sábado, 6 de julho de 2013

O estrondo que acordou o Brasil

MARCELA CARVALHO
marcela.oc94@gmail.com
De Curitiba-PR

Como uma bexiga cheia a ponto de estourar. Assim, o Brasil estava no dia 6 de junho de 2013. O último sopro foi pela diminuição de 20 centavos na tarifa dos ônibus. E foi dessa maneira que o gigante acordou, com o estouro da multidão brasileira.
Faz tempo que a bexiga está se enchendo. A corrupção; impunidade; falha na educação e saúde; quantidade de impostos; má qualidade das obras públicas; ineficiência do transporte coletivo e a percepção de que não somos representados pelos nossos políticos foram as partículas de gás carbônico que saturaram o balão.
As manifestações deram voz aos cidadãos para todos expressarem de alguma forma, seja por cartazes, rostos pintados ou jingles, a decepção pela política do nosso país. E não, não são apenas 20 centavos. São centenas de ineficiências e incompetências dos governantes.
Os filhos da revolução representaram o povo brasileiro desde o primeiro dia de protestos. Jingles como: “O povo acordou, o povo decidiu. Ou para a roubalheira, ou paramos o Brasil” foram cantados por eles e efetivaram o que aconteceu no mês de junho. O país parou. A revolta repercutiu no mundo inteiro.
A geração coca-cola reagiu no tempo certo. Em um momento que os olhares de muitos países estavam voltados ao Brasil, já que a sede da Copa do mundo será aqui. Mas, por que festejar pela conquista da sede da Copa, se a condição do país sempre foi e continua sendo precária? E a bexiga foi se enchendo...
Bilhões de reais foram investidos em estádios para que a melhor Copa seja aqui. Mas onde estão a melhor educação, saúde e o melhor governo? O balão encheu.
Por mais que alguns problemas sejam solucionados, a bexiga não se esvaziará. Ela já estourou. Não adianta o governo pensar em maquiar os problemas do Brasil com diminuição de tarifas e apenas a derrubada da PEC 37. Mais uma vez, não é só isso. Existem muitas coisas que devem ser mudadas no Brasil.
 O estrondo do balão acordou os cidadãos. Mas é preciso que o povo deixe de lado o sono profundo em que esteve durante tanto tempo e continue acordado. O conformismo de que o país, mesmo que esteja repleto de protestos, nunca mudará deve ser deixado de lado. A população tem que insistir na cobrança de seus direitos, porque em algum dia, com certeza, esses políticos corruptos cairão da cama e acordarão com o clamor do povo de que é preciso mudança.


Marcela Carvalho está cursando o 4º período de Jornalismo na PUC-Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário