quinta-feira, 20 de junho de 2013

Pílulas gramaticais (56)

Um amigo nos pergunta se está correta a expressão “coleta em domicílio”, utilizada por um laboratório que envia seu funcionário à residência das pessoas e ali efetua a coleta de sangue para exame. 
Lembremos, primeiramente, o significado da palavra domicílio [do lat. domiciliu]: 1.Casa de residência; habitação fixa. 2. Jur. Lugar onde alguém reside com ânimo de permanecer. 3. Lugar da sede da administração das pessoas jurídicas. 
A expressão “coleta em domicílio” está, portanto, corretíssima e não cabe usar, na hipótese citada, esta outra: “coleta a domicílio”, uma vez que a preposição “a” que compõe a expressão subentende a presença de um verbo que indique movimento, como nos exemplos abaixo:
Levar a domicílio. (“Levamos sua encomenda a domicílio.”)
Enviar a domicílio
Transportar a domicílio. 
O caso de “coleta em domicílio” é semelhante a este: “Ministram-se aulas em domicílio”, isto é, as aulas são ministradas na residência da pessoa interessada.

*
O avião aterrizou.
A frase acima está correta? Ou o certo é: O avião aterrissou?
Ambas estão corretas. O verbo aterrissar [do fr. atterrisser] significa: 1. pousar em terra (aeronave); aterrizar, aterrar.  2. Descer à terra; aterrizar, aterrar. 
A forma aterrizar – escrita com z – está, portanto, correta e é, por sinal, muito usada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário