadas na citada revista, podemos indicar três em que o leitor pode extrair alguns subsídios sobre o tema:
1. Entrevista com a educadora carioca Cristina Maria Carvalho Delou, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano3/123/entrevista.html
2. Entrevista com a educadora cearense Eugênia Maria Pinheiro Ramires, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano3/106/entrevista.html
3. Artigo de autoria do médico Americo Domingos Nunes Filho, do Rio de Janeiro-RJ, disponível em http://www.oconsolador.com.br/ano3/104/americo_filho.html
No seu artigo, Americo Domingos Nunes Filho diz que o autismo se caracteriza por um grave transtorno do desenvolvimento da personalidade, revelando uma perturbação característica das interações sociais, comunicação e comportamento. O autista tem tendência ao isolamento, não responde satisfatoriamente aos chamados e demonstra certo desinteresse pelas pessoas.
Embora o autismo tenha sido descrito pela primeira vez em 1943 pelo psiquiatra Leo Kanner, suas causas permanecem ainda desconhecidas, apresentando, porém, fortes indícios de ser ocasionado por fatores genéticos. Nas poucas obras escritas por autores espíritas em que o tema foi tratado, é evidente a relação entre a situação do paciente e graves deslizes cometidos por ele em existências passadas, como se dá, por exemplo, nos casos de esquizofrenia.
Ainda de acordo com Americo Domingos, o comportamento do portador do transtorno autista é caracterizado por atos repetitivos (rotinas e rituais não funcionais, repertório restrito de atividades e interesses) e movimentos estereotipados, bem elaborados e intensos, podendo igualmente ser observados alguns sintomas comportamentais como hiperatividade, agressividade, inclusive contra si próprio, impulsividade e agitação psicomotora.
Três obras espíritas focalizam o tema em questão: Com Quem tu Andas?, de Hermínio C. Miranda, Jorge Andréa e Suely Caldas Schubert;  Os Poderes da Mente, de Suely Caldas Schubert, e Autismo, uma leitura espiritual, de Hermínio C. Miranda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário