quarta-feira, 6 de abril de 2016

Como ler e consultar as matérias deste blog


A primeira publicação feita neste blog ocorreu numa sexta-feira, dia 6 de abril de 2012.
Leitores perguntam-nos, vez por outra, qual a melhor maneira de ler e também consultar as matérias veiculadas neste blog. Este texto é uma resposta a essas pessoas.

Estrutura do blog

Como na maioria dos blogs, neste as postagens são diárias e obedecem a um plano predeterminado. Eis os títulos ou assuntos aqui apresentados:

Segunda-feira
As mais lindas canções que ouvi
Terça-feira
Crônica assinada por Cínthia Cortegoso (Londrina, PR)
Quarta-feira
Pílulas gramaticais
Quinta-feira
Iniciação ao estudo da doutrina espírita
Sexta-feira
Iniciação aos clássicos espíritas
Sábado
Crônica assinada por Jorge Leite de Oliveira (Brasília, DF)
Domingo
Reflexões à luz do Espiritismo 

Quando se acessa este blog, o texto que surge no vídeo é o mais recente. Os demais aparecem logo abaixo. Basta rolar a página para serem lidos.

Índice cronológico

Na coluna à esquerda de quem lê, aparece a lista dos textos que foram postados, agrupados ali por ordem cronológica, sob o título de Arquivo do blog, como abaixo se demonstra:

Arquivo do blog

2015 (125)
►  2014 (376)
►  2013 (392)
►  2012 (223)

Índice por assunto

Na coluna à direita de quem lê, aparece a relação dos 8 títulos das matérias publicadas, reunidos sob o título de Marcadores, como abaixo demonstramos:

Marcadores




  • Apresentação do Blog
  • Canções e poemas
  • Conhecimentos gerais
  • Contos e crônicas
  • Espiritismo
  • Notas de família
  • Notas sobre o movimento espírita
  • Questões de língua portuguesa.

  • Clicando no título “Canções e poemas”, o leitor verá surgir no vídeo as canções e os poemas que foram postados, aparecendo inicialmente as últimas postagens e, em seguida, as anteriores.

    Ferramenta de busca

    Além dos índices citados, o blog oferece ao leitor uma ferramenta importante que lhe permite localizar determinado texto a partir de uma palavra-chave, como abaixo se demonstra:

    Busca por meio de palavra-chave:


          
    Basta escrever a palavra no retângulo e clicar em “Buscar”. Feito isso, aparecerão no vídeo todas as matérias em que a palavra digitada foi utilizada.

    Links importantes

    Apresentamos também na coluna à direita de quem lê uma lista que contém sete indicações importantes para quem se interessa por assuntos espíritas. Ei-las:

    Sites e páginas importantes:

    Clicando, por exemplo, em Biblioteca virtual d´O Consolador, o leitor terá um verdadeiro tesouro literário em que é possível, sem custo algum, acessar e baixar mais de 500 obras espíritas.
    Se o interesse é acessar os livros publicados pela EVOC, basta clicar em EVOC – Editora Virtual O Consolador.
    Imaginemos que o leitor deseja saber qual é o site da Federação Espírita Catarinense. Clique em Sites de federativas e instituições espíritas diversas e aí terá o link correspondente.
    Aos amigos que realizam o chamado culto do Evangelho no Lar, basta clicar em O Evangelho segundo o Espiritismo com busca aleatória e aparecerá um texto extraído desse livro, favorecendo assim a realização do trabalho.




    Nenhum comentário:

    Postar um comentário