sábado, 6 de julho de 2013

Pérolas literárias (43)


Página de amor

Lívio Barreto

Quiseste renascer, alma querida,
Disseste haver falido quando amaste...
E, estrela, desprezando o etéreo engaste,
Desceste para as mágoas de outra vida.

Hoje, nas sombras, sofres esquecida,
E eu sofro, por tristíssimo contraste,
No refúgio de sol que me deixaste
Entre afagos de dor, à despedida...

Livre, prendo-me a ti, no mar das horas...
Penso, meditas... Sonho, rememoras....
Meu coração no teu pulsa, violento.

Embora em pranto, segue que eu prossigo...
Choras, mas cantarás, enfim, comigo
Na castália de amor do firmamento.
                                                                             

Lívio Barreto nasceu no distrito de Ibuaçu, município de Granja, Ceará, em 18 de fevereiro de 1870 e desencarnou em Camocim, no mesmo Estado, em 29 de setembro de 1895. O soneto acima integra o livro Antologia dos Imortais, obra psicografada pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira.



Nenhum comentário:

Postar um comentário